Arquitetura e Urbanismo
Sobre o Curso de Graduação Bacharel em Arquitetura e Urbanismo
Portaria:
Autorização de Curso: 31 de 11 de fevereiro de 2016
Grau:
Bacharelado
Duração:
5 (cinco) anos
Duração:
Presencial, semipresencial e EAD
Estrutura Curricular
Oferta do Curso
UNIDADES | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Manha | Tarde | Noite | Manha | Tarde | Noite | ||
Messejana |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Antônio Bezerra |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Pecém |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Siqueira |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Bezerra de Menezes |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Coordenadores do Curso
Unidade e Messejana e Antônio Bezerra
Coordenador:
Profº Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa
Notícias
Objetivo Geral Curso Bacharel em Arquitetura e Urbanismo
Os objetivos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estão implícitos nos princípios norteadores da sua estrutura curricular e evidenciados no papel social do profissional a ser formado. Objetiva-se, pois, na educação do arquiteto-urbanista:
- Formar profissionais conscientes da realidade socioeconômica e cultural da região Nordeste e de Fortaleza, em particular, aptos a intervirem nessa realidade;
- Capacitar o profissional para enfrentar a complexidade inerente ao trabalho do arquiteto-urbanista, explorando uma base de conhecimentos específicos, mas também, plurais.
Nela se insere, também, a preocupação com a “formação de profissionais generalistas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e à utilização racional dos recursos disponíveis”.
Objetivos Específicos Curso Bacharel em Arquitetura e Urbanismo
- Capacitar o aluno para compreender a dinâmica empresarial, aplicando seus conhecimentos de forma coerente e alinhada com a missão, os objetivos e as estratégias para a tomada de decisão;
- Desenvolver no aluno atitudes e comportamentos, adotando uma atitude de autocrítica permanente, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização;
- Preparar o aluno para atuar um em ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade;
- Dotar o aluno de competências para saber liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe;
- Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos;
- Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas a geração e consolidação de novos negócios;
- Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados; Levar o aluno a desenvolver atitudes de autocrítica permanente, empreendedora, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização;
- Desenvolver competências que capacitem o profissional a atuar de forma ética em um ambiente de competitividade e internacionalização do mercado e; Tornar o Curso de Arquitetura da UniAteneu referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho;
- Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo; Atender às demanda das empresas, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e atualizados, com visão sistêmica, aptos a pensar e agir estrategicamente frente aos desafios organizacionais.
Perfil do Egresso
O perfil profissional do egresso formado pela UniAteneu é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacidade para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.
Perfil Específico: compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Arquitetura e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social, domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Este egresso deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da área. Por conseguinte, para obter o perfil desejado, o projeto pedagógico deverá contemplar parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne à estrutura, duração e tipos de atividades curriculares, bem como de abordagens propostas para a aquisição dos conhecimentos.
Corpo Docente
-
Carlos Duarte Gomes Vidal <carlos.vidal@fate.edu.br>,
-
Caroliny Gomes de Oliveira <caroliny.oliveira@fate.edu.br
>, -
Everardo Ayres Correia Ellery <everardo.ellery@fate.edu.br>
-
Estácio Falcão Vasconcelos <estacio.vasconcelos@fate.edu.
br>, -
Fabiano Cesar de Oliveira Rocha <fabiano.rocha@fate.edu.br>,
-
Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa <frederico.costa@fate.edu.br>
-
Francisco Carlos Castro <carlos.castro@fate.edu.br>,
-
Francisco Hedler Barreto de Lima Morais <hedler.morais@fate.edu.br>,
-
Frederico Augusto Nunes de Macedo Costa <frederico.costa@fate.edu.br>,
-
Frederico Rozendo da Silva <frederico.silva@fate.edu.br>,
-
Germana de Lima Girão Andrade <germana.andrade@fate.edu.br>,
-
João Paulo da Costa do Nascimento <joaopaulo.nascimento@fate.edu
.br>, -
João Firmino dos Santos Neto <joao.santos@fate.edu.br>
-
José Demontie Vieira de Souza Filho <demontie.souza@fate.edu.br>,
-
Lúcio Laertti Rios Cajazeiras <lucio.cajazeiras@fate.edu.br>
, -
Maria Estela <maria.estela@fate.edu.br>,
-
Pedro Paulo de Oliveira Ramos <pedro.ramos@fate.edu.br>,
-
Phelipe de Figueredo Beda Rabay <phelipe.rabay@fate.edu.br>,
-
Rosângela Nobre <rosangela.nobre@fate.edu.br>,
-
Roselena Barreto Cavalcante <roselena.cavalcante@fate.edu.
br>, -
Silvio Luiz de Sousa Rollemberg <silvio.rollemberg@fate.edu.br
>, -
Swytz José Silva Tavares <swytz.tavares@fate.edu.br>
- Tatiana Soares de Oliveira <tatiana.oliveira@fate.edu.br>
-
Tiago Farias Lopes <tiago.lopes@fate.edu.br>
INSCRIÇÕES ABERTAS