UniAteneu se destaca entre as IES do Ceará por ter diferenciais nos cursos de graduação na área da Saúde

Um dos destaques frente às demais IES do Ceará são os diferenciais que a UniAteneu oferece ao corpo discente nos cursos de graduação na área da Saúde.

O Centro Universitário Ateneu prioriza a qualidade do ensino e uma formação sólida para oferecer aos alunos a melhor qualificação para que ele obtenha sucesso ao ingressar no mercado de trabalho. Um dos destaques frente às demais instituições de ensino superior do Ceará são os diferenciais que a UniAteneu oferece ao corpo discente nos cursos de graduação na área da Saúde, especificamente, no campo da Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social. Nestes cursos, os estudantes dispõem de um corpo docente qualificado, professores com sólida experiência no ensino teórico, bem como com as práticas de mercado, capacitando os alunos levando em consideração o contexto atual.

A UniAteneu mantém convênios com grandes centros de saúde da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o que amplia as oportunidades para que os estudantes façam seus estágios, onde eles terão vivência com todos os níveis de complexidade em sua área de formação. Todos os alunos que iniciam as práticas nos campos conveniados passam por uma aula de orientação para a carreira e alguns aspectos comportamentais são abordados, tais como: ética, discrição, educação, pontualidade, vestimenta, uso do celular, relacionamento com o corpo técnico, atendimento exemplar, um olhar mais humanizado para os pacientes entre outros aspectos.

– Rigor no acompanhamento dos estágios

“Desde o início de sua trajetória no curso, os alunos são orientados e preparados para uma postura profissional produtiva. Mas, há um momento específico, com o objetivo de estimular o aluno a pensar e a preparar-se para uma atuação com qualidade, que é um curso de nivelamento, momento de se concretizar a afirmativa da importância do estágio na vida profissional de qualquer aluno”, afirmou Andreza Freitas, coordenadora do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) da UniAteneu, setor responsável pela pactuação com os campos de estágio.

Durante o período em que está atuando no campo prático, são utilizados instrumentos de avaliação que possibilita avaliar a satisfação dos alunos com os referidos campos, a atuação dos supervisores do estágio e, o mais importante, se o aluno realmente aprendeu as práticas necessárias para tornar-se um profissional seguro de suas responsabilidades. Os resultados das avaliações são analisados semestralmente e, a partir de então, muitas ações são tomadas para melhoria da qualidade dos estágios.

– Diferenciais dos cursos

No curso de Nutrição, por exemplo, os alunos realizam o estágio em uma área específica (Alimentação Coletiva, Saúde Coletiva e Nutrição Clínica) durante todo o semestre, ou seja, eles têm a oportunidade de dedicar mais tempo para a experiência prática. Dessa forma, os alunos têm uma formação de qualidade com maior preparo para o mercado de trabalho. Em outras instituições, o tempo para as práticas é menor.

O Curso de Serviço Social também é um exemplo para que possamos perceber um diferencial. Além de possuir convênios de estágios com os mais diversos órgãos públicos estaduais e municipais, empresas privadas e organizações da sociedade civil (OSCs), garantindo ao aluno a vivência em áreas fundamentais para a prática, o curso também possui uma base teórica consistente e os alunos participam de atividades de pesquisa e extensão. O corpo docente, que é composto por mestres e doutores, tem como prioridade a entrega de profissionais com qualidade reconhecida no mercado e na academia.

Na graduação em Enfermagem, o aluno realiza aulas práticas ao longo do curso e estágio supervisionado durante o último ano, passando por diversas áreas, tendo a oportunidade de desenvolver competências para atender os pacientes ao longo do ciclo vital. Temos convênios com os principais campos de Fortaleza e Região Metropolitana, incluindo as Secretarias de Saúde do estado e município. Essas são algumas das áreas que os alunos passam por uma vivência: unidades básicas de saúde tradicionais e da estratégia de Saúde da Família, policlínicas, centros de atenção à saúde mental e hospitais conveniados, passando pelas clínicas médica e cirúrgica, pediatria, maternidade, centro cirúrgico e unidade de terapia avançada (UTI) e emergência, ampliando o conhecimento dos alunos para ações de prevenção, promoção e de recuperação a saúde.

– Sobre o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC)

O NAC se dedica diariamente na busca de novos convênios para viabilizar as oportunidades de estágios para os alunos e faz a divulgação das vagas de estágio remuneradas. Estabelece uma relação próxima com os coordenadores de curso e professores de estágio para que as ações sejam direcionadas e possam atender a real demanda dos alunos. O Núcleo de Apoio à Carreira da UniAteneu também se responsabiliza por toda a parte burocrática com os documentos de estágio, confecção de crachás e inclusão dos alunos na apólice de seguro.

Oferecemos ainda aos alunos um serviço de orientação para o mercado de trabalho, com consultoria de currículo, dicas de como se destacar nos processos seletivos e preparação comportamental, frente às exigências do mercado. O acesso dos alunos para o atendimento, que pode ser presencial ou virtual, não tem restrições. Os estudantes interessados em conhecer mais sobre as oportunidades e os diferenciais que o seu curso oferece com o apoio do NAC, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (85) 3033 5172 ou (85) 3033 5188.