TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 5º ANO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Janote Pires Marques

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Autor(es):

José Francimilton da Cruz Lima
Lourdes Aparecida do Nascimento Saboia

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Este artigo aborda a questão do uso do lúdico como recurso pedagógico no âmbito do ensino fundamental. O objetivo principal é identificar o uso do lúdico como recurso pedagógico, em uma turma do 5º ano, do ensino fundamental e suas contribuições no processo de aprendizagem dos alunos. Como metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de pesquisa bibliográfica e de campo. O lócus escolhido foi uma escola da rede privada em Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora regente do 5ºano e a coordenadora pedagógica da escola. As reflexões e os dados obtidos acerca do tema, levaram a conclusão que a utilização do lúdico como recurso pedagógico contribui e aprimora o desempenho educacional no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave:

Ludicidade; Recurso Pedagógico; Professor; Atividades lúdicas.

Accessibility Toolbar