Pedagogia
Estrutura Curricular
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Introdução à História da Educação |
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Fundamentos de Pedagogia |
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Planejamento de Carreiras* |
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Sociologia e Antr. da Educação – EAD |
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Pesquisa e Prática Pedagógica
(Atuação do Pedagogo)
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Filosofia da Educação |
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Didática* |
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Metodologia do Trab. Científico* |
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Fundamentos das Séries Iniciais |
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Pesquisa e Prática Pedagógica
(Prática Escolar)
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
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Psicologia da Educação |
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Fundamentos da Educ. Infantil |
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Avaliação Organizacional e Planejamento da Educação – EAD |
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Leitura e Produção Textual |
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Pesquisa e Prática Pedagógica (Estudo do Tema) |
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Língua Portuguesa (Cont. e Métodos) |
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Alfabetização e Letramento |
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Avaliação da Aprendizagem – EAD |
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Pesquisa e Prática Pedagógica (Metodologia) |
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Estágio Supervisionado I |
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Ludicidade e Recreação* |
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Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
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Matemática (Conteúdos e Métodos) |
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História e Geografia (Conteúdos e Métodos) |
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Pesquisa e Prática Pedagógica (Fundamentação Teórica) |
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Educação de Jovens e Adultos |
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Gestão Pedagógica |
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Fundamentos da Gestão Escolar* |
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Pesquisa e Prática Pedagógica
(Instrumental)
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Estágio Supervisionado II (Ensino Fundamento) |
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Libras* |
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Ciências (Conteúdos e Métodos) |
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Educação Inclusiva |
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Multiculturalismo Diversidade e Relações Étnico-raciais – EAD |
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Arte em Educação |
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Pesquisa e Prática Pedagógica (TCC) |
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Psicomotricidade |
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Informática Aplicada à Educação* |
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Temas Avançados e Transversais na Educação – EAD |
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Posicionamento Profissional* |
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Estágio Supervisionado III (Gestão Escolar) |
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Estágio Supervisionado II* |
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Sobre o Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia
Portarias:
Reconhecimento de curso – Portaria 914 de 27/12/2018 – Messejana
Reconhecimento de curso – Portaria 820 de 29/10/2015 – Messejana
Autorização de curso – Portaria 399 de 1/6/2015 – Ant. Bezerra
Autorização de curso – Portaria 232 de 4/12/2015 – Pecém
Turno:
Matutino/Noturno
Grau:
Licenciatura
Duração:
4 (quatro) anos
Oferta do Curso
UNIDADES | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | ||||
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Manha | Tarde | Noite | Manha | Tarde | Noite | ||
Messejana |
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Antônio Bezerra |
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Pecém |
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Siqueira |
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Bezerra de Menezes |
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Coordenadores do Curso
Unidade Antônio Bezerra
Coordenação:
Profa. Bruna Germana Nunes Mota
Unidade Messejana
Coordenação:
Profa. Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
Missão
A formação integral do profissional do Curso de Graduação em Pedagogia, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético, além da capacidade de julgar e agir corretamente, formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e social, conforme as exigências da sociedade moderna. O curso foi reconhecido com nota 4 (“Muito bom”) pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).
Objetivos
Objetivo Geral
Formar profissionais, na área de educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.
Objetivos Específicos
Formar professores para exercer funções de:
– Magistério na Educação Infantil;
– Magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
– Magistério nos cursos do Ensino Médio na modalidade normal de educação profissional;
– Gestão na instituição escolar;
– Em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Perfil do Egresso
O profissional é habilitado para atuar nas áreas da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio na modalidade normal de Educação Profissional, na gestão escolar e implementação de projetos em sistemas formais e não formais de educação; atividades científico-tecnológicas do campo educacional
Habilidades
Gerais
Segundo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia a formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à:
a) Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
b) Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
c) Utilização dos recursos da informática.
Específicas
O profissional formado deverá ser capaz de:
– Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
– Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
– Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
– Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
– Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
– Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
– Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
– Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
– Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
– Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
– Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
– Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
– Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
– Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental / ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
– Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
– Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
Diferenciais do Curso
– Evento cultural: semana da Pedagogia;
– Iniciação a pesquisa;
– Laboratório para prática de ensino: brinquedoteca;
– Compromisso social;
– Integração entre teoria e prática;
– Monitoria;
– Atividades de extensão;
– Núcleo de Apoio a carreira;
– Encaminhamento para estágio;
– Parcerias com escolas públicas.
Corpo Docente
Barbara Pimenta de Oliveira
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/ UFC) e orientadora de estudo da Secretaria Municipal de Educação (SME), do município de Fortaleza, do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5). Atualmente, é professora da educação básica da rede municipal de Fortaleza e do Curso de Pedagogia da UniAteneu. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE). Suas áreas de estudos são: Educação Matemática, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem.
Cristiane Aragão de Pontes Cabral
Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú- UVA . Especialista em Linguistica aplicada e Ciências da Educação. Tem experiência na área Alfabetização e letramente, capacitação de professores e Ensino Médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos da Educação Infantil e nas Series Iniciais.
Hele Maria Guerreiro Tavares
Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2002). Pós-Graduação em Educação Universidade Federal Fluminense UFF(2006). Mestrado em Educação – Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO (2009). Pesquisa sobre a implementação da Lei 10.639/03 em Niterói. Formação de professores Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos- UERJ (2012).Atuou na Formação de professores Educação em Direitos Humanos Universidade Federal do Ceará-UFC Virtual (2012). Formação de professores EaD-UniAteneu (2014).
Janote Pires Marques
Doutorado em Educação Brasileira (2014) e mestrado em História Social (2008), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC); licenciatura em História (1998) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, é professor da UniAteneu. Tem experiência na formação de professores e nas áreas de História e de Educação, com ênfase em ensino e pesquisa em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, história da moda e da indumentária, teorias da História.
Jeimes Mazza Lima
Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (1996), Especialização em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006) e é Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Reformas Educacionais. Atua como professor formador da Universidade Aberta do Brasil, com as disciplinas: Didática Geral, Metodologia da Pesquisa e Introdução a Educação a Distância.
João Carlos Rodrigues da Silva
Doutor em Linguística (Análise Crítica do Discurso) pela Universidade de Brasília, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará e graduado em Letras também pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da UniAteneu, da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e do Colégio Militar de Fortaleza. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso midiático, referenciação, argumentação e gêneros textuais.
Jose Deusimar Rodrigues
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(1988), graduação em Bacharel em Teologia pelo Seminário Teologico Betel – Faculdade Teológica(1982), especialização em Pos-graduação Lato Sensu em Teoria Psicanalítica pela Faculdade Redentor(2002), especialização em Psicanalise Clinico pela Faculdade Redentor(2003), especialização em Psicanálise Didáta pela Sociedade Psicanalitica Ortodoxa do Brasil(2002), especialização em Pós Graduação em Teoria Psicanalítica e Didáta pela Faculdade Redentor RJ(2002) e doutorado em Doutor em Psicanálise pela Rede Internacional de Ensino Livre(2013). Atualmente é professor da UniAteneu e Coordenador do Colegio Irmã Maria Montenegro.
Karine Martins Saldanha
Graduada em Fisioterapia – UNIFOR, Especialização em Libras – Docência, Tradução e Interpretação – em curso. Monitora voluntária da disciplina LIBRAS – UNIFOR. Pós-Graduando em andamento Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Terapias Manuais- UNIFOR. Cursando Instrutor de LIBRAS – CREAECE.
Lucicleide de Souza Barcelar
Possui Suficiência Investigadora (Diploma de Estudos Avançados) em “Calidad Educativa en un Mundo Plural ” Universidade de Barcelona (2003) e Doutorado em Pedagogia Social – Universidade Autónoma de Barcelona (2008). Com pós-doutorado pela Universidad de Valladolid em 2016. Atualmente, é professora da UniAteneu, nos cursos de Graduação em Administração e Pedagogia.Atualmente é pesquisadora responsável do Grupo de Estudo Choque Cultural. Editora responsável da revista Gestão e Desenvolvimento.
Luciola Lima Caminha Pequeno
Especialização em Docência em Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Atualmente é professora do curso de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza.
Sâmia de Alencar Sousa
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, também pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da aprendizagem, orientação sexual, inteligências múltiplas, educação infantil, alfabetização e educação de jovens e adultos.
Silvia Leticia de Abreu
Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo. Especialista em Administração Escolar, Gestão em Didática de Ensino Superior e Gestão em Negócios. Possui graduação em Letras – Português / Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Atualmente é professora da UniAteneu e do Colégio da Polícia Militar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e na área de Gestão em Negócio.
Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2011); mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Ateneu e presidente da Comissão Própria de Avaliação
(CPA) da Faculdade Ateneu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, gestão escolar democrática e planejamento educacional.
Bruna Germana Nunes Mota
Doutoranda em Educação, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC – 2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação NHIME/ UFC.
Atua nos eixos: História, Memória da Educação, Práticas Culturais Digitais, Educação Inclusiva, especificamente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Educação de gênero e sexualidade. Foi coordenadora de Tutoria do curso técnico de redes de computadores
no programa e-Tec pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) 2015. Bolsista CAPES.
Hele Maria Guerreiro Tavares
Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2002). Pós-Graduação em Educação Universidade Federal Fluminense UFF(2006). Mestrado em Educação – Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO (2009). Pesquisa sobre a implementação da Lei 10.639/03 em Niterói.
Formação de professores Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos- UERJ (2012).Atuou na Formação de professores Educação em Direitos Humanos Universidade Federal do Ceará-UFC Virtual (2012). Formação de professores_Centro Universitário Ateneu -UNIATENEU (2014).
Line de Lima Maria Gadelha
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, 2017. Tecnóloga em Lazer pela Faculdade Estácio do Ceara – FiC, 2016. Ex bolsista do PROGRAD da disciplina Educação Popular do curso de Pedagogia, UECE, 2016. Concluiu MBA em Administração e Negócios,
UNIATENEU 2019, cursando sua segunda especialização em Psicopedagogia pela UNIATENEU. Atualmente é professora da modalidade presencial e Tutora EAD do curso de graduação em Pedagogia, Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU.
Fernanda Sleiman Rodrigues
Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Ceará (2008) e mestrado em História Contemporânea – Universidade de
Santiago de Compostela (2011) e Doutoranda em Historia Contemporânea das Américas na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Atualmente é professor titular da Faculdade Ateneu (FATE) e Na Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando na linha de pesquisa principalmente nos seguintes temas: Historia social da musica popular brasileira, historia do brasil e das Américas, poesia, TIC e literatura brasileira.
INSCRIÇÕES ABERTAS