Curso de Redes de Computadores da UniAteneu é o único entre as IES privadas de Fortaleza a ter registro no Crea-CE

O Curso de Redes de Computadores do Centro Universitário Ateneu é atualmente o único entre as instituições de ensino superior (IES) de Fortaleza a ter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). O Crea trata-se de um órgão de âmbito regional responsável pela regulamentação e fiscalização das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos tecnólogos e das várias modalidades de técnicos industriais de nível médio. Para atuar legalmente nas áreas de competência do Crea, os profissionais devem estar registrados no conselho e manter as suas obrigações em dia. Isso ajuda a assegurar a qualidade e a segurança dos serviços prestados à sociedade.

Os Creas estão presentes em todos os estados do Brasil e são supervisionados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que é a entidade de grau superior na estrutura dos conselhos de fiscalização das atividades profissionais. Entre as responsabilidades do Crea, estão: fiscalizar o exercício profissional, evitando que pessoas não habilitadas realizem atividades exclusivas dos profissionais registrados no conselho; emitir a carteira de identidade profissional para os profissionais e empresas registradas; analisar e aprovar projetos, registrando-os e fornecendo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que identifica o responsável técnico por uma obra ou serviço; zelar pela ética profissional, podendo aplicar penalidades quando houver infração; e propor normas e procedimentos referentes ao exercício profissional.

O registro de um curso de ensino superior no Crea é fundamental para a formação de profissionais competentes, a legalidade do exercício profissional, a segurança e proteção da sociedade. Confira as razões da importância do registro no Crea:

– Reconhecimento profissional: O registro de um curso no Crea é um indicativo de que o currículo segue os padrões e diretrizes estabelecidos para a formação adequada de profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. Isso pode ser visto como um selo de qualidade que ajuda a garantir que os graduados estarão bem preparados para entrar no mercado de trabalho.

– Legalidade do exercício profissional: Após a conclusão de um curso registrado no Crea, os formandos podem solicitar o registro profissional no conselho. Isso é necessário para que possam atuar legalmente em suas profissões. Sem este registro, eles podem enfrentar limitações de trabalho, e suas atividades podem ser consideradas ilegais.

– Responsabilidade técnica: Profissionais registrados no Crea têm o direito de assumir a responsabilidade técnica por projetos e obras dentro de suas áreas de atuação. Eles podem emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um documento legal que vincula o profissional a um determinado serviço ou obra.

– Proteção ao público: O registro de cursos no Crea ajuda a garantir que apenas profissionais qualificados estejam trabalhando em projetos que podem ter impactos significativos na segurança e no bem-estar do público. Isso é especialmente relevante em campos como a Engenharia e a Agronomia, onde erros ou negligência podem ter consequências graves.