TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL ISABEL FERREIRA: ESTUDO DE CASO

Curso:

Serviço Social

Orientador:

Juliana Hilário Maranhão

Banca Examinadora:

Ana Lourdes Maia

Juliana Hilario Maranhão

Autor(es):

JULIANA MONTEIRO RODRIGUES
MARCELINA BATISTA DA CRUZ

Ano de Publicação:

Resumo:

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global de Desenvolvimento – TGD que implica na dificuldade de comunicação e interação social, necessitando, portanto, de políticas públicas de inclusão. Ademais, a luta por reconhecimento do Transtorno do Espectro Autista – TEA por afirmação teve seu auge em 2012 com a Lei nº 12.764/12 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA, concedendo- lhes direito de acesso à cidadania. A inclusão não se restringe às pessoas com deficiência, mas abrange também sujeitos que se sintam excluídos e que, assim como as pessoas com deficiência, lutam para garantir os seus direitos. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino fundamental e teve como objetivo a realização de uma análise sobre o sentido da inclusão do autista na Instituição de Ensino Isabel Ferreira, buscando compreender quais os meios e recursos disponibilizados para atender a educação especial e quais os sentidos dados à inclusão pelos profissionais da educação da escola supramencionada, tendo como público alvo da pesquisa, profissionais da educação da referida escola. Este estudo é de cunho qualitativo com abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais que na escola atuaram ou atuam com crianças com TEA. Com a realização da pesquisa, foi possível entrar em contato com o campo de pesquisa e de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido no curso de Serviço social, bem como perceber que o assunto acerca da inclusão, diz respeito à diversidade, uma vez que cada pessoa tem suas particularidades e singularidades.

Palavras-chave:

Inclusão; Espectro autista; Criança e adolescente.