Aulas dos cursos de graduação terão continuidade no modo online nos próximos 15 dias

O calendário letivo das aulas dos cursos de graduação segue de maneira remota, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o acompanhamento dos professores e o suporte dos tutores e coordenadores.

 

 

Conforme comunicado anteriormente, a partir de hoje (18) as atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação do Centro Universitário Ateneu estarão suspensas em todos os níveis de ensino pelos próximos 15 dias, como medida preventiva para evitar a proliferação do Covid-19, o novo Coronavírus. Porém, o calendário letivo segue de maneira remota na modalidade de ensino a distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o acompanhamento dos professores e o suporte dos tutores e coordenadores.

É importante salientar que durante a realização das atividades acadêmicas remotas, não estamos transferindo a modalidade de ensino presencial para a modalidade de ensino a distância (EaD), uma vez que estamos sugerindo que o professor aplique as atividades de modo diferenciado, onde neste momento a quebra de paradigma não é a substituição do ensino presencial para o EaD, mas sim a abordagem do ensino mediante a situação atual em decorrência do processo vivenciado pelo Covid-19.

Isso quer dizer que o calendário letivo e o plano de ensino de cada disciplina dos cursos serão mantidos por meio do AVA ou de outras tecnologias que poderão ser aplicadas pelos professores, caso considere adequado para o cumprimento das atividades de cada disciplina. A metodologia a ser utilizada dentro do AVA, obrigatoriamente, acompanhará o plano de ensino, por meio do desenvolvimento de atividades e fóruns de discussão, onde os professores interagirão com a turma. Também serão inseridos no AVA conteúdos pedagógicos em formato Power Point e PDF, vídeos, além de todo o acervo disponibilizado na Biblioteca Virtual.

A ministração das disciplinas no modo online durante o período em que as instituições de ensino superior no Brasil tomam medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19 está amparada pela portaria nº 343, de 17 de março de 2020, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), que dispõe sobre a oferta de aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus.

A UniAteneu reafirma o seu compromisso com a qualidade do ensino e com o cumprimento das portarias, decretos e legislações emanadas pelas autoridades competentes e conta com a colaboração de toda a comunidade acadêmica durante este processo que vivemos atualmente no Brasil e no mundo. A portaria nº 343 do MEC pode ser conferida na íntegra no link abaixo.

Portaria nº 343 de 17.03.2020 (MEC) – Substituição de aulas presenciais por aulas online

Publicada: 18/03/2020 às 14h45min