TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

MYRNA KELLY DA SILVA

Ano de Publicação:

Resumo:

O tema Burnout ainda não tem uma definição universalmente aceita, descrevendo-se como uma síndrome psicológica composta por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal que apresentam em seres humanos que experimentam relações interpessoais no trabalho. A manifestação da síndrome de Burnout passou a ser examinada entre estudantes universitários, pois sua incidência crescente nos últimos anos e início de tais manifestações começa na vida acadêmica, por haver muita cobrança na faculdade (trabalhos, notas), no emprego (medo de perder, família para sustentar, a sociedade cada vez mais exigente no âmbito profissional), sem contar que deve ser um tema abordado para os mesmos ficarem cientes do assunto, alertando e prevenindo. O objetivo é analisar as manifestações da síndrome de Burnout entre os acadêmicos da área da saúde Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por acadêmicos da área da saúde, matriculados no centro universitário onde foi realizada a pesquisa, independente do sexo e idade superior a 18 anos. A coleta de dados foi por meio da aplicação de dois questionários um com variáveis relacionadas aos dados sociodemográficos e o outro comum instrumento, contendo questões fechadas, onde foi possível a identificação das manifestações da síndrome de Burnout. Os dados foram organizados em tabelas e analisados estatisticamente com o programa Microsoft Excel. Todos os aspectos éticos, segundo a Resolução 466/12, foram respeitados. Os resultados demonstraram que 83% dos acadêmicos eram do sexo feminina sendo a maioria de 20 a 40 anos de idade e que apresentaram índices elevados nos itens referentes à exaustão emocional e eficácia profissional. Concluindo assim destacando a importância de desenvolver novas investigações em acadêmicos da área da saúde com o objetivo de prevenir, neutralizar ou acabar com as manifestações de Burnout em sua fase mais inicial, para que as tarefas e as demandas de pesquisas sejam efetivadas com êxito e satisfação no decorrer da formação inicial.

Palavras-chave:

Esgotamento profissional; Saúde; Estudantes.