TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Banca Examinadora:

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Silvia Leticia Martins de Abreu

Fernanda Sleiman Rodrigues

Autor(es):

Camila Gomes Zaranza Cabral
Jessyca Maria Cruz Oliveira
Natália Bezerra de Souza

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Esta pesquisa tem como tema os desafios no processo de aprendizagem de criança com autismo na educação infantil. Este trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades encontradas pelos professores no processo de inclusão de crianças com autismo. E como objetivo específico buscamos identificar quais práticas pedagógicas são realizadas na educação infantil para promover a inclusão da criança com autismo; perceber se a escola oferece condições pedagógicas necessárias para que ocorra a inclusão; verificar se há profissionais especializados que contribuam para o desenvolvimento da criança com autismo. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e utilizamos como instrumento metodológico a entrevista estruturada com duas professoras da rede municipal da prefeitura de Fortaleza-CE. Neste trabalho concluímos que o maior desafio enfrentado pelas professoras para conseguir oferecer de fato uma educação inclusiva é um apoio mais amplo e efetivo das instituições escolares nas atividades em sala de aula, a qualificação docente sobre TEA e educação inclusiva, bem como a necessidade de uma postura mais crítico-reflexiva das professoras diante da ação docente na perspectiva inclusiva.

Palavras-chave:

Autismo. Educação Inclusiva. Educação Infantil. Aprendizagem.

Accessibility Toolbar