O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu busca atender às demandas do mercado de trabalho abordando as principais características que as empresas têm adotado como referência para a seleção, treinamento e desenvolvimento de seus engenheiros:
O curso de graduação em Engenharia Civil da UniAteneu conta com inovação, pesquisa, orientação, visitas técnicas entre outros pontos para aprimorar o aprendizado contínuo dos alunos, assim como participações em eventos, acessos a livros e sites para pesquisas e eventos científicos. Para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos, disponibilizamos o acesso à estrutura de laboratórios, dentre eles o Laboratório de Desenho, Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Edificações e Laboratório de Informática.
Temos professores que atuam no mercado de trabalho e tem evoluído bastante no que tange à formação, tendo mestres e doutores. Apesar de ser constante em outras instituições, há docentes com elevadas produções científicas, o que auxilia a respaldar o curso. Também oferecemos um excelente e diversificado acervo de livros na Biblioteca e no ambiente virtual, para que os alunos possam encontrar matéria e suporte sobre os assuntos discutidos em sala de aula, estimulando a pesquisa técnico-cientifica da Engenharia. Além de todo esse aparato, temos uma estrutura diferenciada das salas e laboratórios, contendo todos equipamentos e maquinários necessários entre outros materiais para o desenvolvimento e o estímulo crescente do lado criativo de cada aluno.
O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UniAteneu tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho, de modo a atender às demandas da sociedade com as políticas de desenvolvimento nacional, com base nos conhecimentos científicos e tecnológicos e a responsabilidade para um desenvolvimento sustentável.
– Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;
– Conscientizar o discente de sua condição de futuro engenheiro, experimentado, desde as primeiras disciplinas, à prática de participação em atividades de extensão e/ou pesquisa que o envolva com a profissão vivenciando, mesmo que de início timidamente, a realidade de mercado.
– Prover adequada capacitação ao egresso do curso, para identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados na área da Engenharia Civil;
– Capacitar o aluno para conhecer e desenvolver novas tecnologias, motivando-o para uma constante atualização profissional capaz;
– Desenvolver profissionais capazes de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, mas incorporando o seu pensar à visualização dos problemas em sua totalidade, inseridos numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões, identificado com os conceitos de controle de qualidade, desenvolvimento sustentável e domínio das novas técnicas disponíveis para utilização em Engenharia;
– Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados;
– Favorecer a interação do curso com organizações públicas e privadas dos setores da construção civil, saneamento e transportes no desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum;
– Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo;
– Privilegiar o ensino voltado à identificação e à solução de problemas, buscando desenvolver no profissional uma avaliação crítica acerca dos impactos das atividades de engenharia em seu contexto econômico, social, cultural e ambiental;
– Formar profissional para atuação socialmente responsável e conhecedor das necessidades da região;
– Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial mercado loco regional;
– Auxiliar a IES no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para elaboração, execução e administração de projetos nas áreas de atuação do engenheiro civil: construção civil, geotécnica, recursos hídricos, saneamento ambiental e transportes;
Existem diversas especialidades para os engenheiros civis, que vão desde o planejamento de obras e serviços até a execução de grandes obras de infraestrutura. Destacam-se as especializações em:
O profissional egresso do Curso Superior de Graduação em Engenharia Civil da UniAteneu, em função de sua formação, estará capacitado a atuar em várias frentes, entre as quais citamos:
– Construção Civil
– Geotecnia
– Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
– Transportes
Sendo diversas as subáreas da Engenharia Civil – construção civil, sistemas estruturais, transportes, geotecnia, recursos hídricos, saneamento entre outros –, precisa-se dotar o profissional formado pela UniAteneu de conhecimentos básicos de execução e concepção em todas essas subáreas, a fim de que o mesmo tenha mais facilidade quando eleger, por vocação ou necessidade, sua especialização.
O curso conta com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades cotidianas do engenheiro civil, destacando-se os laboratórios de física, pranchetas, química, informática e multidisciplinar de arquitetura e engenharias. Nestes laboratórios se desenvolvem a maior parte das atividades práticas necessárias para a atuação profissional do engenheiro civil.
Para além dos laboratórios físicos, o curso dispõe de dezenas de práticas no laboratório virtual, onde os alunos podem acessar via internet e desenvolver habilidades como se estivesse na instituição.
O curso conta ainda com parceria com grandes empresas de softwares, fornecendo-os de forma gratuita aos alunos. Destacam-se os softwares da TQS, Stabile, AutoDesk e Microsoft que fornecem subsídios para o desenvolvimento de habilidades desejadas pelo mercado de trabalho.
Buscando aproximar os alunos da vivência profissional, os docentes do curso incentivam a prática de visitas técnicas guiadas. São realizadas visitas em edificações em construção e em ambientes
industriais, podendo serem físicas ou virtuais (novidade incorporada a partir das restrições causadas pela pandemia de Covid-19). Geralmente as visitas são guiadas por profissionais da empresa cedente e comentadas pelos docentes, buscando sempre gerar condições interdisciplinares
A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
– Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia.
– Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
– Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
– Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
– Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.
– Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
– Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
– Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
– Atuar em equipes multidisciplinares.
– Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
– Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental.
– Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.
– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Coordenador: Prof. Me. Thales Henrique Silva Costa
Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Potiguar (UNP), especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, é coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu, assim como professor de disciplinas destes dois cursos de graduação na UniAteneu.
Transferência Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Escolha a Forma de Ingresso
Transferência
Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.
Transferência
Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.
Planejamento de Carreira
Bases do Ensino Ativo
Cálculo Diferencial e Integral
Física - Mecânica
Estatística
Química Tecnológica e Experimental
Desenho Técnico
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Metodologia da Pesquisa
Gestão Empresarial
Cálculo, Funções e Séries
Cálculo Numérico
Física - Energia
Desenho Assistido Por Computador
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania
Logística de Suprimento e Distribuição
Fenômenos de Transporte
Algoritmos e Programação
Ciência dos Materiais
Gestão de Pessoas
Saneamento Básico e Controle de Resíduos
Mecânica dos Materiais
Gestão de Projetos
Física - Eletromagnetismo
Operações de Terminais, Portos e Aeroportos
Topografia
Materiais de Construção Civil
Hidráulica, Hidrologia e Drenagem Urbana
Geologia e Mecânica dos Sólidos
Resistência dos Materiais
Construção de Edifícios
Modelagem Bim
Sistemas Estruturais
Concreto Armado - Infraestrutura
Gestão e Tecnologia das Construções
Responsabilidade Socioambiental
Concreto Armado - Superestrutura
Instalações Prediais
Barragens
Estrutura de Aço e Madeira
Concepção de Projetos Estruturais
Pontes e Estruturas Especiais
Hidráulica de Canais
Disciplina Eletiva (Evolução da Área)
Estágio Supervisionado I
TCC - Elaboração
Posicionamento Profissional
Empreendedorismo e Inovação
Ergonomia e Segurança no Trabalho
Estradas e Pavimentações
Estágio Supervisionado II
TCC - Orientação
Copyright © 2022 SOCIEDADE EDUCACIONAL EDICE PORTELA LTDA. Todos os direitos reservados.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor fortalezas e suas fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.
Com esse intuito a UniAteneu vem pedir a sua contribuição em responder esse questionário para avaliar nossos serviços e crescermos juntos.
Lembre-se: “Nossa direção quem aponta é você!”