Arquitetura e Urbanismo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu se destaca por disponibilizar ao aluno uma matriz curricular competitiva, organizada de forma a comtemplar as expertises da profissão, tanto no aspecto acadêmico como nas demandas mercadológicas.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 Semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial)

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ATELIÊ - ARQUITETURA CENTRO CULTURAL

ATELIÊ - ARQUITETURA COMERCIAL/CORPORATIVO

ATELIÊ - ARQUITETURA E INTERIORES ESPECIAIS

ATELIÊ - ARQUITETURA EDIFICAÇÃO VERTICALIZADA

ATELIÊ - ARQUITETURA MUSEU

ATELIÊ - ARQUITETURA RESIDENCIAL

ATELIÊ - ARQUITETURA UNIDADE DE SAÚDE

ATELIÊ - INTERIORES COMERCIAL/CORPORATIVO

ATELIÊ - INTERIORES RESIDENCIAL

ATELIÊ - PAISAGÍSMO

ATELIÊ PU - ACESSIBILIDADE E MOLIDADE URBANA

ATELIÊ PU - ANÁLISE URBANA

ATELIÊ PU - INTERVENÇÃO URBANA

BASES DO ENSINO ATIVO

CONFORTO AMBIENTAL

CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÔNIO

CRIATIVIDADE E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

DESENHO UNIVERSAL

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ESTATÍSTICA

ESTUDO DA FORMA / PLÁSTICA

FISICA (MECÂNICA)

GEOMETRIA DESCRITIVA

GESTÃO DE PROJETOS

GESTÃO E TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

HISTÓRIA DAS ARTES E DA ESTÉTICA

LAUDOS E PERÍCIAS

LINGUAGEM VISUAL E SEMIÔTICA

MATEMÁTICA APLICADA A ARQUITETURA E AO DESIGN

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MODELAGEM 2D

MODELAGEM 3D

MODELAGEM AVANÇADA

MODELAGEM BIM

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PROJETOS ELÉTRICOS

PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS

REPRESENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA

RESISTENCIA E TIPOS DE MATERIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SEMINÁRIO PUR - PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL

SISTEMAS ESTRUTURAIS E CONTRUTIVOS

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TÉCNICAS E RETROSPECTIVAS

THAUD - TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA URBANISMO E DESIGN (I A IV: PRÉ HISTÓRICA, ORIENTAL, CLÁSSICA PALEO-CRISTÂ E BIZANTINA)

THAUD - TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA URBANISMO E DESIGN (V A XV: ROMÂNICA, GÓTICA, RENASCENTISTA E PRÉ COLOMBIANA)

THAUD - TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA URBANISMO E DESIGN (XVI A XXI: DA MODERNIDADE A CONTEMPORANEIDADE)

TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

A profissão de arquiteto e urbanista se faz cada vez mais relevante, no que diz respeito à criação de locais planejados, haja vista, a ocupação espacial desordenada gerada por um crescimento caótico e superavitário da população, tanto a nível de escala humana, como na escala urbana. A diretriz primária da expertise da profissão do arquiteto é levar dignidade e qualidade de vida aos usuários dos benefícios criados pela concepção e definição arquitetônica, que devem refletir toda a gama das dinâmicas socioespaciais estabelecidas, e que por sua vez devem atender toda a sorte das demandas que porventura venham a surgir.

O desafio em atender o programa de necessidades, seja de um único cliente ou de toda uma população, faz da profissão de arquiteto e urbanista uma das mais gratificantes por sua multifuncionalidade e pela possibilidade da obtenção de um arcabouço teórico, tecnológico e técnico sem precedentes para o profissional. O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu foi autorizado pela portaria nº 31 do Ministério da Educação (MEC), de 11 de fevereiro de 2016

+ -
Por que cursar Arquitetura e Urbanismo na UniAteneu?

Porque as diretrizes e conceitos que norteiam o processo educacional da UniAteneu se voltam para uma compreensão mais profunda das necessidades mercadológicas atuais, fazendo com que o egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo se posicione de forma estrategicamente mais vantajosa em relação aos demais arquitetos e urbanistas. Temos a preocupação de selecionar professores com titulação acadêmica pertinente a um ensino de excelência acadêmica, e que possuam experiência prática no mercado de trabalho com o propósito de desenvolver em nossos graduandos o conhecimento necessário do processo de criação de projetos arquitetônicos, associado à consciência das novas tendências estéticas e tecnológicas.

