Bacharelado
10 semestres
Manhã, Noite
Presencial
O Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu tem como seu paradigma a formação do (a) psicólogo (a) com embasamento nas Ciências da Saúde, com habilidades e competências para atuar no âmbito de promoção da saúde e bem-estar de forma integral e complexa. O perfil complexo e plural da Psicologia efetiva-se em uma proposta de formação generalista, crítica, reflexiva, ética e transformadora, que contempla o caráter multifacetado da ciência psicológica, apontando uma diversidade de possibilidades tanto no que se refere às suas bases epistemológicas e metodológicas, quanto às suas áreas de atuação.
O (a) psicólogo (a) é um profissional com formação em nível superior e sua atividade profissional está regulamentada pela lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Durante o curso, o estudante de Psicologia pesquisa novos caminhos a partir de dados já existentes; forma opiniões convergentes ou divergentes, atuando com a crítica ou avanço em uma determinada pesquisa; realiza estudos com bases em experimentos, observação, estudos de casos, análises neurológicas e farmacológicas, além de estudar em grupos multidisciplinares vários outros conteúdos. A sua atuação como profissional liberal consiste na assistência ao ser humano, participando da promoção, proteção e recuperação de sua saúde psíquica.
O Curso de Psicologia da UniAteneu atende a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), contemplando a cidade de Fortaleza e os municípios de Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Itaitinga, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Caucaia dentre outros. A graduação em Psicologia prepara para a vida, visa despertar o encanto pela profissão e, principalmente, formar profissionais qualificados e competentes para atuar com os indivíduos, grupos e instituições. Para funcionamento na unidade acadêmica Antônio Bezerra, o curso foi autorizado pela portaria nº 703 do Ministério Da Educação (MEC) de 02 de outubro de 2015. Para implantação na unidade Grand Shopping, o curso foi autorizado pela portaria nº 915 do MEC de 27 de novembro de 2015.
Considerada uma das profissões do futuro, o Curso de Psicologia da UniAteneu se destaca por acompanhar as transformações sociais contemporâneas, com atenção para o sujeito em seu contexto coletivo, formando profissionais atentos à observação constante nas diversas áreas de atuação, tornando-se capaz de atender pessoas, grupos e instituições e às suas respectivas demandas em diferentes setores no contexto competitivo do mundo do trabalho.
O Curso de Psicologia da UniAteneu possibilita aos alunos o conhecimento acerca do desenvolvimento humano e da realidade social, permitindo ao egresso do curso atuar em situações de promoção da saúde e de intervenção nos cenários de crise e sofrimento psíquico; além da área organizacional, através de melhorias nos ambientes das organizações; e desenvolve práticas mediadoras em instituições públicas e serviços do Terceiro Setor. A partir das distintas abordagens do conhecimento humano, dialoga de forma intersetorial com as demais profissões e políticas, tornando-se um (a) profissional capaz de atuar com métodos e técnicas para elaboração de projetos multi e interdisciplinar.
A UniAteneu oferta o Curso de Psicologia com qualidade e reconhecimento no mercado, disponibilizando ao aluno acompanhamento no processo formativo, com excelentes professores e uma estrutura adequada às demandas. Nosso diferencial é reconhecer os projetos acadêmicos e profissionais dos alunos e potencializar sua integração ao mundo do trabalho, de forma ética, responsável e comprometida com valores e com a evolução da carreira. Acompanhamos os alunos desde o processo de ingresso até a conclusão do curso, mediando com flexibilidade as atividades teóricas e práticas no cotidiano, com aulas cuja metodologia articula e desenvolve conteúdos programáticos reflexivos e potencializadores de oportunidades, com aulas em laboratórios, visitas de campo, realização de eventos formativos, cursos, capacitações, grupos de estudo, grupos de pesquisa e demais atividades integrativas
Formar integralmente o (a) psicólogo (a), assegurando uma formação humana, integral, em excelência, proporcionando conhecimentos teóricos, práticos, técnicos e éticos, possibilitando efetivas oportunidades de desenvolvimento pessoal e uma inserção qualificada para atuação profissional no âmbito do trabalho e da práxis social contemporânea.
– Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento de uma ciência psicológica moderna e atualizada.
– Oferecer conhecimentos práticos que sirvam de suporte e complemento para o estudo dos fenômenos biopsicossociais.
– Promover o desenvolvimento de habilidades de avaliação, planejamento, intervenção e crítica, necessárias à utilização do conhecimento teórico e técnico, na prevenção e na assistência dos problemas psicológicos em diferentes contextos.
– Desenvolver um campo propício à reflexão filosófica e epistemológica da teoria e da prática do psicólogo, nas principais áreas de atuação profissional.
– Sensibilizar o aluno para a promoção de uma postura ética, respeitosa aos direitos humanos e conscienciosa de seu papel como cidadão, compromissado com a realidade social na qual está inserido.
– Promover a investigação científica, incentivando a efetiva participação dos alunos em pesquisas na ciência psicológica.
Diante da diversidade de cenários institucionais dos campos de atuação e as demandas da sociedade brasileira, considera-se indispensável para a formação profissional do psicólogo a inserção do estudante nas políticas públicas vinculadas à saúde, à educação, ao trabalho, à assistência social, à justiça, ao esporte, ao transito dentre outras. Para a formação em Psicologia, as ênfases curriculares do curso constituem aprofundamento de estudos em recortes específicos dos conteúdos, articulados ao núcleo comum de formação. Elas buscam enfatizar os métodos e formas de atuação do exercício profissional em diversos contextos, a capacidade de atuar em diversas áreas e atender às demandas do estado do Ceará e da Região Nordeste do país. A estrutura curricular proposta prioriza o contato com a prática profissional, favorecendo, dessa forma, um maior intercâmbio entre teoria e prática.
As políticas públicas, sociais e afirmativas absorvem a maior quantidade de profissionais nos serviços públicos, especialmente, nas áreas: Educação, saúde, assistência social, esporte, políticas para a infância, adolescência, juventude, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Nesse contexto, o psicólogo (a) pode participar de equipes multidisciplinares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com serviços de saúde na atenção básica, especializada e de alta complexidade, nos hospitais públicos e nos serviços da saúde mental: Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e residências terapêuticas. Também podem atuar no âmbito educacional nas escolas públicas particulares, além dos serviços no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
No âmbito das políticas afirmativas, existem os serviços de atendimentos especializados para os respectivos públicos: atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência, atendimento às mulheres em situação de violência, atendimento a idosos em situação de violência e atendimento especializado às pessoas com deficiência. Observa-se como campo e atuação que demanda a intervenção dos psicólogos (as) na área organizacional, o serviço em empresas, indústrias, consultorias, atuação com gestão e saúde do trabalhador. Considera-se as áreas em processo de expansão para a Psicologia na atualidade: Ambiental, esporte, trânsito, jurídica, forense e avaliação psicológica. A principal área de demanda e exercício profissional na atualidade ainda corresponde à clínica.
A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
– Atenção à saúde.
– Tomada de decisões: O trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
– Comunicação.
– Liderança.
– Administração e gerenciamento.
– Educação permanente.
– A proposta de formação articula os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos seguintes eixos estruturantes: Fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.
– Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia.
– Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional.
– Fenômenos e processos psicológicos que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente.
– Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.
– Práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.
O aluno ao escolher o Curso de Psicologia, faz uma escolha por uma profissão e um projeto de vida. A Psicologia se configura hoje como uma profissão do futuro, pois na sociedade contemporânea, no contexto de intensidade e complexidade vivenciado nas relações sociais, comunitárias, familiares, a Psicologia desponta como uma possibilidade de refletir, acolher, cuidar e oferecer suporte e oportunidades em diversas áreas. A formação em Psicologia é generalista, pluralista, dinâmica e possibilita uma vasta oportunidade de experiência profissional nos campos: clínica, saúde, educação, organizacional, social, comunitária, esporte, trânsito dentre outros.
Buscamos sensibilizar os alunos com a oferta de qualidade no ensino, com os excelentes professores, e a oferta do curso qualificada para o mercado de trabalho e a formação com acompanhamento do aluno durante toda a graduação. O diferencial consiste em oportunizar o diálogo e a interação com o campo de atuação, situando o contexto e a realidade do mundo do trabalho e articulando ao desejo de uma formação profissional ou da experiência de abertura para novos campos de trabalho. O aluno que escolhe a Psicologia escolhe um projeto de vida, a realização de um desejo pessoal.
Coordenadora: Profª. Ma. Carla Maria Holanda de Lima Façanha
Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo como linha de pesquisa estudos socioambientais com área de concentração voltada para Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade. É especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Psicologia pela Unifor, com foco de atuação direcionado há mais de 15 anos na implantação e execução dos subsistemas de gestão de pessoas, voltados para a área de captação e desenvolvimento de pessoas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho por competência.
Além de trabalhos voltados para a consultoria, tem atuação como professora universitária, ministrando disciplinas correlatas ao âmbito da trajetória profissional desenvolvida e ministra cursos e palestras na área de competência profissional, gestão de carreiras, gestão de projetos e como coordenadora de cursos, exercendo atividades voltadas à gestão acadêmica/didático-pedagógico e gestão política e institucional do curso. Como pesquisadora, possui estudos voltados às práticas e reflexões relacionadas à gestão de pessoas, responsabilidade social corporativa, educação universitária e sustentabilidade socioambiental. Atualmente, é coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade acadêmica Grand Shopping.
Curriculum Lattes | [email protected]
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA BREVE
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO
BASES DO ENSINO ATIVO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO (AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PSICODIAGNÓSTICO)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO (PROCESSOS GRUPAIS)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO (DIAGNÓSTICO)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO (INTERVENÇÃO)
ÉTICA,CIÊNCIA E PROFISSÃO
FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HUMANISTA
FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO
INTERFACES EM PSICOLOGIA
INTERVENÇÕES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA
LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
NEUROCIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
NEUROPSICOLOGIA
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E VOCACIONAL
PESQUISA EM PSICOLOGIA
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
POSICIONAMENTO PROFISSIONAL
PRÁTICAS INTEGRATIVAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO
PRÁTICAS INTEGRATIVAS: INSTITUIÇÕES
PRÁTICAS INTEGRATIVAS: OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA
PRÁTICAS INTEGRATIVAS: SAÚDE PÚBLICA
PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PSICOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES
PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONCEPÇÃO Á ADOLESCÊNCIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: JUVENTUDE, MATURIDADE E VELHICE
PSICOLOGIA DOS GRUPOS
PSICOLOGIA E INCLUSÃO
PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR
PSICOLOGIA HOSPITALAR
PSICOLOGIA JURÍDICA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
PSICOLOGIA SOCIAL: MATRIZES
PSICOLOGIA, POLÍTICAS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS
PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E HISTORICIDADE
PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO E DA PERSONALIDADE
PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E NEUROCOGNITIVO
PSICOTERAPIA: INFÂNCIA E ADOLECÊNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
TCC - ELABORAÇÃO
TCC - ORIENTAÇÃO
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: COMPORTAMENTAIS
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: HUMANISMO
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: PSICANÁLISE
TEORIAS E TÉCNICAS: BEHAVIORISMO
TEORIAS E TÉCNICAS: HUMANISMO
TEORIAS E TÉCNICAS: PSICANÁLISE
TESTES PROJETIVOS
TESTES PSICOMÉTRICOS
Copyright © 2022 SOCIEDADE EDUCACIONAL EDICE PORTELA LTDA. Todos os direitos reservados.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |