Alunos participam de palestras e apresentação de projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica na XIV Semana da Pedagogia

A XIV Semana da Pedagogia teve como tema “Educação socioemocional nas perspectivas do currículo e práticas educativas”.

O objetivo da XIV Semana da Pedagogia foi realizar um encontro entre professores e alunos da graduação e pós-graduação na área da Educação.

Aconteceu entre os dias 20 a 22 de maio, de forma presencial nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes e de modo on-line via transmissão ao vivo no canal EaD UniAteneu no YouTube, a XIV Semana da Pedagogia do Centro Universitário Ateneu. O evento teve como tema “Educação socioemocional nas perspectivas do currículo e práticas educativas” e foi organizado pelo Curso de Pedagogia da UniAteneu.

O objetivo da XIV Semana da Pedagogia foi realizar um encontro entre professores e alunos da graduação e pós-graduação na área da Educação, assim como os demais interessados em discutir sobre a Educação e a formação de professores por meio de debates propiciados por palestras, a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências exitosas de ensino.

A palestra de abertura ocorrida no dia 20 de maio foi ministrada pela psicóloga Patrícia Maia, tutora de cursos EaD da UniAteneu, onde ela abordou sobre o tema “Educação socioemocional de alunos e professores”. Ao longo do evento, aconteceram outras palestras onde foram abordadas as seguintes temáticas: “Possibilitando o desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil: estratégias e práticas para professores”, “Educação socioemocional nas perspectivas do currículo escolar e prática educativa”, “Saúde mental no ambiente escolar” e “Saúde mental na sala de aula: desenvolvimento de competências socioemocionais como tarefa do professor”.

“A XVI Semana da Pedagogia teve como objetivo principal promover a discussão e a troca de experiências sobre a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais no ambiente escolar. Durante os debates, professores e alunos puderam compartilhar desafios e soluções encontradas em suas próprias práticas pedagógicas. Ficou evidente o consenso entre os participantes sobre a urgência de formar cidadãos não apenas academicamente competentes, mas também emocionalmente equilibrados e socialmente responsáveis”, relatou a profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota, coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu. Ela ainda afirma que a relevância da temática no contexto educacional contemporâneo, mostra que é necessário investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos, visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.