Fisioterapia

O Curso de Fisioterapia da UniAteneu é a melhor opção para você, pois prepara o aluno para o mercado de trabalho e dispõe de um corpo docente bem qualificado.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial)

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANÁLISE DE CONJUNTURA

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA HUMANA

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES E MÉTODOS DA AVALIAÇÃO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BIOESTATÍSTICA

BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA

BIOFÍSICA

BIOIMAGEM

BIOQUÍMICA

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

CINESIOTERAPIA

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

CLÍNICA EM CARDIORESPIRATÓRIA E PEDIATRIA

CLÍNICA EM TRAUMATOLOGIA E NEUROLOGIA

ELETROTERMOFOTOTERAPIA

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

ESTÁGIO AMBULATORIAL

ESTAGIO HOSPITALAR

EXAMES COMPLEMENTARES

FARMACOLOGIA

FISIOLOGIA DO EXERCICIO

FISIOLOGIA HUMANA

FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

FISIOTERAPIA CARDIORESPIRATÓRIA

FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

FISIOTERAPIA DO TRABALHO E ERGONOMIA

FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA

FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA

FISIOTERAPIA EM TRAUMATO - ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA

FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

FISIOTERAPIA ESPORTIVA

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA

HIDROCINESIOTERAPIA

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

NUTRIÇÃO HUMANA

OPTATIVA I

PATOLOGIA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PRIMEIROS SOCORROS

PRÓTESE E ÓRTESE

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS 

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TCC ORIENTAÇÃO

TCC PROJETO

TERAPIA INTENSIVA

TERAPIA MANUAL

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

A Fisioterapia tem por base a arte do movimento, podendo atuar promovendo, prevenindo e tratando diversas disfunções do organismo, causadas por acidentes, malformações congênitas, vícios posturais dentre outras. Além disso, tem como base o uso de agentes físicos e técnicas manuais que proporcionam a recuperação da função do indivíduo.

A atuação pode acontecer em diversos locais, tais como escolas, postos de saúde, clínicas, hospitais, centros esportivos dentre outros espaços, de modo que o profissional pode atuar nos âmbitos primário, secundário e terciário. A beleza da profissão está nos avanços que podemos observar ao acompanhar os pacientes. É possível alcançar vitórias diárias através dos conhecimentos de Anatomia, Fisiologia, Patologia, Biomecânica, Cinesiologia, Cinesioterapia, Cardiorrespiratória dentre tantos outros conhecimentos.

+ -
Sobre o curso

O profissional formado em Fisioterapia tem a oportunidade de trabalhar administrando cuidados do bebê ao idoso, de modo que as habilidades das suas mãos podem construir histórias de alegria e vitória dos pacientes. O fisioterapeuta partilha diversos momentos e passa a integrar o mundo particular de cada paciente. A Fisioterapia é a profissão do amor, transmitido através do toque diário.

+ -
Por que cursar Fisioterapia na UniAteneu?

O Curso de Graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu é a melhor opção para você, pois prepara o aluno para o mercado de trabalho e dispõe de um corpo docente bem qualificado, composto por professores mestre e doutores com ampla experiência clínica e acadêmica, além de o aluno ter acesso direto ao coordenador do curso. Os professores são comprometidos, atualizados com o que há de mais recente no mercado e que amam o que fazem.

A UniAteneu tem uma estrutura adequada para as suas necessidades e está localizado em Messejana, um dos bairros mais desenvolvidos de Fortaleza. Mantemos excelentes laboratórios que favorecem o desenvolvimento das suas habilidades práticas, parceiros que nos permitem levar ao aluno a experiência da prática e estamos localizados bem perto de você. Oferecemos a disciplina “Planejamento de Carreira” para os alunos ingressantes e veteranos e contamos com a disponibilidade de bolsas: Programa Universidade para Todos (Prouni), Programa de Financiamento Estudantil (Fies), Pra Valer, Mega Bolsa e descontos para atleta e colaborador. O ingresso é por meio de vestibular e os preços são os mais acessíveis em relação as demais IES. O Curso de Graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu foi autorizado pela portaria nº 405 do Ministério de Educação (MEC), de 30 de agosto de 2013 e reconhecido pela portaria nº 652 do MEC, de 29 de junho de 2017, tendo sido reconhecido com nota 4.

