IV Jornada do SPA abordou temas relevantes relacionados à preparação dos alunos para o mercado de trabalho

Na IV Jornada do SPA, ocorreram palestras sobre os temas “Empreender em Psicologia” e “Ética profissional no estágio supervisionado”.

O evento teve o intuito de proporcionar aos alunos que estão em período para a realização dos estágios a absorção de mais conhecimentos.

Nos dias 14, 17 e 18 de fevereiro, o Curso de Psicologia e a coordenação do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Ateneu promoveram de forma online pela plataforma Microsoft Teams e presencialmente nas unidades acadêmicas Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes a IV Jornada do SPA. O evento teve o intuito de proporcionar aos alunos que estão em período para a realização dos estágios a absorção de mais conhecimentos, deixando-os assim preparados para ingressar no mercado de trabalho na área da Psicologia, começando através da experiência no estágio.

No evento, foram abordadas palestras sobre os temas como “Empreender em Psicologia”, com Denise de Lima Oliveira (CRP-11/04498), terapeuta analítico-comportamental e gestora do grupo de empresas Núcleo Tríplice, Espaço Ar+Zen e Inovar Designer; e sobre “Ética profissional no estágio supervisionado”, com Emanuel César Proença Simões (CRP-11/08272), psicólogo, psicoterapeuta e supervisor clínico do SPA na unidade Grand Shopping.

A preparação para os estágios foi bem recebida pelos alunos do Curso de Psicologia, como conta Welly Tailon Batista da Silva, acadêmico do 11° semestre na unidade Grand Shopping. “O evento foi muito positivo, a partir do que foi apresentado na IV Jornada do SPA e do planejamento proposto no treinamento por parte do coordenador da clínica, que apresentou um posicionamento acolhedor, compreensivo e empático às demandas de cada um (a) e a preocupação de que possamos experienciar de forma genuína e significativa esse momento tão aguardado e importante na nossa formação. As expectativas é de que possamos ofertar serviços psicológicos qualificados, de maneira ética, responsável e de cuidado para com o outro. No decorrer dessas atividades, que tenhamos todo o suporte necessário e um cuidado centrado em nós e no nosso processo prático de aprendizagem, que reverbere na nossa atuação, e que possamos aprender com as experiências anteriores e sermos resilientes frente às adversidades”, disse Welly Tailon.

Os alunos vivenciaram toda a experiência que o evento pode proporcionar, como compartilha Felipe Freitas Araújo, do 9° semestre do Curso de Psicologia na unidade Harmony – Bezerra de Menezes. “A jornada do SPA foi essencial para entender como será o estágio, e tive segurança de que vou ser bem acompanhado nesse processo. A palestra sobre empreendimento em Psicologia trouxe visões novas sobre a prática profissional e o conteúdo, com certeza, vai me ajudar bastante a me situar no mercado de trabalho. Já o encontro de treinamento foi ótimo para compreender nossos direitos e deveres como estagiários dentro do Serviço de Psicologia Aplicada da UniAteneu.

“Nesse espaço de troca, realizamos momentos formativos, palestras sobre Empreendedorismo na Psicologia e Ética na atuação profissional, bem como o treinamento dos novos estagiários para o semestre de 2022.1 conduzido pelos coordenadores do SPA da unidade Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes, Luan Carvalho e Lisa Naira, respectivamente. Contamos com a presença dos supervisores das nossas clínicas, coordenadores e psicólogas convidadas. Encerramos essa primeira semana com as melhores expectativas para o semestre que se inicia, e gratos pelas relações que construímos nesse curso tão lindo”, afirmou a profª. Ma. Carla Holanda Façanha, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu.