TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Lidiane Neres Andrade

Ano de Publicação:

Resumo:

O presente artigo teve por objetivo compreender a atuação do (a) assistente social na saúde mental. Os objetivos específicos foram: apreender a historicidade da saúde mental; analisar as atribuições e competências do Serviço Social na saúde mental; perceber o processo de trabalho do assistente social no âmbito da saúde mental. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, a partir da vivência das pesquisadoras como estagiárias em um Hospital de Saúde Mental do Estado do Ceará. Concluímos, a partir da experiência vivenciada e das pesquisas realizadas, que o Serviço Social no hospital busca garantir os direitos e estimular a cidadania dos usuários, indo ao encontro do Projeto Ético Político do Serviço Social. Esta pesquisa é relevante porque cada vez mais há um processo de adoecimento da sociedade, seja pelas condições de vida e de pobreza extrema, seja pelas condições precarizadas de trabalho e alta demanda do mercado, que faz com que as pessoas não cuidem da sua saúde mental. Portanto, é relevante discutir sobre os transtornos mentais na sociedade, uma vez que o Serviço Social tem a competência teórico metodológico para contribuir no campo da saúde mental, na perspectiva da concretização dos princípios e valores da Reforma Psiquiátrica e na garantia de direitos e cidadania.

Palavras-chave:

Saúde; Saúde mental; Serviço Social.