TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O PROCESSO DE EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REALIZADO PELA FUNDAÇÃO SOCIAL RAIMUNDO FAGNER EM FORTALEZA-CE

Curso:

Serviço Social

Orientador:

Juliana Hilário Maranhão

Banca Examinadora:

Juliana Lustosa Juca

Jeniusa Rodrigues

Autor(es):

ENDIARA LEITÃO FREITAS
FRANCISCA ROSIANE RODRIGUES
ILCILANE VIANA ASSUNÇÃO
KARINE CHAVES DE SOUSA
VIVIAN FERNANDES FERREIRA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Este trabalho tem como espaço de pesquisa a Fundação Social Raimundo Fagner no âmbito da educação. Esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e natureza exploratória. O objetivo do presente artigo é entender o processo de educação de crianças e adolescentes realizado pela Fundação Raimundo Fagner em Fortaleza. Como objetivos específicos temos: identificar as atividades artísticas e educacionais desenvolvidas pela instituição; compreender as concepções sobre educação que perpassam a instituição; analisar o papel da instituição dentro da sociedade capitalista; perceber a concepção de direitos da instituição. Para a coleta de dados utilizamos uma entrevista semiestruturada com 3 profissionais da gestão da instituição. Como resultados encontramos, a partir das pesquisas bibliográficas e entrevistas junto aos profissionais que compõem a instituição, que o conceito de educação não se limita apenas ao ensino nas escolas regulares. Educar é agregar valores, formar opiniões por meio de uma interação em sociedade e dar ao sujeito a chance de mudar e crescer como humano e cidadão. Partindo desse pressuposto, a arte-educação ou socioeducação irá propor parâmetros e caminhos de alcançar esse crescimento pessoal e singular, contribuindo também com a concretização da educação formal. Assim, os objetivos desta pesquisa foram contemplados no sentido de perceber nas falas dos entrevistados uma perspectiva de educação emancipatória, no qual a arteeducação está integrada como método de ensino-aprendizado não somente para agregar conhecimentos formais, mas para a construção da cidadania.

Palavras-chave:

Educação; Terceiro Setor; Criança e adolescente.

Accessibility Toolbar