TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

RAIMUNDO PIRES DA COSTA

Ano de Publicação:

Resumo:

O presente artigo aborda a intermediação do Serviço Social nas violações de direitos nos casos de trabalho infantil. Para tanto, buscou-se compreender a atuação e a importância do Serviço Social diante dessa expressão da questão social. Apresenta uma reflexão acerca da contribuição da prática interventiva do assistente social, através de ações na defesa dos direitos das crianças que estão inseridas no mercado de trabalho prematuramente. As políticas públicas não atendem à demanda existente, contribuindo para que esse fenômeno continue em ascensão, trazendo sérias consequências de longo prazo na vida das crianças. Nota-se que o conjunto de ações que busca coibir e erradicar o trabalho infantil no Brasil, ainda necessita de grandes investimentos pelo poder estatal. As condições socioeconômicas de suas famílias, moradias precárias, locais onde residem, também influenciam consideravelmente, dificultando a erradicação. A pobreza, nas considerações de alguns autores, é um dos principais fatores para continuidade do trabalho precoce de crianças. Constatou-se que a família é o sustentáculo dos filhos, principalmente na infância, devendo estar em sintonia com a escola onde as crianças estudam, entretanto, quando as famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social, o futuro das crianças fica seriamente comprometido. Dessa forma, este trabalho contribuiu para demonstrar os fatores determinantes para a existência do trabalho infantil, a importância da ação do Estado e a relevância do trabalho da assistente social diante dessa problemática, bem como sua atuação para a efetivação de direitos de crianças em condições de trabalho.

Palavras-chave:

Infância; Trabalho Infantil; Serviço Social.