Nutrição

O diferencial do Curso de Nutrição da UniAteneu é formar profissional nutricionista generalista com percepção crítica da realidade, capaz de desenvolver atividades técnico-científicas específicas nas áreas da Nutrição e da Alimentação Humana.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial)

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANATOMIA HUMANA

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA

BIOQUÍMICA

BIOQUÍMICA METABÓLICA

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS E BROMATOLOGIA

COMUNICAÇÃO E MARKETING EM NUTRIÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

DIETOTERAPIA

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

ESTAGIO SUPERVISIONADO - ADMINISTRAÇÃO EM UAN

ESTAGIO SUPERVISIONADO - NUTRIÇÃO CLÍNICA HOPITALAR

ESTAGIO SUPERVISIONADO - NUTRIÇÃO SOCIAL

FARMACOLOGIA

FISIOLOGIA HUMANA

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO 

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO

GENÉTICA

GESTÃO DA QUALIDADE DAS UANS

HIGIENE DE ALIMENTOS E LEGISLAÇÃO

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

NUTRIÇÃO GERIÁTRICA

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

NUTRIÇÃO NOS CICLOS DE VIDA

PARASITOLOGIA

PATOLOGIA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TCC ELABORAÇÃO

TCC ORIENTAÇÃO

TÉCNICA DIETÉTICA

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE

TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Graduação em Nutrição e as atribuições do nutricionista estabelecidas pelo Conselho Federal de Nutrição (CFN), o perfil desejado do egresso do Centro Universitário Ateneu é formar um profissional que atue na promoção e recuperação da saúde, na prevenção de doenças, com formação generalista, humanista e crítica em todas as áreas do conhecimento de alimentação e nutrição humana, pautado em princípios éticos com reflexões sobre a realidade econômica, política e cultural. O Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu foi autorizado pela portaria nº 583 do Ministério da Educação (MEC) de 17 de agosto de 2015.
Espera-se também que o egresso do Curso de Nutrição da UniAteneu esteja apto em relação à:

– Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
– Respeitar os mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética.
– Avaliar, sistematizar e decidir as condutas apropriadas, visando o uso adequado da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
– Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral e manter o sigilo e a confidencialidade das informações a ele confiadas.
– Tomar decisões e gerenciar equipes interdisciplinares visando o bem-estar da comunidade.
– Gerenciar e administrar, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos e materiais, sendo capaz de assumir liderança em equipes de saúde ou mesmo enquanto gestor ou empregador.
– Aprender continuamente, seja na sua formação ou ainda na sua prática, tendo a responsabilidade e o compromisso com a educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, transmitindo conhecimentos e propiciando condições para o confronto da teoria com a prática.
– O currículo do curso permite a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais, despertando, já nos primeiros períodos da faculdade, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.

+ -
Por que cursar Nutrição na UniAteneu?

Os diferenciais do Curso de Nutrição podem ser agrupados em qualidades que a seguir são elencados:

– Amplo espaço de convivência.

– Laboratórios de informática com computadores e os sistemas operacionais mais utilizados pelos departamentos pessoais (Sistema Fortes) e um amplo acervo de recursos tecnológicos que auxiliam os professores a ministrar suas aulas (datashow, caixas de som, DVD e TV).

– Unidades acadêmicas situadas em localizações estratégicas em relação aos outros cursos da região, servida por linhas de ônibus regulares nas proximidades do Terminal de Messejana (Unidade Lagoa de Messejana) bem como da avenida Bezerra de Menezes e Humberto Monte (Unidade Harmony – Bezerra de Menezes). O curso agrega alunos de todos os bairros circunvizinhos de Messejana, assim como de cidades próximas a Fortaleza, como Eusébio, Aquiraz e Maracanaú.

– O corpo docente do curso é formado por profissionais reconhecidamente capacitados, composto por especialistas, mestres e doutores estimulados ao trabalho interdisciplinar que integra diferentes áreas do mercado.

– Suporte aos alunos por meio dos órgãos orientadores para a vida profissional: Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que por intermédio de parcerias junto às organizações do Estado, ofertam periodicamente vagas de estágio e empregos aos nossos alunos e os capacita por meio de cursos e palestras; Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), que busca resolver dificuldades de cunho econômico ofertando bolsas e financiamentos e oferece apoio psicossocial, por meio de psicólogos especialistas para o exercício da atividade acadêmica.

– Atividades com ênfase no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social das organizações.

– Conexão wireless gratuita em todas as unidades acadêmicas que oferta o curso.

– Proporcionar visitas técnicas em organizações nas diversas áreas de atuação do nutricionista, fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de conhecer e avaliar a aplicação prática das diversas teorias do magistério aprendidas em sala de aula.

– As disciplinas de Metodologia Cientifica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estimulam os alunos a participarem dos programas de iniciação à pesquisa cientifica.

– O curso proporciona o Dia do Profissional Nutricionista, um evento que é realizado anualmente oferecendo aos seus alunos e à comunidade profissional e acadêmica: minicursos, oficinas, atividades de nossa cultura e palestras.

– A graduação possui uma Liga Acadêmica de Atendimento Nutricional para atuação dos estagiários a partir do 6º semestre com o estágio de Saúde Coletiva, com atendimento nutricional para a comunidade acadêmica.

