Fisioterapia
Estrutura Curricular
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Anatomia Humana |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Bioquímica |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Citologia Histologia e Embriologia Humana |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Planejamento de Carreiras |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
História e Introdução à Fisioterapia – EAD* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Anatomia do Sistema Locomotor* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Biofísica* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Metodologia do Trabalho Científico |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisiologia Humana |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Soc. e Antropologia. Filosófica – EAD* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Ética e Exercício Profissional – EAD |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Cinesiologia e Biomecânica* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Microbiologia e Imunologia |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Patologia Geral |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Neuroanatomia |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Práticas Integradoras I* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Bases e Métodos da Avaliação em Fisio.* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Cinesioterapia* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Farmacologia |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Eletrotermofototerapia* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Rec. Fisioterapêuticos* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Bioimagem* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisiologia do Exercício |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Reumatológica* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Práticas Integradoras II* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Epidemiologia e Saúde* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia em Neurologia* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fundamentos da Psicologia – EAD* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Hidrocinesioterapia* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Prótese e Órtese* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Fisioterapia Cardiorrespiratória* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia Dermatofunciona* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Saúde Sociedade e Ambiente – EAD |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Práticas Integradoras III* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia Esportiva* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia em Terapia Intensiva* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
TCC I* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Práticas Integradoras IV* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Primeiros Socorros |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetria* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Exames Complementares* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Estágio Supervisionado Ambulatorial* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Terapias Orientais* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Tec. e Inov. em Saúde (optativa) |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
TCC II* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Estágio Supervisonado Hospitalar* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Sobre o Curso de Graduação Bacharel em Fisioterapia
Portaria:
Autorização de curso – Portaria 405 de 30/8/2013 – Antônio Bezerra
Reconhecimento de curso – Portaria 574 de 9/6/2017 – Messejana
Turno:
Matutino/Noturno
Grau:
Bacharelado
Duração:
5 (cinco) anos
Unidades de oferta:
Antônio Bezerra e Messejana.
Coordenadores do Curso
Unidade Antônio Bezerra e Messejana
Coordenador:
Prof. JOSE EVALDO GONÇALVES LOPES JUNIOR
Missão
Formar profissionais competentes e atualizados, nos vários campos de conhecimento da Fisioterapia, com base nas inovações científicas e tecnológicas nacionais e internacionais, valorizando os princípios humanistas e éticos na busca da cidadania plena e universal.
Objetivos
O curso de Fisioterapia da UniAteneu visa a formação de um profissional de fisioterapia capacitado para atuar com conhecimento em todas as áreas, assim com capacidade de manter, desenvolver, preservar e restaurar a integridade e funções dos órgãos e sistemas através da integridade da atenção á saúde individual e coletiva. Tudo a partir da formação de profissionais em Fisioterapia competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva destes profissionais como cidadãos.
Perfil Egresso
O Curso de Fisioterapia da UniAteneu se insere na política da instituição, visando a formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científico e humanísticos capazes de prestarem assistência integral ao indivíduo, atendendo as necessidades de saúde local e regional.
O profissional formado deve adquirir conhecimentos sobre a realidade da saúde na qual atuará e seu papel social, principalmente na prestação da assistência biopsicossocial ao indivíduo, com objetivo de interferir nessa realidade visando a prevenção e a manutenção da saúde.
A concepção curricular do Curso abre perspectivas para que o profissional tenha conhecimentos, experiências e atividades para embasar os processos pessoais de atuação profissional relacionados ao seu auto-desenvolvimento, a sua interação com a sociedade, ao respeito pelo ser humano, objeto de seu trabalho, buscando, através da saúde plena, a integração deste no contexto social da região.
Nesse sentido, o profissional deve estar comprometido com as necessidades reais e urgentes da população, qualificando suas ações dentro de uma sociedade caracterizada pelas constantes transformações.
Atuando com esse objetivo, o fisioterapeuta egresso da UniAteneu estará habilitado a realizar diagnósticos fisioterapêuticos através de avaliação cinetico-funcional, planejando, estabelecendo todas as etapas do tratamento, selecionando de forma qualitativa e quantitativa, os recursos e métodos apropriados para cada caso, tais como a Cinesioterapia, Mecanoterapia, Massoterapia, Hidroterapia, Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia e a Manipulação Terapêutica.
Após a realização dos Estágios Supervisionados, sob a supervisão direta de um Fisioterapeuta Docente, o acadêmico estará apto a trabalhar nas diversas áreas que abrangem a fisioterapia, ou seja, neurologia, cárdio-vascular, pneumologia, traumato-ortopedia, geriatria, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, dermato-funcional, saúde pública e saúde do trabalhador.
Habilidades
A formação, pela UniAteneu, do futuro Fisioterapeuta, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
Atenção à saúde: os profissionais de Fisioterapia, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto a nível individual como coletivo;
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais em Fisioterapia deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
Comunicação: os profissionais de Fisioterapia devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de Fisioterapia deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Dessa forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.
Corpo Docente
Em Breve.
INSCRIÇÕES ABERTAS