Professora do Curso de Direito da UniAteneu conquista Prêmio Extraordinário na Universidade de Salamanca

A profª. Drª. Larissa Maria de Queiroz, docente do Curso de Direito da UniAteneu, foi a ganhadora do Prêmio Extraordinário 2021 da Universidade de Salamanca (USal) na Espanha.

O Centro Universitário Ateneu comemora: uma de suas professoras do Curso de Direito foi ganhadora do Prêmio Extraordinário 2020-2021 da Universidade de Salamanca (USal) na Espanha, na área de Sociedade e Comportamento do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas. Foi a profª. Drª. Larissa Maria de Queiroz, que defendeu em outubro de 2020 a tese intitulada “A percepção da imprensa escrita de Fortaleza (CE) sobre o discurso de gênero dos políticos e igrejas cristãs”. A tese foi dirigida por grandes investigadores da universidade, como os professores Enrique Cabero Morán e María Esther Martínez Quinteiro.

Segunda a profª. Drª. Larissa Queiroz, o tema do conteúdo midiático presente na tese premiada é uma soma de conteúdos interdisciplinares, somando os aspectos históricos, antropológicos, jurídicos, políticos e sociais. O desenvolvimento da pesquisa teve como premissa entender o discurso religioso sobre gênero, e como o posicionamento conservador da política e da mídia tem a ver com este discurso e o prejuízo social no desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da igualdade no Brasil. A pesquisa trouxe um debate de implicações políticas e religiosas sobre o discurso de gênero, de conteúdo interdisciplinar.

O trabalho traduz os discursos religiosos através de lideranças de igrejas católicas e evangélicas em Fortaleza, comparando com o conteúdo da imprensa escrita de quatro periódicos de influência local. A contribuição desta pesquisa foi comprovar para a sociedade que o discurso conservador contribui para que o entendimento sobre perspectiva de gênero e de direitos humanos não sejam difundidos, sejam limitados e até vedados a sua promoção através de políticas públicas, que o discurso infundado e alheio às questões legais, meramente morais, continuem a prevalecer e a retroceder às questões igualitárias.

Parceria institucional

A UniAteneu e a Universidade de Salamanca possuem uma parceria institucional, o que possibilitou que a docente Larissa Maria de Queiroz pudesse fazer o seu doutorado na Espanha e ganhar o prêmio extraordinário. “Receber esta premiação é para mim muito significativo por ser uma tese desenvolvida em uma universidade de referência, onde também realizei o meu mestrado. Foi uma surpresa e fiquei muito feliz não só com a nota e a premiação obtida, mas também com toda a pesquisa que realizei. Enfim, foi uma honra ter essa possibilidade de concorrer e ganhar o prêmio na Universidade de Salamanca”, relatou com felicidade a profª. Drª. Larissa Queiroz. Ela ainda afirma que isto demonstra a seriedade e a qualidade do programa de parceria oferecido pela UniAteneu.

Relações Internacionais

Para a responsável pela Coordenação de Relações Internacionais, Asael Canal Basaldua, o reconhecimento representado pelo prêmio é muito importante e vem se somar à instituição. “Esse reconhecimento reafirma a vocação de um centro de excelência na pesquisa da área e, neste caso específico, o acerto de uma política de cooperação com grandes centros internacionais”, afirmou Asael Basaldua.