Semana do Serviço Social 2024.1 promoveu a discussão sobre “Anticapacitismo e Serviço Social” e outras temáticas

Participaram das atividades da Semana do Serviço Social 2024.1 alunos e professores do curso, assim como profissionais da área.

O Curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu realizou entre os dias 21 a 24 de maio, presencialmente nas unidades acadêmicas Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes e de forma on-line pela plataforma Elos, a Semana do Serviço Social 2024.1. Neste semestre, o evento teve como tema “Anticapacitismo e Serviço Social”. A programação contou com a realização de palestras, fóruns, rodas de conversa e a gravação da 1ª edição do podcast “Serviço Social em Pauta”. Participaram das atividades alunos e professores do curso, assim como profissionais da área.

A palestra de abertura abordou sobre o tema “Anticapacitismo e Serviço Social” e a palestrante foi a Isabel Gomes, supervisora da Célula de Inclusão Social da Secretaria da Proteção Social (SPS) do Ceará e Isabela Fernandes, pessoa com deficiência (PCD), aluna egressa do Curso de Serviço Social da UniAteneu e estagiária da Célula de Inclusão da SPS. No fórum de estágio, foram colocadas em pauta as discussões sobre os campos de estágios e a instrumentalidade do estágio. Na ocasião do evento, ainda ocorreram as rodas de conversa sobre os temas “Residência Multiprofissional em Saúde” e “Letramento racial” e dada a abertura dos grupos de estudo “Serviço Social e Terceiro Setor” e “Serviço Social na saúde mental”.

“A Semana do Serviço Social 2024.1 foi muito proveitosa e importante, pois trouxe a abordagem do tema ‘Anticapacitismo e Serviço Social” que nos ajudou a ter consciência para compreender, analisar e interpretar criticamente questões relacionadas à raça. Também pudemos refletir que no nosso dia a dia, infelizmente, isto acontece nos dias de hoje”, afirmou Maria Zenaide Alves, aluna do Curso de Serviço Social na unidade acadêmica Harmony – Bezerra de Menezes.