Cursos de especialização da UniAteneu de diferentes áreas concluem disciplina com experiência prática de gamificação no Apoena Ecopark

A metodologia aplicada na atividade de gamificação no encerramento da disciplina de “Criatividade e Inovação” dos cursos de MBAs foi desenvolvida pela Serh Consultoria.

Alunos dos cursos de MBAs em Administração e Negócios, Controladoria e Finanças, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica da Logística e Vendas e Estratégias Comerciais da Pós-Graduação do Centro Universitário Ateneu participaram no dia 04 de maio, no Apoena Ecopark, de uma atividade de gamificação para o encerramento das atividades da disciplina de “Criatividade e Inovação”, conduzida pelo prof. Ronald Aires Rosa, docente da disciplina para alunos de todos estes MBAs. A metodologia aplicada na atividade foi desenvolvida pela Serh Consultoria.

Foi uma experiência ao ar livre com dinâmica em trilha, uso de bússola e a realização de vários desafios para trabalhar as competências comportamentais. Como a proposta da aula era sobre criatividade e inovação, o prof. Ronald Aires conta surgiu da própria turma a ideia de a aula ser feita de uma forma diferente, inovadora e criativa, onde os alunos pudessem vivenciar as competências comportamentais fora de sala tradicional. Os alunos aceitaram e assim foi realizada a atividade final, em ambiente externo onde eles puderam vivenciar a experiência de desenvolver todos estes aspectos.

“A disciplina já era gamificada, desde o início. Na primeira aula, nós dividimos a turma em nove equipes, que passaram a trabalhar juntas tanto para elaborar um projeto que seria avaliado para a nota no final do curso, podendo ser um projeto de lançamento de um produto ou de uma empresa inovadora. Porém, em cada aula já trabalhávamos em paralelo com atividades de gamificação, como competições de jogos e quiz virtual e as equipes passaram a ganhar pontos numa disputa para gerar engajamento. E para finalizar, resolvemos fazer a atividade final em ar livre no Apoena Ecopark”, relatou o prof. Ronald Aires.

Ele explica que a grande vantagem para os alunos foi de eles poderem praticar, em vez de ser uma aula baseada apenas com os slides e a discussão da importância de certas competências. “Para termos uma proposta realmente inovadora e transformadora, levamos os discentes para campo para colocar em prática as competências comportamentais, tomar decisões, avaliar cenários e ouvir opiniões dos colegas para poder enfrentar os desafios que o contexto lúdico da história estava a propor. Então, foi realmente uma experiência bem desafiadora com excelentes feedbacks”, afirmou o docente.

“Tivemos uma aula de campo no complexo Apoena Ecopark. Foi uma experiência incrível, pois durante todo o dia formos colocados a nos desafiar. Foram momentos em que precisamos pensar estrategicamente, trabalhar em equipe, usar habilidades, ter visão holística do ambiente e lidar com conflitos internos e externos, porém, sem perder o foco nas atividades, na dinâmica, no enigma e nos desafios. Foi muito enriquecedor o dia, pois saímos com sentimento de que quando unimos as forças e os pensamentos estão focados num só objetivo, os resultados são muito satisfatórios. Foi um aprendizado para a vida e um aprendizado inesquecível. Foi um dia para ficar marcado!”, relatou Carlos Eugenio, aluno do MBAs em Vendas e Estratégias Comerciais da UniAteneu.