Diante da diversidade de cenários institucionais dos campos de atuação e as demandas da sociedade brasileira, considera-se indispensável para a formação profissional do psicólogo a inserção do estudante nas políticas públicas vinculadas à saúde, à educação, ao trabalho, à assistência social, à justiça, ao esporte, ao transito dentre outras. Para a formação em Psicologia, as ênfases curriculares do curso constituem aprofundamento de estudos em recortes específicos dos conteúdos, articulados ao núcleo comum de formação. Elas buscam enfatizar os métodos e formas de atuação do exercício profissional em diversos contextos, a capacidade de atuar em diversas áreas e atender às demandas do estado do Ceará e da Região Nordeste do país. A estrutura curricular proposta prioriza o contato com a prática profissional, favorecendo, dessa forma, um maior intercâmbio entre teoria e prática.
As políticas públicas, sociais e afirmativas absorvem a maior quantidade de profissionais nos serviços públicos, especialmente, nas áreas: Educação, saúde, assistência social, esporte, políticas para a infância, adolescência, juventude, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Nesse contexto, o psicólogo (a) pode participar de equipes multidisciplinares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com serviços de saúde na atenção básica, especializada e de alta complexidade, nos hospitais públicos e nos serviços da saúde mental: Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e residências terapêuticas. Também podem atuar no âmbito educacional nas escolas públicas particulares, além dos serviços no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
No âmbito das políticas afirmativas, existem os serviços de atendimentos especializados para os respectivos públicos: atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência, atendimento às mulheres em situação de violência, atendimento a idosos em situação de violência e atendimento especializado às pessoas com deficiência. Observa-se como campo e atuação que demanda a intervenção dos psicólogos (as) na área organizacional, o serviço em empresas, indústrias, consultorias, atuação com gestão e saúde do trabalhador. Considera-se as áreas em processo de expansão para a Psicologia na atualidade: Ambiental, esporte, trânsito, jurídica, forense e avaliação psicológica. A principal área de demanda e exercício profissional na atualidade ainda corresponde à clínica.