Alunos trocam ideias e adquirem novos conhecimentos sobre interfaces psicológicas no I Colóquio de Psicologia

O I Colóquio de Psicologia foi projetado para ser um momento que proporcione o compartilhamento de experiências e vivências significativas entre os alunos a partir do 3° semestre do curso.


Ao longo do evento, aconteceram palestras sobre diferentes assuntos relacionadas às áreas da Psicologia, com a participação de alunos, professores e psicólogos especialistas em diversos campos de atuação.

O Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu realizou entre os dias 14 e 16 de junho, nas unidades acadêmicas Grand Shopping, Harmony – Bezerra de Menezes e Siqueira, o I Colóquio de Psicologia, sobre o tema “Interfaces psicológicas: a escuta, o ser e o comportamento”. Ao longo do evento, aconteceram palestras sobre diferentes assuntos relacionadas às áreas da Psicologia, com a participação de alunos, professores e psicólogos especialistas em diversos campos de atuação. O colóquio foi projetado para ser um momento que proporcione o compartilhamento de experiências e vivências significativas entre os alunos a partir do 3° semestre do curso.

Para Marisa Marinho Matos, aluna do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Grand Shopping, fazer parte do evento tanto na organização como participante lhe trouxe uma experiência “riquíssima”, onde ela pôde ver o quão é importante a dedicação no período em que estiver na graduação. “Me fez compreender o verdadeiro valor da Psicologia e de como podemos contribuir no processo de cada paciente. Afinal, estamos nessa caminhada para contribuir, acolher e ajudar o paciente a encontrar o seu próprio caminho, sem julgamento e com empatia”, afirmou Marisa Marinho.

A aluna Carla Alexandra de Souza Brito, que faz o Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Siqueira, conta que foi convidada a realizar uma partilha das experiências vivenciadas através do Plantão Psicológico, na disciplina prática que aconteceu no I Colóquio de Psicologia da UniAteneu. “Esse momento nos trouxe trocas, sentimentos de reflexões, risos e informações de vivências psicológicas necessárias para a nossa formação acadêmica. Por isso, quero deixar meus agradecimentos a todos que contribuíram para a construção desse evento. Que venha as próximas trocas acadêmicas”, relatou Carla Alexandra.

“O evento foi incrível, inclusive, na perspectiva de conhecimento. Foi a realização de um momento de troca, onde se pôde enxergar a Psicologia em diversas facetas, tanto na atuação das (os) palestrantes, quanto dos alunos. A explanação de cada trabalho foi feita com excelência, e foi perceptível o comprometimento de todas as pessoas envolvidas, para que pudéssemos prestigiar aquele momento de dedicação, compartilhamento e o mais importante, de engrandecimento ético. Meus agradecimentos à organização e espero ansioso pelas próximas edições. Que venham mais eventos como esse, que fortaleçam a prática psicológica”, disse Carlos Vitor Costa dos Santos, aluno do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Harmony – Bezerra de Menezes.

Para Ruan Carlos de Paula Sales, aluno do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Grand Shopping, o I Colóquio da Psicologia lhe proporcionou uma experiência de rico conhecimento das práticas vivenciadas pelos estagiários do curso. “Conhecer os casos clínicos atendidos no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e os manejos realizados, sem dúvidas, contribuiu para o meu processo de formação como futuro psicólogo”, ressaltou Ruan Carlos.

“A mudança assertiva para as apresentações do I Colóquio foi imprescindível para as vivências e a construção cada vez mais necessária de debates, encontros e ressignificados da Psicologia na atualidade. Diante disso, muitas foram as reflexões levantadas, questionamentos pertinentes e o vislumbre de outras formas de se olhar e de organizar a prática dentro dos limites profissionais da ética, profissionalismo e responsabilidade. Tudo isso, em conjunto com profissionais da área, alunos em semestres mais avançados ou já concludentes, que daqui a pouco construirão essa transformação. Práticas como essa são necessárias para a construção de uma Psicologia cada vez mais humanizada e ética”, afirmou a aluna Ana Victoria Mendes, do Curso de Psicologia na unidade Harmony – Bezerra de Menezes.

Para a profª. Ma. Carla Maria Holanda de Lima Façanha, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu, foram três dias bastante intensos, ricos de troca e aprendizados entre alunos e docentes. Segundo ela, foram mais de 25 trabalhos de estudos de casos clínicos e da área hospitalar apresentados, assim como relatos de práticas e experiências vivenciadas pelos alunos durante o semestre. “Quero agradecer e parabenizar todos os alunos envolvidos na organização do evento, pelos trabalhos compartilhados e aos docentes pelo compromisso com a formação e engajamento com o evento. Finalizo o evento com a sensação de mais uma etapa cumprida, frente às inúmeras atividades e desafios que o curso proporciona aos alunos”, relatou a coordenadora.

Compartilhe

Accessibility Toolbar