A Medicina Veterinária, ao longo de mais de meio século de profissão regulamentada, vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde coletiva, na produção de alimentos seguros e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.
O Curso de Medicina Veterinária da UniAteneu tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. A formação acadêmica deve proporcionar aos alunos as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes à luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhes a livre escolha de suas futuras atividades profissionais, nas áreas da saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda regional ou nacional.
A finalização do curso com os estágios obrigatórios e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possibilitará aos alunos dirigirem seus conhecimentos e aprendizagem, na busca de suas definições profissionais.
O Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ateneu possui uma excelente infraestrutura de laboratórios, seguindo todas as exigências do Ministério da Educação (MEC); professores mestres e doutores; unidade acadêmica com localização privilegiada, ao lado do Terminal de Messejana e a poucos metros da Rodovia BR-116; e clínica veterinária própria, com atendimento sendo realizado à toda comunidade.
Formar profissionais habilitados para atuar com amplitude nas multifacetadas competências estabelecidas pela Lei Federal nº 5.517, que dispõe sobre o exercício profissional do médico veterinário (clínica e cirurgia veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, zootecnia e produção animal, sanidade animal, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural), com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, tornando-se agentes propagadores de mudanças e capazes de trabalhar em equipe, tendo a sua atuação pautada por valores éticos e compromissos com o desenvolvimento sustentável, participando ativamente, com competência e postura profissional, no contexto social e ambiental.
A formação do médico veterinário terá como objetivos específicos dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício profissional das seguintes competências e habilidades específicas:
I. Habilitar os formandos para atuar, com amplitude nas multifacetadas competências estabelecidas pela Lei Federal nº 5.517, que dispõe sobre o exercício profissional do médico veterinário.
II. Proporcionar aos alunos o embasamento teórico, prático e instrumental para a produção de proteínas de origem animal.
III. Instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na área da Medicina Veterinária.
IV. Desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor para que o médico veterinário possa, depois, transmitir esses requisitos aos que o procuram profissionalmente.
V. Desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com ordem, método e tino empresarial.
VI. Proporcionar uma visão sistêmica do ensino da Medicina Veterinária e das técnicas e pesquisas, no âmbito da realidade social – local, regional, nacional e mundial.
VII. Formar profissionais competentes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade da assistência médica veterinária.
VIII. Desenvolver entre os alunos a capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras.
IX. Oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando à integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.
O médico veterinário tem amplo campo de trabalho nas áreas de atenção à saúde animal e humana, ensino e pesquisa, podendo desenvolver atividades em:
– Clínica e cirurgia de animais de pequeno e de grande porte;
– Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos;
– Centros de pesquisa: atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias;
– Indústria de produtos para animais: acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, assim como cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente;
– Indústria de produtos de origem animal: fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal;
– Manejo e conservação de espécies: estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação e implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais;
– Perícia técnica: avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos;
– Produção e sanidade animal: Controlar a saúde de rebanhos e prevenir e controlar doenças em propriedades rurais;
– Saúde pública veterinária: prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores e atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental;
– Tecnologia de produção animal: desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético e alimentação;
– Tecnologia de reprodução animal;
– Desempenhar o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial e reprodução assistida;
– Ensino superior: atuar na regência de cadeiras ou disciplinas, especificamente, médico-veterinárias, bem como na direção das respectivas seções e laboratórios; direção e fiscalização do ensino da Medicina Veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;
– Educação e extensão rural: trabalhar a organização da educação rural relativa à pecuária.
Quando nos referimos às especialidades em Medicina Veterinária, são aquelas reconhecidas no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs, através da Resolução CFMV nº 935/2009, que normatizou o registro de títulos de especialista em áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia. Atualmente, oito entidades estão habilitadas para concederem o título de especialista. São elas: Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais; Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária, Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, Associação Brasileira de Oncologia Veterinária, Associação Brasileira de Patologia Veterinária, Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva, Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária e Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira.
As especialidades reconhecidas são: Clínica Médica de Pequenos Animais, Acupuntura, Dermatologia, Oncologia, Patologia, Medicina Veterinária Intensiva, Cirurgia Veterinária, Anestesiologia e Homeopatia. Entretanto, com a exigência do mercado por profissionais cada vez mais qualificados, vários cursos de especializações são ofertados por diversas instituições, em diferentes áreas da Medicina Veterinária, cujos títulos adquiridos pelo concludente são considerados como de pós-graduação latu sensu.
Coordenadora: Profª. Drª. Márcia Helena Niza Ramalho Sobral
Doutora em Biotecnologia, mestra em Ciências Veterinárias, especialista em Avicultura e graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Avicultura. É docente da graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior nas disciplinas de “Elaboração de Projetos” e “Empreendedorismo e Avicultura” e é capacitada em ações de P&D&I, Gestão de Inovação e Propriedade Intelectual. Atualmente, atua como analista de negócios no Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é conselheira efetiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) na atual gestão e é coordenadora do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ateneu.
Transferência Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Escolha a Forma de Ingresso
Transferência
Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.
Transferência
Processo fácil de transferência com até 100% de aproveitamento das disciplinas.
Planejamento de Carreira
Bases do Ensino Ativo
Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos
Citologia, Histologia e Embriologia
Bioquímica
Atividades de Extensão
Deontologia e Legislação Médica Veterinária
Anatomia Topográfica dos Animais Domésticos
Metodologia da Pesquisa Científica
Genética Animal
Embriologia e Histologia Animal
Microbiologia Veterinária
Atividades de Extensão
Fisiologia dos Sistemas Estruturais
Epidemiologia
Bases Socioantropológicas e Filosóficas em Saúde
Bem-Estar Animal
Gestão Empreendedora
Forragicultura e Pastagens Nativas
Parasitologia Veterinária
Atividades de Extensão
Fisiologia dos Sistemas Complementares
Melhoramento Genético Animal
Imunologia Veterinária
Zootecnia Geral
Patologia Geral Veterinária
Nutrição e Alimentação Animal
Atividades de Extensão
Farmacologia Veterinária
Bioestatística
Patologia Clínica Veterinária
Produção de Ruminantes
Patologia Especial Veterinária
Semiologia Veterinária
Atividades de Extensão
Toxicologia e Plantas Tóxicas
Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos
Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos
Zoonoses e Saúde Pública
Terapêutica Veterinária
Biotecnologias da Reprodução Animal
Patologias da Reprodução Animal
Atividades de Extensão
Avicultura
Anestesiologia Veterinária
Equinocultura e Clínica de Equinos
Bases da Técnica Cirúrgica
Manejo e Clínica de Animais Silvestres
Diagnóstico por Imagem
Higiene e Inspeção de Alimentos de Origem Animal
Responsabilidade Socioambiental
Clínica Médica de Cães e Gatos
Clínica Cirúrgica de Animais Ruminantes
Clínica Cirúrgica de Cães e Gatos
Clínica Médica de Animais Ruminantes
Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Ginecologia e Obstetrícia Veterinárias
Atividades de Extensão
Disciplina Eletiva (Evolução da Área)
Estágio Supervisionado Interno
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Elaboração
Estágio Supervisionado Externo
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Orientação
Copyright © 2022 SOCIEDADE EDUCACIONAL EDICE PORTELA LTDA. Todos os direitos reservados.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor fortalezas e suas fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.
Com esse intuito a UniAteneu vem pedir a sua contribuição em responder esse questionário para avaliar nossos serviços e crescermos juntos.
Lembre-se: “Nossa direção quem aponta é você!”