TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O CONHECIMENTO E PRÁTICA DAS MÃES DE CRIANÇAS ACOMPANHADAS NAS CONSULTAS DE PUERICULTURA DE ENFERMAGEM ACERCA DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

Curso:

Enfermagem

Orientador:

Ádria Marcela Vieira Ferreira

Banca Examinadora:

Lara Leite de Oiveira

Tamires Daianny A de Oliveira

Autor(es):

ANTONIA DUARTE LIMA NOGUEIRA
GABRIELA GRANGEIRO DE MOURA
SAMILLA MARIA SOARES RABELO

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

A adequada introdução da alimentação nos primeiros anos de vida é capaz de influenciar de uma forma benéfica no estado nutricional da criança e refletir diretamente no seu desenvolvimento físico, psicomotor e neurológico.O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento das mães de crianças acompanhadas nas consultas de puericultura de enfermagem acerca da alimentação complementar e as práticas alimentares da criança.Tratase de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa, realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, emFortaleza/CE. Participaram deste estudo 61 mães, sendo a maioria com idade menor que 35 anos(85,2%), mães de crianças com idade entre 12 e 24 meses (68,9%), as quais realizaram mais de seis consultas de puericultura(59%). Foi possível observar que o conhecimento das mães acerca da alimentação complementar de lactentes está diretamente relacionado à prática, pois, na maioria dos itens relacionados tanto ao conhecimento quanto à prática, o resultado no geral foi parcialmente satisfatório. Embora a maioria das mães tenha realizado a amamentação exclusiva e iniciado a alimentação complementar no período adequado, a alimentação complementar da criança foi inadequada. Concluiu-se que o conhecimento e a prática da maioria das mães acerca dos dez passos para uma alimentação saudável foram parcialmente satisfatórios, evidenciando que a maioria das mães não tinha conhecimento suficiente e não realizou a prática correta quanto a alguns dos passos recomendados para a alimentação ideal de seus filhos.

Palavras-chave:

Alimentação complementar; Conhecimento; Criança; Puericultura.

Accessibility Toolbar