Licenciatura em História

O profissional formado em História – Licenciatura na UniAteneu poderá exercer a docência na Educação Básica, nos níveis Fundamental II e Médio, seja ele público ou privado, e prestar atendimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Unidades - semiPresencial

Titularidade

Modalidade

Duração

Turno

Por Dentro do Curso

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Sobre o Curso

O profissional formado na Licenciatura em História na UniAteneu, estará apto a exercer docência na Educação Básica nos níveis Fundamental II e Médio, seja ele público ou privado, e prestar atendimento na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O graduado na Licenciatura  em História também possui responsabilidade social, na medida que busca formar cidadãos críticos de seu tempo para além da sala de aula e reformula a postura discursiva frente aos desafios para o novo milênio.

A nossa missão é garantir a qualificação integral do profissional que se forma na Licenciatura  em História, despertando-lhe o senso crítico, envolvendo os aspectos éticos, estéticos e políticos. O curso trabalha com a perspectiva moderna de estrutura curricular compreendida em oito semestres, com o objetivo de oferecer sólida base científica, aliada à experiência profissional. Para alcançar a eficiência na formação dos estudantes, atua com corpo docente qualificado e sistematicamente capacitado para o atendimento pedagógico mais personalizado e direcionado para as demandas reais do mercado de trabalho.

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Objetivo Geral

Formar o profissional licenciado em História qualificado para o pleno exercício no campo educacional, documental e cultural. Apoiada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a instituição oferece conhecimento sobre a história do homem e das civilizações, de forma a estimular o pensamento crítico-reflexivo. Instrumentaliza o estudante para o exercício da docência proporcionando conhecimentos que lhe permitam a capacidade de elaborar, implementar e avaliar o ensino-aprendizagem, envolvendo os aspectos históricos, sociais e culturais para o desenvolvimento da sociedade, por meio de sua inserção nos espaços educacionais formais e não formais, utilizando metodologias ativas e tecnologias.

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Objetivo Específicos
  • Desenvolver competências e habilidades para a prática profissional responsável e ética, comprometida com a qualificação da educação básica do país e da região utilizando para tanto, atividades pedagógicas curriculares, extracurriculares, complementares e de extensão e as capacidades necessárias para o exercício da docência em História, com conhecimentos técnicos, histórico-sociais, humanísticos, estéticos, ambientais e multiculturais;
  • Formar o graduado em História para que seja capaz de dominar diferentes concepções metodológicas que irão fundamentar a construção de categorias para a investigação e análise referentes à sua área de atuação;
  • Apreender o processo de construção da Historiografia e os conhecimentos básicos referentes às épocas históricas, considerando as diversas tradições civilizatórias e sua inter-relação com a atualidade;
  • Problematizar as relações entre tempo e espaço, com o objetivo de compreender a existência de uma hierarquia dos diferentes elementos que participam de um contexto histórico e a importância desses elementos para o seu entendimento;
  • Indicar e justificar problemas para investigação que envolvam aspectos históricos, estabelecendo delimitações relevantes (espaço, tempo, temática, cronologia, corrente de análise etc.);
  • Conhecer e identificar os principais fundamentos das escolas clássicas historiográficas para a fundamentação teórica capaz preparar o estudante para identificar e classificar as diferentes narrativas, metodologias, concepções e teorias históricas.
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Áreas de Atuação

O profissional titulado pelo Curso de História – Licenciatura da UniAteneu poderá exercer a docência na Educação Básica, nos níveis Fundamental II e Médio, seja ele público ou privado, e prestar atendimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estará habilitado para exercer atividades educativas em museus, bibliotecas, editoras, associações, centros culturais e outros espaços públicos e privados que contemplem o saber histórico e o ensino em suas atividades, bem como exercer a pesquisa em órgãos governamentais ou instituições privadas que necessitem de profissional que desempenhe esta função, ou cujos propósitos correlacionem-se com este saber.

Poderá seguir também a continuidade da sua formação em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em História ou áreas afins, de modo a habilitar-se para a docência no Ensino Superior. O licenciado em História poderá atuar como professor do componente curricular no Ensino Fundamental e Médio, das redes públicas e privadas, além de atuar como consultor e produtor de materiais didáticos e participantes de projetos culturais integradores nos mais diversos âmbitos (governo, instituições privadas e sociedade civil).

Ainda, poderá envolver-se em projetos educacionais relacionados à História, material didático para escolas, memória e patrimônio – instituições de preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico, entidades públicas e privadas nos setores cultural, artístico e turístico e realizar a gestão documental em arquivos públicos e privados (organizar arquivos pessoais ou empresariais que documentam a história de famílias e empresas).

