Engenharia Civil

O Curso de Engenharia Civil da UniAteneu conta com inovação, pesquisa, orientação, visitas técnicas entre outros pontos para aprimorar o aprendizado contínuo dos alunos, assim como a participações em eventos, acessos a livros e sites para pesquisas e eventos científicos.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial)

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

BARRAGENS E ESTRUTURAS HIDRÁULICAS

BASES DO ENSINO ATIVO

CÁLCULO DE FUNÇÕES E SÉRIES

CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL

CÁLCULO NUMÉRICO

CIÊNCIAS DOS MATERIAS

CONCEPÇÃO DE PROJETOS ESTRUTURAIS

CONCRETO ARMADO - INFRAESTRUTURA

CONCRETO ARMADO SUPERESTRUTURA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 

DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

DESENHO TÉCNICO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ESTATÍSTICA

ESTRADAS E PAVIMENTAÇÕES

ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

FISICA - (ELETROMAGNETISMO)

FISICA - (ENERGIA)

FISICA (MECÂNICA)

GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SÓLIDOS 

GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGEBRA LINEAR

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PROJETOS

GESTÃO E TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

GESTÃO EMPRESARIAL

HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E DRENAGEM URBANA

HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA

INSTALAÇÕES PREDIAIS

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

LAUDOS E PERÍCIAS

LOGISTÍCA DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MECÂNICA DOS MATERIAIS 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MODELAGEM BIM

OPERAÇÕES DE TERMINAIS PORTOS E AEROPORTOS

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

PONTES E ESTRUTURA ESPECIAIS

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

QUÍMICA TECNOLÓGICA E EXPERIMENTAL

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SANEAMENTO BÁSICO E CONTROLE DE RESÍDUOS 

SISTEMA DE TRANSPORTE

SISTEMAS ESTRUTURAIS

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO 

TOPOGRAFIA

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu busca atender às demandas do mercado de trabalho abordando as principais características que as empresas têm adotado como referência para a seleção, treinamento e desenvolvimento de seus engenheiros:

  • Capacidade de utilização dos softwares de Engenharia como ferramenta usual e rotineira.
  • Domínio das seguintes habilidades e posturas:
  • Criatividade e inserção no mercado de trabalho.
  • Capacidade e hábito de pesquisar.
  • Exercício e desenvolvimento do senso crítico.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e liderar pessoas.
  • E experiência em modelos avançados de gerência.
+ -
Por que cursar Engenharia Civil na UniAteneu?

O curso de graduação em Engenharia Civil da UniAteneu conta com inovação, pesquisa, orientação, visitas técnicas entre outros pontos para aprimorar o aprendizado contínuo dos alunos, assim como participações em eventos, acessos a livros e sites para pesquisas e eventos científicos. Para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos, disponibilizamos o acesso à estrutura de laboratórios, dentre eles o Laboratório de Desenho, Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Edificações e Laboratório de Informática.

Temos professores que atuam no mercado de trabalho e tem evoluído bastante no que tange à formação, tendo mestres e doutores. Apesar de ser constante em outras instituições, há docentes com elevadas produções científicas, o que auxilia a respaldar o curso. Também oferecemos um excelente e diversificado acervo de livros na Biblioteca e no ambiente virtual, para que os alunos possam encontrar matéria e suporte sobre os assuntos discutidos em sala de aula, estimulando a pesquisa técnico-cientifica da Engenharia. Além de todo esse aparato, temos uma estrutura diferenciada das salas e laboratórios, contendo todos equipamentos e maquinários necessários entre outros materiais para o desenvolvimento e o estímulo crescente do lado criativo de cada aluno.

+ -
Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UniAteneu tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho, de modo a atender às demandas da sociedade com as políticas de desenvolvimento nacional, com base nos conhecimentos científicos e tecnológicos e a responsabilidade para um desenvolvimento sustentável.

+ -
Objetivos Específicos

– Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;

– Conscientizar o discente de sua condição de futuro engenheiro, experimentado, desde as primeiras disciplinas, à prática de participação em atividades de extensão e/ou pesquisa que o envolva com a profissão vivenciando, mesmo que de início timidamente, a realidade de mercado.

