Cursos de Tecnologia da Informação da UniAteneu promoveram a 1ª Competição de Capture The Flag (CTF) da CyberSEC

A 1ª Competição de CTF da CyberSEC reuniu oito equipes formadas por alunos dos quatro cursos em uma competição intensa, onde as habilidades técnicas e o trabalho em equipe foram postos à prova.

Os cursos de Tecnologia da Informação (TI) do Centro Universitário Ateneu promoveram no dia 10 de maio, na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, a 1ª Competição de Capture The Flag (CTF) da CyberSEC, que contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Redes de Computadores da UniAteneu. O evento reuniu oito equipes formadas por alunos dos quatro cursos em uma competição intensa, onde as habilidades técnicas e o trabalho em equipe foram postos à prova.

A competição começou com uma atmosfera de tensão e expectativa, enquanto as equipes se preparavam para enfrentar uma série de desafios cibernéticos. Os competidores tiveram 40 minutos para concluir o desafio, onde cada equipe correu contra o tempo para resolver uma variedade de desafios. A equipe vencedora resolveu o último desafio restando apenas dois minutos para encerrar a competição. Os grupos que conquistaram o segundo e terceiro lugares concluíram os desafios na sequência. A equipe que ficou na terceira colocação finalizou o desafio com apenas 15 segundos para o término do evento.

“A disputa revelou o quanto cada segundo foi crucial. O evento foi importante porque também permitiu que os alunos colocassem à prova as suas habilidades interpessoais, como a comunicação eficaz, a liderança, o manejo emocional e a gestão de conflitos, mostrando que a experiência vai além das habilidades técnicas. A competição foi um teste de trabalho em equipe, resiliência e habilidades interpessoais que são essenciais no mundo da tecnologia”, afirmou o prof. Me. Sandro Costa Mesquita, coordenador dos cursos de graduação em TI da UniAteneu.