II Ciclo de Cinema de Arquitetura e Urbanismo apresentará filmes sobre temáticas diversas em nova temporada

O intuito da atividade desenvolvida pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo, é implementar uma reflexão crítica e desenvolver uma base instrucional na formação profissional dos alunos.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu realizará ao longo deste semestre, na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, o II Ciclo de Cinema de Arquitetura e Urbanismo (ArCine), com a apresentação de quatro filmes que serão exibidos no auditório da câmara de grau. A primeira sessão desta nova sequência vai acontecer na próxima quarta-feira (23), das 19h às 21h30min, onde será apresentado o filme “A vida é um sopro”, um documentário sobre a vida e a arte do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

“O II Ciclo de Cinema de Arquitetura da UniAteneu vem consolidar uma atividade que se mostrou positiva e exitosa desde a sua primeira edição ocorrida em 2019. O hiato temporal de dois anos, 2020 e 2021, deveu-se à gravidade da condição pandêmica que ora estávamos vivenciando, e que nos impediu de dar seguimento a esta e a outras atividades previstas para o Curso de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou o prof. Me. Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.

A nova temporada de exibição é semelhante à anterior, sendo um evento mensal de apresentação de um filme (curta, documentário, comercial ou ficcional), de temática pertinente direta ou indireta ao Curso de Arquitetura e Urbanismo e ao seu corpo discente. Após a exibição do filme, ocorrerá um debate sobre as discussões apresentadas, podendo ter a participação de convidados, como professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo ou de outras áreas acadêmicas de conhecimento, com o objetivo de otimizar o processo de integração e internalização dos assuntos debatidos. Segundo o prof. Me. Frederico Macêdo, o intuito da atividade, como as demais desenvolvidas pelo curso, é implementar uma reflexão crítica e desenvolver uma base instrucional na formação profissional dos alunos.

As inscrições serão realizadas no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h30min. A inscrição será efetivada mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível, que serão destinados às comunidades necessitadas que serão previamente selecionadas. Os alunos inscritos receberão certificados de 3h de atividades complementares por filme assistido. Os certificados das atividades complementares serão entregues após a realização de todas as sessões, em junho de 2022.

Confira a programação das próximas exibições:

20 de abril | 19h às 21h30min

Observatório do mundo: o lado obscuro de Dubai

(Documentário da TV Portuguesa sobre as desigualdades sociais em Dubai. Ano: 2009)

25 de maio | 19h às 21h30min

Meia-noite em Paris

(Filme ficcional. Ano: 2011. Direção: Woody Allen)

22 de junho | 19h às 21h30min

Bauhaus: a face do século XX

(Documentário sobre o centenário da Escola Bauhaus. Ano: 1994. Direção: Rafael Hoffmann)