O Curso de Graduação Tecnologica em Design de Moda ofertado pelo Centro Universitário Ateneu fundamenta-se na compreensão do papel do profissional da área frente às contínuas inovações que envolvem o conceito de indústria criativa, sobretudo, nas atividades do trade de moda que abrange o setor têxtil e de confecção, envolvendo a indústria local, nacional e internacional, os novos modelos de negócios envolvendo a indústria 4.0, inclusive, o mercado de varejo de moda, bem como as mudanças e exigências de formação ética e humanística da atual sociedade globalizada.
Dessa forma, a formação do profissional em tecnologia em Design de Moda da UniAteneu perpassa por uma integração de princípios éticos, políticos e filosóficos, que promovem junto aos aspectos metodológicos o suporte necessário para uma integralização curricular qualificada. O curso foi autorizado com base na portaria nª 318 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) de 02 agosto de 2011. O reconhecimento do curso foi concedido com a portaria nº 427 da Diretoria de Regulação da Educação Superior do MEC (Direg/MEC) de 28 de julho de 2014.
Promover a formação na área da Moda para que os egressos se tornem profissionais críticos, criadores e éticos, transformadores e autônomos, aptos para atender e interpretar elementos semânticos e culturais para a criação e desenvolvimento de produtos, adaptando os fatores técnicos, comerciais e de promoção do produto, com embasamento técnico, artístico e científico, levando em consideração as mudanças técnico-científicas, os valores sociais do conhecimento e os novos valores do mundo do trabalho, atendendo às demandas das empresas, indústrias, associações, organizações, órgãos públicos, gestores, instituições de pesquisa e da sociedade em geral.
– Definir parâmetros de projeto, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, sustentáveis e produtivos.
– Desenvolver coleções de produtos de moda aplicando metodologia projetual.
– Pesquisar tendências de comportamento e consumo de moda.
– Pesquisar os diferentes estilos e contextos históricos.
– Pesquisar tendências de materiais, cores, formas, texturas e tecnologias.
– Elaborar portfólios e dossiês.
– Representar graficamente suas criações.
– Construir produtos de vestuário aplicando conhecimentos de materiais, modelagem e costura.
– Elaborar ficha técnica para orientação da produção seriada.
– Avaliar a viabilidade econômica e a sustentabilidade do produto.
– Empreender e gerenciar sua atividade, respeitando questões econômicas, sociais, ambientais e éticas.
O Curso de Design de Moda da UniAteneu trabalha com uma moderna estrutura curricular, compreendida em quatro semestres e fornece uma sólida base científica aliada à experiência profissional, com foco no mercado de trabalho e aliado a um corpo docente qualificado e com larga bagagem no mercado de trabalho aliado à pesquisa acadêmica que se destacam como diferenciais do curso. Outro diferencial é a flexibilidade curricular, garantida pela matriz curricular do curso, que traz ao longo dos semestres componentes obrigatórios e optativos, sem exigência de pré-requisitos, nos quais são trabalhados temas que abordam conhecimentos gerais e temas de grande relevância na área de estudo do Design de Moda.
Transferência Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.GRADUAÇÃO PRESENCIAL
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Desenho Técnico de Moda e Design de Superfície
Fundamentos de Design e Linguagem Visual
Materiais e Processos Têxteis
Planejamento de Carreira
Bases do Ensino Ativo
Projeto Interdisciplinar (Vivência)
Desenho Digital
Modelagem Tridimensional
História da Moda e da Indumentária
Produção de Moda e Styling
Técnicas de Confecção do Vestuário
Projeto Interdisciplinar (Formação)
Design de Calçados e Acessórios
Fotografia e Marketing de Moda
Sustentabilidade e Empreendedorismo na Moda
Metodologias do Design e Semiótica da Moda
Modelagem Plana e Ergonomia do Vestuário
Projeto Interdisciplinar (Certificação)
Modelagem Digital do Vestuário
Planejamento e Desenvolvimento de Coleções
Visual Merchandising
Posicionamento Profissional
Responsabilidade Socioambiental
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Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor fortalezas e suas fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.
Com esse intuito a UniAteneu vem pedir a sua contribuição em responder esse questionário para avaliar nossos serviços e crescermos juntos.
Lembre-se: “Nossa direção quem aponta é você!”