Julho Verde: Curso de Odontologia da UniAteneu reforça prevenção ao câncer de boca no município de Aquiraz

Atividade mobilizou alunos da instituição, além de envolver pescadores e agricultores da região

O curso de Odontologia da UniAteneu promoveu na última segunda-feira, 10 de julho, atividade de educação em saúde e prevenção ao câncer de boca, no município de Aquiraz. Pescadores e agricultores da região participaram da ação, que contou com a distribuição de kits de higiene oral, entrega de amostras de protetor solar e atendimento odontológico para o rastreamento de lesões bucais.

A iniciativa integra o projeto Prevenir é Tratar, idealizado pela professora Joyce Magalhães, e faz parte da campanha nacional Julho Verde, responsável por conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço. Joyce, que também é mestra em Estomatologia e Patologia Oral, alerta sobre a exposição excessiva ao sol, como um dos fatores determinantes para o surgimento da doença. “Além do fumo, a exposição solar crônica representa um importante fator etiológico para o surgimento de lesões em lábio. Por isso, nosso público-alvo foram pescadores e agricultores de Aquiraz, município da região metropolitana de Fortaleza”, explicou.

Durante a programação, os trabalhadores tiveram, ainda, um momento de imersão e conhecimento sobre o câncer de boca, no qual puderam identificar, de forma interativa, possíveis alterações e desordens malignas apresentadas em fotos e ilustrações.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Recursos Hídricos, e equipe local de saúde bucal, coordenada por Dilmar Amaral, cirurgião-dentista do município. O professor da UniAteneu, Nicolau Babadopulos, o auxiliar de saúde bucal Uri Mateus e os alunos, Silvia Helena, Abraão Monteiro, Sérgio Filho, Jamile Vieira, Aline Vitória e Fábio Macedo também mobilizaram a atividade.

CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca é uma das lesões malignas que acometem a região de cabeça e pescoço. Atinge, em sua maioria, indivíduos do sexo masculino, sendo o quarto tumor mais frequente em homens e diagnosticado, na maioria das vezes, em estágio avançado.

A doença se caracteriza por um tumor maligno, que afeta, tanto estruturas internas à boca como gengivas, bochechas, céu da boca e língua, como os lábios, que correspondem à estrutura externa.

O Instituto Nacional do Câncer estima que até o final de 2023, a região Nordeste registre 3.500 novos casos da doença. 2.350 diagnósticos em homens e 1.150 em mulheres.

Fatores de risco que podem aumentar a incidência deste tipo de neoplasia maligna são, fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, falta de higiene oral e até dieta pobre em frutas e vegetais.

PROJETO PREVENIR É TRATAR

O projeto Prevenir é Tratar foi desenvolvido por professores e alunos da disciplina Estomatopatologia Oral e Maxilofacial, do curso de Odontologia, da UniAteneu, no semestre 2023.1, com objetivo de pesquisar e discutir sobre as lesões da cavidade oral, além de levar atendimento odontológico às comunidades.