Odontologia

O Curso de Odontologia da UniAteneu tem o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde bucal da população e para a formação de agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 Semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial

Matriz Curricular

+ -
Lista de disciplinas
ANÁLISE DE CONJUNTURAS SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL

ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO

ANATOMIA HUMANA

ATENÇÃO BÀSICA

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BIOÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL

BIOQUÍMICA

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

CLÍNICA INTEGRADA DA REABILITAÇÃO E ATENÇÃO AO IDOSO

MicrobiologACLÍNICA INTEGRADA DE ATENÇÃO A CRIANÇAia e Imunologia

CLÍNICA INTEGRADA DE ATENÇÃO A CRIANÇA E PACIENTES COM NESSECIDADES ESPECIAIS

CLÍNICA INTEGRADA DE ATENÇÃO AO ADULTO

CLÍNICA PREVENTIVA E RESTAURADORA

COMUNICAÇÃO OFICIAL

DENTÍSTICA

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE

DIREITOS HUMANOS

DOR OROFACIAL E TERAPIAS INTEGRATIVAS

EMBRIOLOGIA  E HISTOLOGIA  ORAL E GENÉTICA

ENDODONTIA 

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

ERGONOMIA E SEGURANÇA NA PRÁTICA ONDOTOLÓGICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ATENÇÃO PRIMÁRIA

Dentística AESTÁGIO SUPERVISIONADO ATENÇÃO SECUNDÁRIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ATENÇÃO TERCEÁRIA

ESTOMATOPATOLOGIA ORAL E MAXILO FACIAL

FARMACOLOGIA GERAL E APLICADA A ODONTOLOGIA

FISIOLOGIA HUMANA

FLUXO DIGITAL EM ODONTOLOGIA

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

MULTICULTURALISMO DIVERSIDADE E RELAÇÕES ETINICO RACIAL

OCLUSÃO DENTAL E MORFOLOGIA DENTAL

ODONTOLOGIA DO ESPORTE

ODONTOLOGIA DO TRABALHO

ODONTOLOGIA HOSPITALAR 

ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

PATOLOGIA HUMANA

PERIODONTIA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL E GESTÃO EM ODONTOLOGIA

TCC - ElabARADIOLOGIA E IMAGINOLOGIAoração

REABILITAÇÃO ORAL E PROTÉTICA

REABILITAÇÃO ORAL E PROTÉTICA (PRÓTESE TOTAL E PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL)

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TÉCNICAS CIRÚRGICAS E IMPLANTODONTIA

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Sobre o curso

Considerada uma profissão relativamente nova, a Odontologia vem passando por diversas transformações nas últimas décadas referentes às crenças e concepções da sociedade acerca da profissão, à formação dos recursos humanos e ao perfil dos profissionais, bem como às tendências do mercado de trabalho. Levando em conta os números promissores do setor odontológico, já é possível notar que este mercado tem grande potencial para quem deseja abrir uma nova empresa. Nos últimos anos, por exemplo, o setor faturou mais de R$ 38 bilhões segundo levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O Curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário Ateneu foi autorizado pela portaria nº 825 do Ministério da Educação, de 23 de novembro de 2018.

+ -
Por que cursar Odontologia na UniAteneu?

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo? Sabia que exportamos conhecimento para o mundo todo através de nossas universidades, que estão entre as principais publicadoras de artigos científicos neste setor? Sabia que somos considerados por muitos países do Primeiro Mundo como referência nos tratamentos odontológicos? E que, de quebra, temos muitos profissionais brasileiros em cargos de extrema importância em universidades e empresas do setor mundo afora? Além disso, analisando a indústria de saúde como um todo, o setor odontológico apresenta grande estabilidade e superávit de modo constante de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo).

Com todos esses números e a estabilidade de um setor que se mantém em constante superávit, certamente o mercado da Odontologia merece ser visto com bons olhos por investidores e novos empreendedores interessados em expandir seus rendimentos. Veja outras razões para investir neste setor:

– Com a grande oferta de profissionais qualificados no mercado, é possível montar grandes equipes de dentistas e disponibilizar serviços de excelência.

– Apesar da estabilidade do setor, há espaço para crescimento no tratamento de pacientes, quando pensamos, por exemplo, que somente 3,8% das crianças com até cinco anos estão livres das cáries, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS).

– O brasileiro respeita e se importa com tratamentos odontológicos de qualidade.

– Com as inovações recentes deste mercado, é possível investir em tratamentos e equipamentos inovadores, como os alinhadores transparentes ou os avanços em Ortodontia Digital.

– Diante do fortalecimento do segmento de franquias odontológicas, investir em uma marca consolidada é uma ótima opção para vencer os riscos iniciais de abertura de um negócio.

Portanto, vir estudar na UniAteneu é buscar o diferencial da equipe pedagógica, da formação humanista e ética, além de um networking que o mercado de trabalho exige.

 

+ -
Áreas de Atuação

O cirurgião dentista tem amplo campo de trabalho nas áreas de atenção à saúde, ensino e pesquisa, podendo desenvolver atividades em:

– Atenção ambulatorial básica integral da saúde: Profissional generalista aberto aos procedimentos práticos especializados, para atuar no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), unidades e centros de saúde, clínicas e policlínicas de atenção primária e especializada, centro de especialidades odontológicas e em consultório particular e clínica particular.
– Atenção hospitalar: Hospitais gerais, conhecer os cuidados básicos com os pacientes de trauma e atuação de emergência em cirurgia bucomaxilofacial e especializados.
– Serviços de saúde em empresas.
– Órgãos de administração e gerência de saúde em instituições públicas e privadas.
– Organizações da sociedade civil (OSCs) com atuação na área de saúde.
– Ensino de Odontologia e outras áreas de nível médio e universitário.
– Instituições de pesquisa.
– Instituições militares.
– Atuação como profissional liberal nas 23 especialidades reconhecidas pelo CFO.

+ -
Objetivo Geral

Contribuir para a melhoria da saúde bucal da população e para a formação de agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania.

Também é objetivo do Curso de Graduação em Odontologia da UniAteneu formar cirurgiões dentistas cidadãos, com uma visão ampla do processo saúde/doença, com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional de Odontologia, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada.

+ -
Objetivos Específicos

– Formar cirurgião dentista capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social, onde a Odontologia deixa de ser realizada de uma forma puramente tecnicista, passando a considerar o perfil biopsicocultural do ser humano.

– Formar cirurgião dentista que saiba identificar e resolver os problemas de saúde/doença bucal no cidadão e que tenha capacidade de discutir estratégias, linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva.

– Formar profissionais de Odontologia para atender à demanda social de influência da UniAteneu, oferecendo novas oportunidades educacionais, voltadas para a integração no mercado de trabalho.

– Priorizar o caráter social do atendimento na área de saúde bucal, infundindo no profissional de Odontologia a visão do paciente como um todo orgânico, fisiológico, mental e socialmente integrado.

– Desenvolver uma mentalidade eminentemente preventiva no campo da Odontologia, preparando o profissional para trabalhar nas atividades de saúde pública, beneficiando a comunidade através de programas de alcance social.

– Promover no estudante a competência do desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, capacitando-o a dar continuidade no processo de formação acadêmica e/ou profissional, que não termina com a concessão do diploma de graduação.

– Oferecer condições para atualização técnico-científica dos profissionais de Odontologia na área de influência da UniAteneu.

+ -
Especialidades em Odontologia

– Acupuntura

– Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais

– Dentística

– Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

– Endodontia

– Estomatologia

– Homeopatia

– Implantodontia

– Odontogeriatria

– Odontologia do Esporte

– Odontologia do Trabalho

– Odontologia Legal

– Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

– Odontopediatria

– Ortodontia

– Ortopedia Funcional dos Maxilares

– Patologia Oral e Maxilo Facial

– Periodontia

– Prótese Bucomaxilofacial

-Prótese Dentária

– Radiologia Odontológica e Imaginológica

– Saúde Coletiva

– Harmonização Orofacial

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O profissional da Odontologia egresso da UniAteneu deverá também desenvolver as seguintes habilidades:

 

– Respeitar os princípios éticos e legais inerentes ao exercício profissional.

– Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.

– Formação humanizada voltada para a atenção à saúde integral dos pacientes, focando na atenção à saúde em todos os níveis de atenção primária, secundária e reabilitação do sistema estomatognático.

– Atuar de modo multiprofissional e interdisciplinar enfatizando a promoção da saúde, baseado na convicção científica, da cidadania e da ética.

– Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

– Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.

– Um profissional multidisciplinar habilitado para atuar na saúde pública e privada com conhecimento científico e técnico.

– Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

– Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva.

– Identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios bucomaxilofaciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle.

– Cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios.

– Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais.

– Comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações.

– Obter e eficientemente gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente.

– Aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade.

– Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas.

– Organizar, manusear e a avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente.

– Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais e biotecnologia) no exercício da profissão.

 

+ -
Diferenciais do Curso

Os diferenciais do Curso de Odontologia da UniAteneu são agrupados nas seguintes qualidades:

– Amplo espaço de convivência.
– Laboratórios de informática com computadores e os sistemas operacionais mais utilizados pelos departamentos pessoais (Sistema Fortes) e um amplo acervo de recursos tecnológicos que auxiliam os professores a ministrar suas aulas (datashow, caixas de som, DVD e TV).
– Laboratórios pré-clínicos de última geração, proporcionando aos alunos um excelente meio para desenvolver suas habilidades manuais e intelectuais antes do primeiro contato com o paciente.
– Unidade acadêmica com localização estratégica em relação aos outros cursos da região, servido por linhas de ônibus regulares, estando próxima ao Terminal de Messejana. O curso agrega alunos de todos os bairros circunvizinhos, assim como de cidades próximas a Fortaleza, como Eusébio, Aquiraz e Maracanaú.
– O corpo docente do curso é formado por profissionais reconhecidamente capacitados, composto por especialistas, mestres e doutores estimulados ao trabalho interdisciplinar que integra diferentes áreas do mercado.
– Suporte aos alunos por meio dos órgãos orientadores para a vida profissional: Núcleo de Apoio a Carreira (NAC), que por intermédio de parcerias junto às organizações do Estado, ofertam periodicamente vagas de estágio e empregos aos nossos alunos e os capacita por meio de cursos e palestras; Centro de Apoio Estudantil (CAE), que busca resolver dificuldades de cunho econômico ofertando bolsas e financiamentos e oferece apoio psicossocial, por meio de psicólogos especialistas para o exercício da atividade acadêmica.
– Atividades com ênfase no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social das organizações.
– Conexão wireless gratuita em toda a unidade acadêmica.
– Proporcionar visitas técnicas em organizações nas diversas áreas de atuação do cirurgião dentista, fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de conhecer e avaliar a aplicação prática das diversas teorias do magistério aprendidas em sala de aula.
– As disciplinas de Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estimulam os alunos a participarem dos programas de iniciação à pesquisa científica.
– O curso proporciona o Dia do Cirurgião Dentista, evento realizado anualmente, oferecendo aos seus alunos e à comunidade profissional e acadêmica minicursos, oficinas, atividades de nossa cultura e palestras.
– O curso possui um coordenador atuante, sempre disponível para resolver situações de ordem acadêmica.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenadora: Profª. Drª Manoela Moraes de Figueirêdo

Doutora em Odontologia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (Slmandic), mestre em Odontologia pela Faculdade Ingá e especialista em Radiologia pela mesma instituição de ensino superior, especialista em Ortodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), especialista em Endodontia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), aperfeiçoamento em Endodontia pela Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará (ABO-CE) e graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu, é membra do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UniAteneu e presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial. Tem experiência na área de Odontologia com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Titanium, Orthodontic Wires, Nickel, Manifestações Bucais, Bactérias e Cementos Endodônticos.

Curriculum Lattes | [email protected]

 

 

INDICA ODONTO

INDIQUE ODONTOLOGIA PARA SEUS AMIGOS.

indica odonto

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO