Direito

O Curso de Direito da UniAteneu é o único entre as IES privadas em Fortaleza que realiza simulado para a OAB desde o primeiro semestre da graduação.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 Semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial

Matriz Curricular

+ -
1º Período
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

CRIMINOLOGIA E MEDICINA LEGAL

DIREITO ADMINISTRATIVO - LICITAÇÕES

DIREITO ADMINISTRATIVO - PARTE GERAL

DIREITO CIBERNÉTICO

DIREITO CIVIL - COISAS

DIREITO CIVIL - CONTRATOS

DIREITO CIVIL - FAMÍLIA

DIREITO CIVIL - OBRIGAÇÕES

DIREITO CIVIL - PARTE GERAL

DIREITO CIVIL - SUCESSÕES

DIREITO CIVIL - TRIBUNAIS E RECURSOS

DIREITO CONSTITUCIONAL - DA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DOS PODERES

DIREITO CONSTITUCIONAL - PROCESSO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS - DIREITOS E GARANTIA FUNDAMENTAIS

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO - PROCESSO DO TRABALHO

DIREITO E ECONOMIA

DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

DIREITO ELEITORAL

DIREITO EMPRESARIAL

DIREITO EMPRESARIAL - RECUPERAÇÃO JUDICIAL E FALÊNCIA

DIREITO ESPORTIVO

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO PENAL - LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

DIREITO PENAL - PARTE GERAL

DIREITO PENAL- PARTE ESPECIAL

DIREITO PORTUÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PROCESSUAL PENAL - PARTE GERAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL RECURSOS

DIREITOS HUMANOS

ÉTICA E RESPONSABILIDADE

FILOSOFIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICA

HERMENEUTICA JURÍDICA

HISTÓRIA DO DIREITO

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

NPJ - PRÁTICA CIVIL (Conciliação)

NPJ – PRÁTICA CIVIL (Peticionamento)

NPJ - PRÁTICA PENAL

NPJ – PROCESSO ELETRÔNICO

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PROCESSO CIVIL - EXECUÇÃO

PROCESSO CIVIL - PROCEDIMENTOS ESPECIAIS E JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

PROCESSO CIVIL CONHECIMENTO

PROCESSO CIVIL TEORIA GERAL

PSICOLOGIA DO DIREITO

RELAÇÕES DE CONSUMO E ALFANDEGÁRIO

REPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E AGRÁRIA

RESPONSABILIDADE CIVIL E DIREITO DO CONSUMIDOR

SOCIOLOGIA JURÍDICA

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TEORIA GERAL DO DIREITO

TEORIA GERAL DO PROCESSO

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

A importância do Curso de Direito está não só na formação para ser um advogado ou servidor público, mas, principalmente, na importância de ser um operador do Direito, investido em trabalhar com as relações humanas e sociais, que por si só colocam este curso num patamar elevado de status social, para transformar as relações sociais conflituosas em caminhos e oportunidades de paz e tranquilidade. Ser um entendedor ou operador por si só é relevante, fazer o curso e utilizar como profissão num país onde a violência é crescente, assim como corrupção e os problemas sociais, torna-se imprescindível a necessidade da atuação destes operadores advogados e servidores que possam colaborar com a justiça e impulsionar a ética na nossa sociedade.

O curso de graduação em Direito do Centro Universitário Ateneu proporciona ao aluno acesso a uma vasta opção de colocação profissional. As oportunidades começam a surgir logo na graduação, com a possibilidade de fazer estágios bem remunerados nos tribunais e escritórios de advocacia. Ao concluir o curso, além das inúmeras oportunidades nas carreiras públicas, como juiz, promotor, delegado, auditores entre outras profissões, o aluno também poderá ao ser aprovado no Exame de Ordem exercer a advocacia nas diversas áreas: penal, civil, trabalhista, consumidor, previdenciário etc. O Curso de Direito também proporciona àqueles que buscam uma segunda formação a possibilidade de mesclar o conhecimento adquirido na profissão com  a formação jurídica, formando especialistas nas mais diversas áreas.

O estudante pode escolher fazer a graduação em Direito na unidade acadêmica Grand Shopping, Antônio Bezerra ou Pecém. Para a unidade Pecém, o curso foi autorizado mediante a portaria nº 441 do Ministério da Educação, de 21 de junho de 2018. Para funcionamento na unidade Antônio Bezerra, a graduação foi autorizada pela portaria nª 665 do MEC, de 5 de outubro de 2018. Já para a unidade Grand Shopping, o curso foi autorizado pela portaria nº 09 do MEC, de 10 de janeiro de 2019.

+ -
Por que cursar Direito na UniAteneu?

Entender o Direito é um mecanismo para resolução de conflitos das relações humanas. Estudar o curso é aproveitar este entendimento e ser um profissional ético no mercado, destacado pelas suas habilidades profissionais e é isto que a UniAteneu vem investindo para que o profissional saia da sala de aula preparado para atuar bem no mercado de trabalho. Formamos o profissional para que saiba e tenha habilidade para resolver os conflitos com as experiências adquiridas na sala de aula, através de seu protagonismo com professores e alunos. Através do processo de formação no curso, capacitamos os estudantes para que cheguem no patamar de superar as fragilidades que são encontradas em sala de aula, através do aprendizado que a instituição investe e procura primar pela qualidade do ensino, valorizando, principalmente, a capacidade e o talento de seus alunos.

O Curso de Direito do Centro Universitário Ateneu, ainda em seu nascedouro, proporciona ao aluno a integração acadêmica com colegas e professores, já criando uma rede de relacionamentos que certamente proporcionará resultados futuros interessantes no exercício da profissão. O acesso rápido e fácil aos coordenadores também é um diferencial e um cuidado especial para com os alunos. Os professores são profissionais de mercado e apresentam ao aluno a forma prática das disciplinas ministradas em sala de aula. Com modernas instalações e laboratório de informática de ponta, o estudante de Direito tem acesso à múltiplas fontes de pesquisa para a criação do seu saber jurídico. A graduação oferece ainda a oportunidade de o acadêmico fazer aulas práticas e exames simulados. Além das vantagens já mencionadas, a localização das unidades acadêmicas que ofertam o Curso de Direito atende de forma diferenciada a população local.

+ -
Objetivo Geral

Formar profissionais com conhecimentos e competências que lhe possibilitem acesso aos diversos campos de atuação que compõem o Poder Judiciário, como a advocacia, a magistratura, a defensoria pública e as procuradorias nas esferas municipais, estaduais e federais.

+ -
Objetivos Específicos

– Formar profissionais da área de Direito com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, vivenciada ainda no decorrer do curso, com uma postura reflexiva e visão crítica, qualificados para o exercício das carreiras jurídicas.

– Socializar no contexto de inserção e abrangência da UniAteneu os conhecimentos jurídicos, contribuindo para a superação dos problemas nas diversas formas que se apresentam na realidade concreta, com ênfase nos aspectos que permeiam a questão social regional.

– Promover a compreensão, do ponto de vista jurídico, do universo dos problemas e questões sociais que atingem a sociedade local e regional, qualificando o aluno para o exercício da atividade profissional pertinente e, ainda, prepará-lo para adotar uma postura de análise e julgamento crítico.

– Incentivar a atuação do corpo docente e discente junto à comunidade local e regional, como forma de, não apenas prover o atendimento às necessidades da comunidade, mas também de tomar consciência da importância do Direito como instrumento de transformação social e de construção da cidadania.

 

+ -
Áreas de Atuação

O Curso de Direito da UniAteneu assegura, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania, conforme proposto no art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 09 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior – CNE/CES, de 29 de setembro de 2004).
O egresso do Curso de Direito está qualificado para atuar nas mais diversas áreas no mercado de trabalho, sabendo-se que o conhecimento jurídico é requerido atualmente nos mais diversos âmbitos do mercado, desde o gerenciamento de empresas à atuação judicial propriamente dita. O bacharel em Direito é chamado primordialmente à atuação nas carreiras usuais como advocacia, consultoria e assessoria (empresarial ou sindical), mas também se encontra preparado para o ingresso nas carreiras de serviço público (juízes, promotores de justiça, procurador e defensor público) quando a graduação em Direito é requisito ou não.

Para isso, a Uniateneu investe na capacitação para quem deseja seguir carreira no serviço público desenvolvendo questões de provas 100% retiradas de concursos públicos e das provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, o bacharel em Direito também estará preparado para a atividade acadêmica, com a candidatura e ingresso em cursos de mestrado e doutorado na área do Direito ou áreas afins

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O operador do Direito precisa ser um estudioso da política, da hermenêutica jurídica e dos entendimentos dos tribunais, o que denominamos de jurisprudência. Ele se tornará, portanto, um intérprete das demandas que o mercado exige deste profissional e terá a habilidade de resolver os conflitos existentes. Além do conhecimento jurídico, o profissional deverá ter habilidade em negociação e interdisciplinaridade.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Reginaldo Sales Hissa Filho

Mestrando em Ciências da Cidade pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Direito Corporativo com ênfase em Compliance pela Faculdade Verbo Educacional, em Privacidade de Dados pela Verbo Jurídico e em Direito Digital pelo Complexo Educacional Renato Saraiva e graduado em Direito pelo Centro Universitário Fametro (Unifametro). É advogado, membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e da Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), palestrante, professor e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Ateneu.

Curriculum Lattes[email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO