TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Curso:

Serviço Social

Orientador:

Elaine Marinho Bastos

Banca Examinadora:

No data was found

Autor(es):

LINDALVA LEITE SOUSA
TATIANA DA SILVA XAVIER

Ano de Publicação:

2017

Resumo:

Com base no Projeto de Lei (PL) nº 3.688, de 2000, que dispõe sobre a introdução do assistente social no âmbito escolar, percebemos a necessidade de realizar uma pesquisa para demonstrar a importância da inserção do Serviço Social na educação. Durante a realização deste trabalho, notamos a precarização que perpassa o ambiente escolar, tendo como fator determinante a questão social a qual envolve a luta na construção material e a consolidação de direitos. O assistente social inserido no âmbito escolar realizará um trabalho socioeducativo entre família e aluno com a finalidade de compreender o contexto social em que essas famílias estão inseridas. Para a realização deste trabalho, fizemos pesquisa de campo seguida de entrevista por meio da qual percebemos que a implementação do projeto na escola é notória, pois, durante a visita, identificamos a presença de familiares e alunos, na escola, fora do seu horário de aula, o que deixa os profissionais envolvidos bastante satisfeitos com os resultados obtidos. Podemos apreender que há uma grande preocupação da equipe que está à frente desse projeto em reafirmar que a educação desses alunos é de inteira responsabilidade de seus familiares e que a instituição é responsável apenas pela parte da escolarização, o que, muitas vezes, não é tão bem aceito pelos familiares, assim como a preocupação da escola com os alunos que estão deixando de ir às aulas por conta de crescente envolvimento com a criminalidade.

Palavras-chave:

Educação; Família; Serviço Social.

Accessibility Toolbar