TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: Uma análise sobre a assistência estudantil no Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Curso:

Serviço Social

Orientador:

Jana Alencar Eleutério

Banca Examinadora:

Vanessa Saraiva Nogueira

Francisca Andrea Silva Oliveira

Autor(es):

MARILEUDA SILVESTRE FERREIRA

Ano de Publicação:

Resumo:

O presente trabalho trata da inserção do assistente social na Educação, mais especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O estudo teve como base a atuação do Serviço Social na assistência estudantil, onde foi possível perceber os desafios colocados à categoria, suas demandas mais recorrentes, suas atribuições e competências. O objetivo dessa pesquisa é verificar e enfatizar a importância do Serviço Social no âmbito educacional na luta pela efetivação da educação como um direito. Pautandose no estudo bibliográfico e documental, de natureza qualitativa, realizou-se pesquisa em trabalhos acadêmicos e legislações. Dessa forma, conclui-se que é de grande relevância a prática profissional do assistente social nesta política, viabilizando tanto o acesso quanto a permanência dos discentes.

Palavras-chave:

Serviço Social; Educação; Assistência estudantil.