III Colóquio de Psicologia proporcionou troca de conhecimentos e experiência entre alunos, professores e profissionais da Psicologia

O III Colóquio de Psicologia da UniAteneu teve como tema geral “A Psicologia como escuta terapêutica na urgência”.

Aconteceu entre os dias 03 a 05 de junho, nas unidades acadêmicas Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes, o III Colóquio da Psicologia, cujo tema geral foi “A Psicologia como escuta terapêutica na urgência”, promovido pelo Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu. O evento reuniu alunos que cursam a partir do 3º semestre as disciplinas de “Práticas Integrativas” e “Estágios Profissionais”. Ao longo dos três dias do colóquio, ocorreram mesas redondas, palestras e apresentações dos alunos das disciplinas citadas.

No dia 03 de junho, na unidade Grand Shopping, aconteceu a abertura do período da manhã com a mesa redonda sobre “Plantão psicológico e psicoterapia breve: urgência em pauta”, com a participação da psicóloga Jaiana Cristina Cândido Morais (CRP: 11/16744), que deu ênfase à clínica de Gestalt-Terapia, à Psicologia da dor e ao plantão psicológico. Na ocasião, ainda teve a mesa sobre a temática “Plantão psicológico on-line: desafios e perspectivas de atuação”, com o psicólogo Davi Lopes da Silva (CRP: 11/19864), que focou a sua abordagem na Psicologia Perinatal e no plantão psicológico.

Ainda no período noturno, na unidade Grand Shopping, ocorreram as mesas redondas sobre o tema “Psicologia, saúde e urgência: diálogos necessários”, com a psicóloga Maria Lourdlayne Santiago Leitão (CRP: 11/14344). Na ocasião, ela deu ênfase à urgência e emergência psicológica.  Já o graduando em Psicologia José Waldo Saraiva Neto, aluno do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), abordou sobre o tema “Psicologia e urgência: vivências de um estagiário”.

Na unidade Harmony – Bezerra de Menezes, a abertura do III Colóquio de Psicologia foi realizada pela docente do Curso de Psicologia da UniAteneu, Bruna Myrla Ribeiro Freire (CRP 11/16331), que trouxe como tema de sua apresentação “A Psicologia como escuta terapêutica na urgência”. No período noturno, a mesa redonda teve como referência a mesma temática que foi conduzida pela docente do Curso de Psicologia da UniAteneu, Dhâmaris Fonseca do Amarante (CRP 11/17528); e pela psicóloga Denise dos Santos Tavares (CRP 11/16956).

“Gostaria de compartilhar a minha experiência como acadêmica de Psicologia durante o III Colóquio de Psicologia da UniAteneu com o tema ‘A Psicologia como escuta terapêutica na urgência”. Foram três dias muito intensos e cheios de aprendizados. Tivemos a oportunidade de assistir à apresentação de casos maravilhosos, que nos permitiram aprofundar nosso conhecimento e refletir sobre a prática clínica. A mesa redonda foi um dos pontos altos do evento. Foi extremamente enriquecedora e acredito que ajudou a esclarecer várias dúvidas dos participantes. Além disso, foi inspirador ver como esse formato incentivou muitos de nós a querer atuar no plantão psicológico e a buscar essa vivência tão significativa. Esses dias foram de grande valor para a minha formação e estou certa de que as lições aprendidas vão contribuir muito para minha futura prática profissional”, relatou a Roberta Nascimento Cavalcante, aluna do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Harmony – Bezerra de Menezes.

“Sinto-me muito feliz em descrever um pouco sobre o III Colóquio de Psicologia e do quão gratificante e enriquecedor foi para mim. Este foi o primeiro colóquio que pude participar devido ao tempo que eu tinha disponível, e participando deste, pude perceber o quanto eu perdi por não participar dos outros. Expresso a minha felicidade e gratidão por tudo o que foi realizado. Também tive a oportunidade de fazer parte da comissão, onde todas as meninas se dedicaram ao máximo para ajudar neste evento. Parabenizo, principalmente, ao nosso coordenador Rômulo Nunes, que se dedicou ao evento e a todos que fizeram eu sair dessa experiência muito mais rica de conhecimentos”, afirmou Alice Paiva do Nascimento Morais, aluna do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Grand Shopping.

“O Colóquio de Psicologia já é uma marca registrada do Curso de Psicologia da UniAteneu. É sempre um momento extremamente rico e de trocas de saberes inestimáveis para o nosso fazer na ciência psicológica. Nesse terceiro colóquio, tecemos sobre a necessidade de ampliarmos a nossa escuta a partir daquilo que é emergente e urgente. Socialmente falando, vivemos em tempos onde o sofrimento psicológico é cada mais recorrente e múltiplo, então, vivenciar experiências amplificadoras com os alunos do curso refletirá consequentemente na aplicabilidade dessas potencialidades no mercado de trabalho, tornando assim o meio social mais humanizado e amparado no que se apresenta como sofrimento psíquico na contemporaneidade”, contextualizou sobre como foi o evento o prof. Francisco Rômulo Silva Nunes (CRP 11/13633), coordenador interino do Curso de Psicologia da UniAteneu.