TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A INCLUSÃO

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Anemaura de Sousa Morais

Leine Maria de Lima Gadelha

Autor(es):

Viviane Benício de Abreu

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

A inserção da criança autista na escola regular é um direito garantido por lei, a escola enquanto um espaço de socialização e interações promovem diversas aprendizagens e auxilia no desenvolvimento destas crianças. É na Educação Infantil que essas interações se iniciam e com ela o processo de inclusão se fortalece. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral compreender como ocorre a inclusão das crianças autistas na Educação Infantil. Os objetivos específicos para nortear a pesquisa são: compreender o que é o transtorno do espectro do autista; identificar quais os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam diretamente com essas crianças nas escolas públicas e privadas; entender o espaço da Educação Infantil como necessário para a criança com autismo. Esta pesquisa é qualitativa, trata-se de um estudo de caso com pesquisa de campo, onde conseguimos investigar a temática a partir do olhar dos docentes. Como instrumento de coleta de dados utilizamos uma entrevista semiestruturada com professores que atuam na Educação Infantil. Percebemos que a inclusão de crianças com autismo ainda é algo desafiador, o espaço da Educação Infantil é extremamente relevante pois permite desenvolver as potencialidades das crianças. Reforçamos, contudo, a necessidade de um maior investimento em políticas públicas que atendam as mais diversas necessidades dos profissionais e das crianças, para que assim, seja desenvolvida uma sociedade que de fato desenvolve inclusão.

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Infantil. Formação docente.

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