A UniAteneu possui convênio com a rede municipal e estadual de serviços de saúde, além do setor privado, para oferta de estágios para os alunos. Temos ainda a unidade própria de atendimento à comunidade, o Centro Integrado de Saúde Ateneu (Cisa); e ofertamos atividades complementares diversas: Grupos de estudo, ações sociais, eventos acadêmicos, cursos de extensão e programa de monitoria. Além disso, os alunos ainda cursam a disciplina “Práticas Integradoras”, que proporciona vivência prática dos conteúdos vistos em sala de aula. Chegou o momento de você vir compor o corpo discente do Curso de Fisioterapia, pois são os alunos que fazem a diferença para nós e que nos fazem crescer a cada dia. Vem ser acadêmico de Fisioterapia na UniAteneu!

+ -
Objetivo Geral

O profissional formado em Fisioterapia deve adquirir conhecimentos sobre a realidade da saúde na qual atuará e seu papel social, principalmente, na prestação da assistência biopsicossocial ao indivíduo, com o objetivo de interferir nessa realidade visando a prevenção e a manutenção da saúde.
A concepção curricular da graduação em Fisioterapia da UniAteneu abre perspectivas para que o profissional tenha conhecimentos, experiências e atividades para embasar os processos pessoais de atuação profissional relacionados ao seu autodesenvolvimento, a sua interação com a sociedade, ao respeito pelo ser humano, objeto de seu trabalho, buscando, através da saúde plena, a integração deste no contexto social da região.
Nesse sentido, o profissional deve estar comprometido com as necessidades reais e urgentes da população, qualificando suas ações dentro de uma sociedade caracterizada pelas constantes transformações.

+ -
Especialidades reconhecidas pelo COFFITO
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia em Gerontologia
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Fisioterapia em Reumatologia.
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Osteopatia
  • Fisioterapia em Quiropraxia
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva
+ -
Objetivos Específicos

– Formar cidadãos e profissionais comprometidos com o interesse público, capazes de contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência no planejamento, organização e funcionamento dos serviços de saúde.

– Preparar pessoal com conhecimento técnico e científico apto a elaborar projetos que levem em conta o aspecto ético e as necessidades humanas de conforto, higiene, segurança, bem-estar e qualidade de vida.

– Capacitar fisioterapeutas para o planejamento de ações e de serviços na área da Saúde/Fisioterapia, bem como para as respectivas elaboração e oferta, dentro de parâmetros que atendam a requisitos de racionalidade, produtividade, eficiência, eficácia e de satisfação dos clientes.

– Habilitar pessoal para atuação na rede pública e privada de saúde, desenvolvendo seu trabalho com competências, habilidade e atitudes de respeito às diferenciações e diversidades dos usuários e clientes.

– Oferecer oportunidade aos alunos de, ainda como estudantes, colocarem em prática na própria UniAteneu e junto às comunidades circunvizinhas, os ensinamentos adquiridos em sala de aula, pela convivência diária com questões de saúde e doença.

– Formar profissionais conscientes do seu papel social de compromisso permanente com os clientes/pacientes, grupos e/ou coletividades.

– Sensibilizar os estudantes de Fisioterapia com respeito à busca e desenvolvimento das características inerentes à futura profissão: consciência ética/bioética; estudo constante; altruísmo; e respeito aos direitos e interesses de terceiros: indivíduos, grupos e/ou a sociedade como um todo.

+ -
Áreas de Atuação

O fisioterapeuta egresso do Centro Universitário Ateneu estará habilitado a realizar diagnósticos fisioterapêuticos através de avaliação cinético-funcional, planejando e estabelecendo todas as etapas do tratamento e selecionando de forma qualitativa e quantitativa os recursos e métodos apropriados para cada caso, tais como:

– Cinesioterapia
– Mecanoterapia
– Massoterapia
– Hidroterapia
– Eletroterapia
– Termoterapia
– Fototerapia
– Manipulação Terapêutica

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O Curso de Graduação em Fisioterapia da UniAteneu tem o objetivo de dotar o futuro profissional de conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

– Atenção à saúde
– Tomada de decisões
– Comunicação
– Liderança
– Administração e gerenciamento
– Educação permanente

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. José Evaldo Gonçalves Lopes Júnior

Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Saúde do Idoso pela Uece e graduado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui experiência didática nas disciplinas de Anatomia Humana Sistêmica e Locomotora, Cinesiologia e Biomecânica e Fisioterapia aplicada à Geriatria e Gerontologia. Atua como pesquisador no estudo das doenças traumatológicas, ortopédicas e reumatológicas no processo de envelhecimento, no estudo fitoquímico e no estudo do potencial farmacológico das plantas medicinais. É coordenador do Curso de Fisioterapia da UniAteneu na unidade acadêmica Antônio Bezerra e professor assistente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará (UFC), no setor de estudo Fisioterapia em Reumatologia/Fisioterapia Ergonômica e do Trabalho.

Curriculum Lattes | [email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO