VII Enfate UniAteneu reuniu alunos e profissionais da área da Enfermagem para discutirem sobre o contexto atual da profissão

O VII Enfate UniAteneu contou com a participação de profissionais do campo da Enfermagem e de alunos e docentes do curso.


A programação incluiu a realização de palestras, rodas de conversa, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos na área da Enfermagem e a Cerimônia do Jaleco.

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu promoveu entre os dias 13 a 15 de maio, nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes, o VII Enfate UniAteneu, que teve como tema “Perspectivas no mercado de trabalho em Enfermagem”. O evento contou com a participação de profissionais do campo da Enfermagem e de alunos e docentes do curso. A programação incluiu a realização de palestras, rodas de conversa, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos na área da Enfermagem e a Cerimônia do Jaleco, solenidade que encerrou as atividades do VII Enfate UniAteneu.

Na abertura do evento, os participantes puderam aprender mais sobre “Residência multiprofissional”, em roda de conversa que teve a participação de profissionais da área da Saúde. Nos minicursos, foram abordados os seguintes temas: “Curativos e feridas”, “Injetáveis”, “Triagem em incidentes em múltiplas vítimas e Urgência e Emergência”, “Paciente crítico (UTI)”, “Enfermagem em estética”, “Parto e cuidados ao RN”, “Gestão hospitalar”, “Eletrocardiograma na emergência”, “Farmacologia em pacientes críticos”, “Equipe de Enfermagem no home care”, “Saúde mental”, “Cuidados de Enfermagem da captação de doadores à transfusão de hemocomponentes” e “Descomplicando o eletrocardiograma”.

“O VII Enfate foi enriquecedor. Tivemos a abordagem do tema ‘Perspectivas no mercado de trabalho em Enfermagem’, com uma representante da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE) que apresentou os programas de Residência Multiprofissional e o valor agregado à carreira profissional. Ainda durante o evento, os minicursos oferecidos abordaram áreas em que podemos atuar, mas que não são tão faladas, como por exemplo, a performance do enfermeiro em atendimento home care. Outro curso foi o de hemocomponentes e sobre a importância dos cuidados de Enfermagem, desde o processo de captação de doadores até o ato transfusional, salvando vidas”, afirmou Roberto da Justa Pires Maia Filho, aluno do Curso de Enfermagem na unidade Lagoa de Messejana.

Para o prof. Dr. Samuel Ramalho Torres Maia, coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu, o VII Enfate foi muito produtivo e motivador para a formação dos alunos da graduação em Enfermagem. “No dia 13 de maio, tivemos palestras sobre a Residência Multiprofissional, onde os alunos puderam tirar as suas dúvidas e conhecer as experiências vivenciadas por eles. Tivemos também um momento marcante com três ex-alunos da UniAteneu, onde um faz doutorado, a outra faz Residência e a última é especialista e possui vasta experiência na assistência. No dia 14, ocorreram 16 minicursos práticos, durante a manhã e à noite, com temáticas, justamente, escolhidos por eles. No dia 15, tivemos apresentações de trabalhos científicos e a finalização do evento com a Cerimônia do jaleco. O nosso enfoque foi abordar o mercado de trabalho em Enfermagem e as suas diversas oportunidades e caminhos a seguir”, relatou o coordenador.

Compartilhe

Accessibility Toolbar