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Competências e Habilidades Profissionais

Em termos de habilidades e competências gerais necessárias à formação do professor/historiador, ao final do Curso de História – Licenciatura, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido:

  • O domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • A capacidade de problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, da constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
  • O conhecimento de informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
  • O conhecimento das fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
  • Noções teórico-práticas relacionadas à pesquisa, à produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
  • A criatividade e eficiência na utilização das novas mídias e tecnologias, tanto como fontes de pesquisa quanto como instrumentos pedagógicos;
  • A compreensão da realidade de sua futura prática como professor, cujos valores devem ultrapassar a sala de aula, e que repudia ideologias e práticas que arranhem a dignidade humana, como o racismo, a discriminação e o preconceito;
  • O domínio de conteúdos histórico-historiográficos que são objeto de ensino no nível básico;
  • O domínio das concepções teóricas e metodológicas que orientam o trabalho de investigação, a análise das relações sócio-históricas e sua contextualização;
  • A capacidade de transformar o saber acadêmico em saber escolar, de modo a produzir, criticar e transmitir conhecimentos, utilizando técnicas e métodos pedagógicos adequados aos diversos conteúdos ministrados e seus níveis de ensino;
  • A capacidade de criticar reflexivamente os suportes didáticos e paradidáticos, como também a produção desses, que permitam ampliar as formas de ler e interpretar a História;
  • O domínio dos conteúdos que integram o currículo do Ensino Básico, na área, bem como das dimensões legal, social, cultural, política e econômica da Educação;
  • A capacidade de utilizar métodos e técnicas de pesquisa no ensino de História e na produção de conhecimento a respeito da prática docente;
  • Os conhecimentos sobre a historicidade das manifestações sociais, políticas, econômicas e culturais da história do tempo presente, com vista a estabelecer a relação presente-passado no ensino de História;
  • O domínio e aplicação das novas tecnologias ao ensino de História;
  • A capacidade de trabalhar, no cotidiano escolar, de forma interdisciplinar.
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Diferenciais do Curso
  • Evento cultural: Semana da Educação;
  • Iniciação à pesquisa científica;
  • Compromisso social;
  • Integração entre teoria e prática;
  • Monitoria;
  • Atividades de extensão: congressos, seminários, simpósios e eventos similares, para interação entre a comunidade acadêmica e comunidade social;
  • Projetos comunitários;
  • Núcleo de Apoio à Carreira;
  • Encaminhamento para estágio remunerado;
  • Parcerias com escolas públicas;
  • Atividades culturais, sociais, desportivas e científicas;
  • Periódico: Revista Educação e Ensino.
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Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos tem como objetivo aproximar estudantes das discussões, produção e divulgação interna e externa da pesquisa científica no Ensino Superior. Tem como tarefa desenvolver pesquisa e produção de trabalhos científicos, utilizando como ponto de encontro os espaços virtuais de comunicação.

Formas de Ingresso

Conheça a

Matriz Curricular

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1º Período
História da Educação e da Língua Portuguesa

Sociologia e Antropologia da Educação 

Teorias Linguísticas 

Planejamento de Carreira

Bases do Ensino Ativo

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2º Período
Língua Portuguesa – Semântica  

Teoria da Literatura 

Língua Portuguesa – Sintaxe

Didática 

Sociolinguística

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3º Período
Linguística Aplicada ao Ensino do Português

Filosofia da Educação

Língua Latina

Língua Portuguesa – Morfologia

Metodologia do Trabalho Científico

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4º Período
Literatura Brasileira

Fonologia do Português

Literatura Infanto Juvenil

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Psicologia da Educação

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5º Período
Literatura Portuguesa

Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental

Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Avaliação Organizacional e Planejamento da Educação

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6º Período
Educação e Tecnologias

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 

Textos Fundamentais de Poesia em Língua Portuguesa 

Textos Fundamentais de Ficção em Língua Portuguesa

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa – Ensino Fundamental (Observação)

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7º Período
Educação Especial e Inclusão Social

Literatura Comparada

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

Gestão Educacional em Ambientes Não Escolares

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa – Ensino Médio (Observação)

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8º Período
Disciplina Eletiva

Política e Gestão Educacional

Posicionamento Profissional

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa – Ensino Fundamental (Intervenção)

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa - Ensino Médio (Intervenção)

UniAteneu

Galeria do Curso

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GRADUAÇÃO

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CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO

Pesquisa de Avaliação Institucional

Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor fortalezas e suas fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.

Com esse intuito a UniAteneu vem pedir a sua contribuição em responder esse questionário para avaliar nossos serviços e crescermos juntos.

Lembre-se: “Nossa direção quem aponta é você!”