TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

CONTRIBUIÇÕES DAS LIGAS ACADÊMICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Curso:

Enfermagem

Orientador:

Danielle Sampaio Teixeira

Banca Examinadora:

No data was found

Autor(es):

ANTÔNIA VALDERLENE RODRIGUES DA SILVA
NATECIA VENCESLAU XAVIER
ROSÁLIA AUGUSTA DA SILVA

Ano de Publicação:

Resumo:

Objetivo: Destacar as contribuições das ligas acadêmicas no processo de formação dos discentes da área da saúde. Método: Revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados eletrônicas: Lilacs e Medline da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), realizada em janeiro de 2019. Após a leitura e análise dos trabalhos, na amostra final deste estudo, foram incluídas 21 produções científicas completas, que evidenciam as contribuições das ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes da saúde, publicadas em português e inglês, em periódicos nacionais e internacionais, com intervalo temporal de onze anos. Resultados: A análise dos 21 trabalhos possibilitou a categorização de duas linhas de estudo: histórico e expansão das ligas acadêmicas nas universidades brasileiras e importância e desafios das Ligas Acadêmicas na formação de profissionais de saúde diferenciados e capacitados. Conclusão: O presente estudo traz contribuições para o conhecimento científico no que se relaciona as contribuições das ligas acadêmicas no processo de formação dos discentes da área da saúde.

Palavras-chave:

Estudantes; Sucesso Acadêmico; Profissionais da Saúde; Educação Superior.