TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR DOS PROFISSIONAIS DA REDE AQUARELA

Curso:

Serviço Social

Orientador:

Elaine Marinho Bastos

Banca Examinadora:

Jennifer Cicera dos Santos Faustino

Juliana Hilario Maranhão

Autor(es):

Antonia Erilane Lauriano Alves da Costa
Janaine Rodrigues dos Santos
Layanne Carvalho de Araújo
Maria Edineuma da Silva
Tatiana Silva Fernandes

Ano de Publicação:

Resumo:

O abuso sexual que ocorre contra crianças e adolescentes de ambos os sexos no seio familiar é uma prática, que historicamente se manifesta em todas as classes sociais e que ainda é muito velada pelas vítimas que sofrem o abuso, por seus familiares e pela sociedade como um todo. O campo escolhido para a pesquisa foi o Programa Rede Aquarela por ser uma instituição que oferece atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e a seus familiares. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico e descritivo, que teve como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado aplicado as profissionais do Programa. Busca-se, assim, compreender o abuso sexual intrafamiliar na vida das crianças e adolescentes a partir do olhar dos profissionais da Rede Aquarela assim como entender o abuso sexual no convívio familiar, apreender as consequências do abuso sexual, conhecer o perfil das vítimas que sofrem abuso sexual, como o programa trabalha na perspectiva da prevenção e do enfrentamento desta violência e identificar as instituições que fazem parte da rede socioassistencial que trabalham em articulação com o Programa. Com os resultados obtidos, entendemos que o Programa Rede Aquarela oferece um atendimento especializado às vítimas de abuso sexual e as suas famílias. Entre os principais desafios enfrentados pelos profissionais estão a articulação com a rede socio assistencial, a resistência familiar quanto ao apoio as vítimas, a grande demanda, a falta de investimento na capacitação e a falta de segurança para com os profissionais que precisam estar dentro das comunidades. Já sobre o perfil das vítimas, são crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, estão na escola e são de classes vulneráveis. Entre as principais consequências do abuso estão o rompimento familiar, pensamentos suicidas e o sentimento de culpa que envolve vítimas e familiares.

Palavras-chave:

Criança e Adolescente; Abuso Sexual; Rede Aquarela.