+ -
Qual o objetivo do curso?

Os objetivos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estão implícitos nos princípios norteadores da sua estrutura curricular e evidenciados no papel social do profissional a ser formado. Objetiva-se, pois, na educação do arquiteto-urbanista: Formar profissionais conscientes da realidade socioeconômica e cultural da região Nordeste e de Fortaleza, em particular, aptos a intervirem nessa realidade; e capacitar o profissional para enfrentar a complexidade inerente ao trabalho do arquiteto-urbanista, explorando uma base de conhecimentos específicos, mas também, plurais.

Nela se insere, também, a preocupação com a formação de profissionais generalistas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

+ -
Objetivos Específicos

– Capacitar o aluno para compreender a dinâmica empresarial, aplicando seus conhecimentos de forma coerente e alinhada com a missão, os objetivos e as estratégias para a tomada de decisão.

– Desenvolver no aluno atitudes e comportamentos, adotando uma atitude de autocrítica permanente, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização.

– Preparar o aluno para atuar um em ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade.

– Dotar o aluno de competências para saber liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe.

– Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos.

– Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas à geração e consolidação de novos negócios.

– Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados.

– Levar o aluno a desenvolver atitudes de autocrítica permanente, empreendedora, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização.

– Desenvolver competências que capacitem o profissional a atuar de forma ética em um ambiente de competitividade e internacionalização do mercado.

– Tornar o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

– Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo.

– Atender às demandas das empresas, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e atualizados, com visão sistêmica, aptos a pensar e agir estrategicamente frente aos desafios organizacionais.

+ -
Quais as áreas de atuação?

O arquiteto é o profissional responsável pela concepção de projetos de ambientes que visam a organização espacial para um melhor aproveitamento do espaço. Mas o que isso quer dizer? Com o objetivo de buscar as soluções mais eficientes, o profissional de a
Arquitetura projeta a estrutura de um espaço, levando em conta aspectos como funcionalidade, iluminação e estética. Ele pode atuar em campos como:

– Urbanismo
– Paisagismo e Ambientes
– Restauro de Edifícios
– Comunicação Visual
– Luminotécnica
– Tecnologia da Construção
– Acompanhamento e Administração de Obra
– Desenho de Mobiliário
– Pesquisa Científica e Tecnológica

+ -
Quais as especialidades em Arquitetura?

Em Arquitetura e Urbanismo, são muitas as possibilidades de especializações. Selecionamos algumas mais tradicionais e outras bastante inovadoras para você conhecer:

– História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo
– Arquitetura Comercial
– Especialização em Paisagismo
– Especialização em Urbanismo
– Design de Mobilidade Urbana
– Computação Gráfica aplicada à Arquitetura
– Projetos Sustentáveis em Arquitetura e Design

+ -
Quais as competências e habilidades profissionais?

O perfil profissional do egresso formado em Arquitetura e Urbanismo pela UniAteneu é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

Perfil específico: Compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Arquitetura e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social, domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

O egresso deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da área. Por conseguinte, para obter o perfil desejado, o projeto pedagógico deverá contemplar parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne à estrutura, duração e tipos de atividades curriculares, bem como de abordagens propostas para a aquisição dos conhecimentos.

+ -
Quais os diferenciais do curso?

O maior diferencial da matriz curricular do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu, em relação aos demais concorrentes, é sua natureza integralizada entre a teoria e a práxis, gerando o uso da teoria aplicada. Outra seria a estrutura modular seriada com temática específica a cada módulo, preparando o aluno para cada vez mais assumir responsabilidades cada vez mais complexas em relação a sua profissão. E por fim, elencamos por último, mas não menos importante, o seu corpo docente, que possui anos de experiência profissional vinculado à titulação acadêmica necessária a uma prática de docência norteada pela excelência acadêmica.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa

Doutorando em Planejamento Urbano, mestre em Geografia Urbana pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos pela Uece, especializando em Arqueologia pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Design de Interiores da UniAteneu. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, tanto como teórico conceitual como profissional prático, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, THAU, Desenho Técnico, Análise Patrimonial, Análise Urbana, Planejamento Territorial, Territorialidades e Centralidades.

Curriculum Lattes | [email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO