Psicologia

O Curso de Psicologia da UniAteneu oferece ao estudante a qualidade no ensino, com os excelentes professores, e a oferta do curso qualificada para o mercado de trabalho e a formação com acompanhamento do aluno durante toda a graduação.

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TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial

Por Dentro do Curso

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Apresentação

O Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu tem como seu paradigma a formação do (a) psicólogo (a) com embasamento nas Ciências da Saúde, com habilidades e competências para atuar no âmbito de promoção da saúde e bem-estar de forma integral e complexa. O perfil complexo e plural da Psicologia efetiva-se em uma proposta de formação generalista, crítica, reflexiva, ética e transformadora, que contempla o caráter multifacetado da ciência psicológica, apontando uma diversidade de possibilidades tanto no que se refere às suas bases epistemológicas e metodológicas, quanto às suas áreas de atuação.

O (a) psicólogo (a) é um profissional com formação em nível superior e sua atividade profissional está regulamentada pela lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Durante o curso, o estudante de Psicologia pesquisa novos caminhos a partir de dados já existentes; forma opiniões convergentes ou divergentes, atuando com a crítica ou avanço em uma determinada pesquisa; realiza estudos com bases em experimentos, observação, estudos de casos, análises neurológicas e farmacológicas, além de estudar em grupos multidisciplinares vários outros conteúdos. A sua atuação como profissional liberal consiste na assistência ao ser humano, participando da promoção, proteção e recuperação de sua saúde psíquica.

O Curso de Psicologia da UniAteneu atende a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), contemplando a cidade de Fortaleza e os municípios de Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Itaitinga, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Caucaia dentre outros. A graduação em Psicologia prepara para a vida, visa despertar o encanto pela profissão e, principalmente, formar profissionais qualificados e competentes para atuar com os indivíduos, grupos e instituições. Para funcionamento na unidade acadêmica Antônio Bezerra, o curso foi autorizado pela portaria nº 703 do Ministério Da Educação (MEC) de 02 de outubro de 2015. Para implantação na unidade Grand Shopping, o curso foi autorizado pela portaria nº 915 do MEC de 27 de novembro de 2015.

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Por que cursar Psicologia na UniAteneu?

Considerada uma das profissões do futuro, o Curso de Psicologia da UniAteneu se destaca por acompanhar as transformações sociais contemporâneas, com atenção para o sujeito em seu contexto coletivo, formando profissionais atentos à observação constante nas diversas áreas de atuação, tornando-se capaz de atender pessoas, grupos e instituições e às suas respectivas demandas em diferentes setores no contexto competitivo do mundo do trabalho.

O Curso de Psicologia da UniAteneu possibilita aos alunos o conhecimento acerca do desenvolvimento humano e da realidade social, permitindo ao egresso do curso atuar em situações de promoção da saúde e de intervenção nos cenários de crise e sofrimento psíquico; além da área organizacional, através de melhorias nos ambientes das organizações; e desenvolve práticas mediadoras em instituições públicas e serviços do Terceiro Setor. A partir das distintas abordagens do conhecimento humano, dialoga de forma intersetorial com as demais profissões e políticas, tornando-se um (a) profissional capaz de atuar com métodos e técnicas para elaboração de projetos multi e interdisciplinar.

A UniAteneu oferta o Curso de Psicologia com qualidade e reconhecimento no mercado, disponibilizando ao aluno acompanhamento no processo formativo, com excelentes professores e uma estrutura adequada às demandas. Nosso diferencial é reconhecer os projetos acadêmicos e profissionais dos alunos e potencializar sua integração ao mundo do trabalho, de forma ética, responsável e comprometida com valores e com a evolução da carreira. Acompanhamos os alunos desde o processo de ingresso até a conclusão do curso, mediando com flexibilidade as atividades teóricas e práticas no cotidiano, com aulas cuja metodologia articula e desenvolve conteúdos programáticos reflexivos e potencializadores de oportunidades, com aulas em laboratórios, visitas de campo, realização de eventos formativos, cursos, capacitações, grupos de estudo, grupos de pesquisa e demais atividades integrativas

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Objetivo Geral

Formar integralmente o (a) psicólogo (a), assegurando uma formação humana, integral, em excelência, proporcionando conhecimentos teóricos, práticos, técnicos e éticos, possibilitando efetivas oportunidades de desenvolvimento pessoal e uma inserção qualificada para atuação profissional no âmbito do trabalho e da práxis social contemporânea.

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Objetivos Específicos

– Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento de uma ciência psicológica moderna e atualizada.

– Oferecer conhecimentos práticos que sirvam de suporte e complemento para o estudo dos fenômenos biopsicossociais.

– Promover o desenvolvimento de habilidades de avaliação, planejamento, intervenção e crítica, necessárias à utilização do conhecimento teórico e técnico, na prevenção e na assistência dos problemas psicológicos em diferentes contextos.

– Desenvolver um campo propício à reflexão filosófica e epistemológica da teoria e da prática do psicólogo, nas principais áreas de atuação profissional.

– Sensibilizar o aluno para a promoção de uma postura ética, respeitosa aos direitos humanos e conscienciosa de seu papel como cidadão, compromissado com a realidade social na qual está inserido.

– Promover a investigação científica, incentivando a efetiva participação dos alunos em pesquisas na ciência psicológica.

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Áreas de Atuação

Diante da diversidade de cenários institucionais dos campos de atuação e as demandas da sociedade brasileira, considera-se indispensável para a formação profissional do psicólogo a inserção do estudante nas políticas públicas vinculadas à saúde, à educação, ao trabalho, à assistência social, à justiça, ao esporte, ao transito dentre outras. Para a formação em Psicologia, as ênfases curriculares do curso constituem aprofundamento de estudos em recortes específicos dos conteúdos, articulados ao núcleo comum de formação. Elas buscam enfatizar os métodos e formas de atuação do exercício profissional em diversos contextos, a capacidade de atuar em diversas áreas e atender às demandas do estado do Ceará e da Região Nordeste do país. A estrutura curricular proposta prioriza o contato com a prática profissional, favorecendo, dessa forma, um maior intercâmbio entre teoria e prática.

As políticas públicas, sociais e afirmativas absorvem a maior quantidade de profissionais nos serviços públicos, especialmente, nas áreas: Educação, saúde, assistência social, esporte, políticas para a infância, adolescência, juventude, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Nesse contexto, o psicólogo (a) pode participar de equipes multidisciplinares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com serviços de saúde na atenção básica, especializada e de alta complexidade, nos hospitais públicos e nos serviços da saúde mental: Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e residências terapêuticas. Também podem atuar no âmbito educacional nas escolas públicas particulares, além dos serviços no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

No âmbito das políticas afirmativas, existem os serviços de atendimentos especializados para os respectivos públicos: atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência, atendimento às mulheres em situação de violência, atendimento a idosos em situação de violência e atendimento especializado às pessoas com deficiência.  Observa-se como campo e atuação que demanda a intervenção dos psicólogos (as) na área organizacional, o serviço em empresas, indústrias, consultorias, atuação com gestão e saúde do trabalhador. Considera-se as áreas em processo de expansão para a Psicologia na atualidade: Ambiental, esporte, trânsito, jurídica, forense e avaliação psicológica. A principal área de demanda e exercício profissional na atualidade ainda corresponde à clínica.

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Competências e Habilidades Profissionais

A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

– Atenção à saúde.

– Tomada de decisões: O trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

– Comunicação.

– Liderança.

– Administração e gerenciamento.

– Educação permanente.

– A proposta de formação articula os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos seguintes eixos estruturantes: Fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.

– Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia.

– Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional.

– Fenômenos e processos psicológicos que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente.

– Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.

– Práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.

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Diferenciais do Curso

O aluno ao escolher o Curso de Psicologia, faz uma escolha por uma profissão e um projeto de vida. A Psicologia se configura hoje como uma profissão do futuro, pois na sociedade contemporânea, no contexto de intensidade e complexidade vivenciado nas relações sociais, comunitárias, familiares, a Psicologia desponta como uma possibilidade de refletir, acolher, cuidar e oferecer suporte e oportunidades em diversas áreas. A formação em Psicologia é generalista, pluralista, dinâmica e possibilita uma vasta oportunidade de experiência profissional nos campos: clínica, saúde, educação, organizacional, social, comunitária, esporte, trânsito dentre outros.

Buscamos sensibilizar os alunos com a oferta de qualidade no ensino, com os excelentes professores, e a oferta do curso qualificada para o mercado de trabalho e a formação com acompanhamento do aluno durante toda a graduação. O diferencial consiste em oportunizar o diálogo e a interação com o campo de atuação, situando o contexto e a realidade do mundo do trabalho e articulando ao desejo de uma formação profissional ou da experiência de abertura para novos campos de trabalho. O aluno que escolhe a Psicologia escolhe um projeto de vida, a realização de um desejo pessoal.

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Coordenação do Curso

Coordenadora: Profª. Ma. Carla Maria Holanda de Lima Façanha

Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo como linha de pesquisa estudos socioambientais com área de concentração voltada para Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade. É especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Psicologia pela Unifor, com foco de atuação direcionado há mais de 15 anos na implantação e execução dos subsistemas de gestão de pessoas, voltados para a área de captação e desenvolvimento de pessoas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho por competência.

Além de trabalhos voltados para a consultoria, tem atuação como professora universitária, ministrando disciplinas correlatas ao âmbito da trajetória profissional desenvolvida e ministra cursos e palestras na área de competência profissional, gestão de carreiras, gestão de projetos e como coordenadora de cursos, exercendo atividades voltadas à gestão acadêmica/didático-pedagógico e gestão política e institucional do curso. Como pesquisadora, possui estudos voltados às práticas e reflexões relacionadas à gestão de pessoas, responsabilidade social corporativa, educação universitária e sustentabilidade socioambiental. Atualmente, é coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade acadêmica Grand Shopping.

Curriculum Lattes | [email protected]

 

Matriz Curricular

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Lista de Disciplinas
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA BREVE

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO

BASES DO ENSINO ATIVO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO (AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PSICODIAGNÓSTICO)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO (PROCESSOS GRUPAIS)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO (DIAGNÓSTICO)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO (INTERVENÇÃO)

ÉTICA,CIÊNCIA E PROFISSÃO

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HUMANISTA

FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO

INTERFACES EM PSICOLOGIA

INTERVENÇÕES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

NEUROCIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO

NEUROPSICOLOGIA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E VOCACIONAL

PESQUISA EM PSICOLOGIA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PRÁTICAS INTEGRATIVAS: DESENVOLVIMENTO HUMANO

PRÁTICAS INTEGRATIVAS: INSTITUIÇÕES

PRÁTICAS INTEGRATIVAS: OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA

PRÁTICAS INTEGRATIVAS: SAÚDE PÚBLICA

PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

PSICOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES

PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONCEPÇÃO Á ADOLESCÊNCIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: JUVENTUDE, MATURIDADE E VELHICE

PSICOLOGIA DOS GRUPOS

PSICOLOGIA E INCLUSÃO

PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR

PSICOLOGIA HOSPITALAR

PSICOLOGIA JURÍDICA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

PSICOLOGIA SOCIAL: MATRIZES

PSICOLOGIA, POLÍTICAS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS

PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E HISTORICIDADE

PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO E DA PERSONALIDADE

PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E NEUROCOGNITIVO

PSICOTERAPIA: INFÂNCIA E ADOLECÊNCIA 

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: COMPORTAMENTAIS

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: HUMANISMO

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: PSICANÁLISE

TEORIAS E TÉCNICAS: BEHAVIORISMO

TEORIAS E TÉCNICAS: HUMANISMO

TEORIAS E TÉCNICAS: PSICANÁLISE

TESTES PROJETIVOS

TESTES PSICOMÉTRICOS

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