– Prover adequada capacitação ao egresso do curso, para identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados na área da Engenharia Civil;

– Capacitar o aluno para conhecer e desenvolver novas tecnologias, motivando-o para uma constante atualização profissional capaz;

– Desenvolver profissionais capazes de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, mas incorporando o seu pensar à visualização dos problemas em sua totalidade, inseridos numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões, identificado com os conceitos de controle de qualidade, desenvolvimento sustentável e domínio das novas técnicas disponíveis para utilização em Engenharia;

– Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados;

– Favorecer a interação do curso com organizações públicas e privadas dos setores da construção civil, saneamento e transportes no desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum;

– Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo;

– Privilegiar o ensino voltado à identificação e à solução de problemas, buscando desenvolver no profissional uma avaliação crítica acerca dos impactos das atividades de engenharia em seu contexto econômico, social, cultural e ambiental;

– Formar profissional para atuação socialmente responsável e conhecedor das necessidades da região;

– Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial mercado loco regional;

– Auxiliar a IES no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para elaboração, execução e administração de projetos nas áreas de atuação do engenheiro civil: construção civil, geotécnica, recursos hídricos, saneamento ambiental e transportes;

+ -
Especialidades

Existem diversas especialidades para os engenheiros civis, que vão desde o planejamento de obras e serviços até a execução de grandes obras de infraestrutura. Destacam-se as especializações em:

  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Engenharia de Custos
  • Engenharia Geotécnica
  • Estruturas de Concreto e Fundações
  • Estruturas Metálicas
  • Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis
  • Infraestrutura de Transportes e Rodovias
  • Plataforma BIM
  • Gerenciamento de Projetos
  • Tecnologia da Construção
  • Avaliação e Perícia na Construção Civil
+ -
Áreas de Atuação

O profissional egresso do Curso Superior de Graduação em Engenharia Civil da UniAteneu, em função de sua formação, estará capacitado a atuar em várias frentes, entre as quais citamos:

– Construção Civil
– Geotecnia
– Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
– Transportes

Sendo diversas as subáreas da Engenharia Civil – construção civil, sistemas estruturais, transportes, geotecnia, recursos hídricos, saneamento entre outros –, precisa-se dotar o profissional formado pela UniAteneu de conhecimentos básicos de execução e concepção em todas essas subáreas, a fim de que o mesmo tenha mais facilidade quando eleger, por vocação ou necessidade, sua especialização.

+ -
Diferenciais do Curso

O curso conta com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades cotidianas do engenheiro civil, destacando-se os laboratórios de física, pranchetas, química, informática e multidisciplinar de arquitetura e engenharias. Nestes laboratórios se desenvolvem a maior parte das atividades práticas necessárias para a atuação profissional do engenheiro civil.

Para além dos laboratórios físicos, o curso dispõe de dezenas de práticas no laboratório virtual, onde os alunos podem acessar via internet e desenvolver habilidades como se estivesse na instituição.

O curso conta ainda com parceria com grandes empresas de softwares, fornecendo-os de forma gratuita aos alunos. Destacam-se os softwares da TQS, Stabile, AutoDesk e Microsoft que fornecem subsídios para o desenvolvimento de habilidades desejadas pelo mercado de trabalho.

Buscando aproximar os alunos da vivência profissional, os docentes do curso incentivam a prática de visitas técnicas guiadas. São realizadas visitas em edificações em construção e em ambientes industriais, podendo serem físicas ou virtuais (novidade incorporada a partir das restrições causadas pela pandemia de Covid-19). Geralmente as visitas são guiadas por profissionais da empresa cedente e comentadas pelos docentes, buscando sempre gerar condições interdisciplinares.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

– Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia.
– Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
– Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
– Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
– Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.
– Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
– Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
– Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
– Atuar em equipes multidisciplinares.
– Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
– Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental.
– Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.
– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Thales Henrique Silva Costa

Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Potiguar (UNP) e em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, é coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu, assim como professor de disciplinas destes dois cursos de graduação na UniAteneu.

Curriculum Lattes | [email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO