UniAteneu lança novo sistema de Ouvidoria para atendimento do público interno e externo

Com o sistema de Ouvidoria da UniAteneu, as pessoas poderão buscar informação, fazer uma sugestão ou reclamação, registrar uma denúncia, escrever um elogio ou realizar uma consulta de forma online.

O Centro Universitário Ateneu lançou o sistema de Ouvidoria, com o objetivo de otimizar o atendimento ao público interno e externo em todos os setores da instituição. A partir de agora, as pessoas poderão buscar informação, fazer uma sugestão ou reclamação, registrar uma denúncia, escrever um elogio ou realizar uma consulta de forma online por meio do sistema. A Ouvidoria é um instrumento de fundamental importância para resolver incidentes entre a empresa ou fornecedor e o cliente, pois tem autonomia para falar com as diversas áreas da organização e tentar solucionar o problema. Além disso, é um setor imparcial, sendo um elo entre o manifestante e a instituição.

Saiba como se dá o acesso ao sistema da Ouvidoria da UniAteneu:

Como funciona?

Passo 1: O manifestante preenche um cadastro eletrônico disponibilizado em um link no site da UniAteneu com o nome “Ouvidoria”: http://bit.ly/Ouvidoria_UniAteneu

Passo 2: Escolhe uma das opções de classificação: reclamação, informação, sugestão, reclamação, denúncia, elogio ou consulta, referentes aos serviços prestados pela instituição.

Passo 3: Seleciona o campus e o setor e no espaço “Descrição”, logo abaixo, o manifestante relata o motivo que o levou a fazer procurar a Ouvidoria. Caso queira ou for necessário, poderá anexar um documento.

Passo 4: Na “Identificação”, o manifestante escolhe se será aberta, sigilosa ou anônima.

Aberta – o manifestante se identifica: preenche com seu nome completo, CPF e matrícula (obrigatório, caso seja aluno), telefone e e-mail.

Sigilosa – o manifestante informa seus dados pessoais que ficarão protegidos pela Ouvidoria e não serão repassados aos setores responsáveis, ficando por parte da Ouvidoria a intermediação entre o manifestante e a instituição.

Anônima – Não haverá nenhuma referência sobre a identificação do manifestante.

Passo 5: Após se identificar, escolhe o tipo de manifestante: aluno, ex-aluno, colaborador ou público externo.

Se for aluno, terá que preencher os campos com os números do CPF, da matrícula e o nome do curso, além dos outros dados pessoais, como o nome completo, telefone e e-mail.

Passo 6: Após a conclusão do cadastro, o manifestante receberá uma mensagem, tanto em tela como uma notificação por e-mail do protocolo de atendimento, para o seu controle e acompanhamento.

Passo 7: A Ouvidoria recebe a manifestação e encaminha para a unidade responsável, acompanha a busca de soluções e responde ao manifestante dentro de um prazo previamente estabelecido.

Recomendação de prazos para o trâmite de demandas:

– 1 dia útil, subsequente ao recebimento e análise da manifestação, para encaminhamento às áreas envolvidas;

– 2 dias úteis para retorno das respostas à Ouvidoria;

–  3 dias úteis para o encaminhamento de resposta da Ouvidoria ao manifestante, contados a partir da data em que a manifestação foi registrada pela Ouvidoria.

Passo 8: Após o retorno da área responsável, a Ouvidoria encaminha a resposta para o manifestante, que receberá por e-mail outra notificação, avisando-o que tem uma resposta à solicitação.

Passo 9: Finalizado o processo, o manifestante será solicitado para responder uma “Pesquisa de Satisfação”. Esta pesquisa se encontra logo abaixo da resposta. Clicando no link, será redirecionado para uma nova tela em que poderá escolher entre as respostas: totalmente satisfeito, parcialmente satisfeito ou insatisfeito. Logo abaixo, tem uma caixa “Comente aqui”, caso deseje justificar sua resposta.