UniAteneu lança o Quadrante de Carreira além da sala de aula para a atuação profissional do aluno

O Quadrante de Carreira da UniAteneu é composto por quatro tipos: Empreendedor, empregado, funcionário público e investidor.

O Centro Universitário Ateneu lançou o modelo acadêmico de ensino in class on-line para todos os cursos de graduação, que possibilita ao aluno um aprendizado que vai além da sala de aula, preparando-o para as tendências de mercado e a atuação profissional, inserindo o aluno num contexto atual com aprendizado e vivências tecnológicas. Além disso, a matriz curricular dos cursos foi reformulada pensando nas necessidades atuais do egresso, trabalhando as suas habilidades e competências de forma que esteja apto às demandas do mercado atual. Diante deste contexto de mudanças, visando a preparação para a atuação profissional do aluno, a UniAteneu implanta o Quadrante de Carreira.

Quadrante de Carreira da UniAteneu

O Quadrante de Carreira da UniAteneu vai além da sala de aula. O projeto foi idealizado pensando na formação do aluno, onde ele estará apto ao final da sua formação para atuar no seu próprio empreendimento, preparando-se para a carreira de servidor público, sendo inserido nas empresas privadas como empregado ou sendo independente como investidor profissional. Núcleos de apoio serão desenvolvidos pela UniAteneu para a implantação do Quadrante de Carreira, cujo objetivo é garantir essa preparação profissional do aluno. A proposta é que o aluno identifique o seu perfil de atuação profissional e seja assertivo o melhor possível na sua escolha.

O Quadrante de Carreira é composto por quatro tipos:

Empreendedor:  é a competência de criar um negócio e gerenciar essa empresa de forma a gerar retorno (valor), ou seja, lucro. No entanto, empreendedorismo não é apenas abrir uma empresa, mas ter a capacidade de propor soluções para os problemas dos consumidores ou da sociedade como um todo.

Empregado: é o indivíduo (pessoa física) que exerce emprego ou função em empresas privadas.

Funcionário público: é todo aquele empregado de uma administração estatal que almeja estabilidade na carreira profissional.

Investidor: é uma pessoa física ou jurídica que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento.

Assim, a UniAteneu ajudará o aluno a ser bem sucedido na carreira empreendedora, carreira pública, carreira profissional e carreira de investidor. Dessa forma, independente da área ou do curso, a instituição está pensando na formação do aluno. Haverá uma preparação do aluno desde o 1º ciclo acadêmico, com a disciplina de “Planejamento de Carreira” e disciplinas híbridas, totalmente práticas e teóricas. Ao final do último ciclo da sua formação, o aluno finalizará com a disciplina de “Posicionamento Profissional”. Esta última disciplina é um fechamento de todos os ciclos preparando para o que o aluno deseja atuar.

O aluno terá oportunidade de acompanhar as ações, eventos, palestras e workshops que ocorrerão ao longo deste ano. Além disso, o Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) também atuará em prol das necessidades do aluno com capacitações, estágios, vagas de emprego e suporte na análise de currículos. “Sabemos que o mercado é bastante concorrido e não queremos que o nosso aluno se limite a uma única possibilidade de atuação. É um momento de aproveitarmos as oportunidades do mercado e atuar fortemente no desenvolvimento dos nossos alunos. O Quadrante de Carreira é mais um projeto que irá valorizar e criar valores na formação do acadêmico que estuda no Centro Universitário Ateneu”, afirmou a profª. Ms. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos da UniAteneu.