TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO ESPAÇO ESCOLAR SOBRE A SÍNDROME DO X FRÁGIL

Curso:

Pedagogia

Orientador:

João Carlos Rodrigues da Silva

Banca Examinadora:

Hele Maria Guerreiro Tavares

Fabio Nunes Assunção

Autor(es):

SHERIDA NAYARA ALVES DA SILVA
SYNARA MARIA LOBO DA SILVA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Este artigo tem como tema principal a análise das percepções dos profissionais que atuam em ambientes escolares com crianças de X frágil. Tendo como objetivo central compreender as perspectivas e necessidades dos professores sobre as ações pedagógicas direcionadas à inclusão de alunos com necessidades especiais, mais especificamente sobre a Síndrome do X Frágil. Desta forma, este artigo tem como questionamento principal: Quais as dificuldades existentes que os profissionais da educação encontram para incluir educacional e socialmente o aluno com necessidades especiais, especificamente os sujeitos com a Síndrome do X Frágil? Entre os objetivos específicos podemos citar a verificação sobre a percepção dos profissionais que atuam com alunos com Síndrome do X Frágil, investigar os mecanismos pedagógicos de inclusão utilizados pelos docentes, assim também uma descrição da característica dos sujeitos com a patologia em questão. Utilizou-se nesse trabalho a metodologia descritiva e exploratória, de cunho bibliográfico através de várias pesquisas realizadas em sites, livros e artigos; assim como uma pesquisa de campo. Os resultados obtidos favorecem a hipótese de que a compreensão de quem é o aluno com a Síndrome do X Frágil para poder auxiliar os profissionais da educação nas ações decorrentes ao desenvolvimento intelectual e social destes sujeitos, e minimizar equívocos que podem significar sofrimento e perdas para essas pessoas, quanto ao seu ensino-aprendizado.

Palavras-chave:

Síndrome do X Frágil; Inclusão; Ensino-aprendizagem; Necessidade especial.

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