– O curso possui um coordenador atuante, sempre disponível para resolver situações de ordem acadêmica.

+ -
Objetivo Geral

De acordo com as DCNs do Curso de Graduação em Nutrição, considerando o caráter interdisciplinar da profissão nutricionista, o currículo do curso permite a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais, despertando, já nos primeiros períodos da faculdade, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.
O currículo está centrado no nutricionista como profissional de saúde generalista, que trabalha com alimentação e nutrição. Sendo assim, o egresso do Curso de Nutrição da UniAteneu deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares do MEC, que o propiciará um enorme leque de funções e oportunidades estendendo a inúmeros postos de trabalho públicos ou privados.
O objetivo do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu é formar profissional nutricionista generalista com percepção crítica da realidade, capaz de desenvolver atividades técnico-científicas específicas nas áreas da Nutrição e da Alimentação Humana, com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

+ -
Diferenciais

O curso conta com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades cotidianas do nutricionista, destacando-se os laboratórios de bioquímica e bromatologia, microbiologia, nutrição e dietética, análise sensorial, cinesiologia, dentre outros. Nestes laboratórios se desenvolvem a maior parte das atividades práticas necessárias para a atuação profissional do nutricionista.

Buscando aproximar os alunos da vivência profissional, os docentes do curso incentivam a prática de visitas técnicas guiadas a locais onde existe a atuação de nutricionistas nas mais diversas áreas. Além disso, as atividades de extensão também promovem esse contato maior do aluno com o campo de trabalho, onde o aprendizado não se concentra apenas na sala de aula, mas nas experiências vivenciadas fora dela.

+ -
Objetivos Específicos

– Qualificar os profissionais nutricionistas com base em saberes específicos que se traduzam em competências e habilidades pertinentes às suas áreas de atuação.

– Preparar profissionais criteriosos e inovadores, capazes de analisar e compreender os padrões socioculturais do meio, interagindo e realizando intervenções pautadas na ética, sendo capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo, de forma integrada e contínua, visando à resolução do problema de saúde.

– Promover formação teórica articulada à prática, baseada numa perspectiva que contemple os conhecimentos específicos, associado a uma formação humanística e holística.

– Formar profissionais com capacidade de análise e de síntese, preparados para a solução de problemas e para a construção do conhecimento.

+ -
Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação do nutricionista com base na resolução nº 600/2018 do CFN:

I. Área de Nutrição em Alimentação Coletiva – Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN):

– Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN):

– Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Institucional (pública e privada):
– Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar
– Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
– Serviço Comercial de Alimentação

II. Área de Nutrição Clínica – Assistência Nutricional e Dietoterápica Hospitalar, Ambulatorial, em Nível de Consultórios e em Domicilio:

– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Hospitais, Clínicas em Geral, Hospital-Dia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Spas Clínicos.
– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Serviços e Terapia Renal Substitutiva.
– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Ambulatórios e Consultórios.
– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Bancos de Leite Humano (BLH) e Postos e Coleta.
– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Lactários.
– Assistência Nutricional e Dietoterápica em Centrais de Terapia Nutricional.
– Atenção Nutricional Domiciliar (pública e privada).
– Assistência Nutricional e Dietoterápica Personalizada (Personal Diet).

III. Área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico – Assistência Nutricional e Dietoterápica para Atletas e Desportistas.

– Área de Nutrição em Saúde Coletiva – Assistência e Educação Nutricional Individual e Coletiva:

– Políticas e Programas Institucionais:
– Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN):
– Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar
– Atenção Básica em Saúde:
– Área de Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos

VI. Área de Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – Atividades de coordenação, ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição, cursos de aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e outros da área de Saúde ou afins:

– Coordenação/Direção.
– Docência (Graduação).
– Pesquisa.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

– Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
– Contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
– Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.
– Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
– Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional e de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
– Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.
– Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; e planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
– Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
– Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
– Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
– Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
– Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição.
– Atuar em marketing de alimentação e nutrição.
– Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
– Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana.
– Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.
– E investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

+ -
Especialidades

Existem diversas especialidades para os nutricionistas, essas especializações vão desde a nutrição clínica, passando pelas patologias e as diversas fases da vida, até a administração de unidades de alimentação e nutrição, onde o foco são os alimentos, as boas práticas e legislações. Destacam-se as especializações em:

  • NUTRIÇÃO FUNCIONAL
  • NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL
  • NUTRIÇÃO EM GERIATRIA
  • NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA
  • NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR
  • NUTRIÇÃO EM ONCOLOGIA
  • NUTRIÇÃO E FITOTERÁPICOS
  • GESTÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
  • GESTÃO DA QUALIDADE E CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE ALIMENTOS
  • NUTRIÇÃO E ESTÉTICA
  • NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL
+ -
Coordenação do Curso

Coordenadora: Profª. Ma. Gerusa Matias dos Santos

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, especializanda em Alimentos Funcionais e Nutrigênomica: implicações práticas na nutrição clínica e graduada em Nutrição. É docente desde 2010, com experiência em coordenação de graduação e de pós-graduação. Atualmente, é coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu.

Curriculum Lattes | [email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO