Acadêmicas do Curso de Odontologia da UniAteneu conquistam 2º lugar em apresentação de trabalho científico no Cioce

Na ocasião do Cioce, elas apresentaram o trabalho científico que teve como tema “Utilização do intravascular laser irradiation of blood (ilib) na Odontologia: revisão de literatura”.

Ao longo de toda a produção do trabalho acadêmico, as alunas realizaram pesquisas e discussões visando a melhor forma de gerar o conteúdo científico que foi compartilhado no Cioce.

As acadêmicas Ana Bárbara Maciel de Freitas e Ana Paula Caracas de Araújo, do 9º semestre do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu, conquistaram o 2º lugar no painel de revisão acadêmica no Congresso Internacional de Odontologia do Ceará (Cioce), ocorrido de 06 a 09 de maio no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, elas apresentaram o trabalho científico que teve como tema “Utilização do intravascular laser irradiation of blood (ilib) na Odontologia: revisão de literatura”, desenvolvido pelas duas alunas e orientado pela profª. Ma. Joyce Magalhães, docente do Curso de Odontologia e coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu.

“Para mim, foi a minha primeira vez que apresentei um trabalho em um congresso tão importante. Então, eu estava muito nervosa, porém, imensamente feliz. Sem dúvidas, o que fez esse trabalho ganhar tamanho destaque foi a união da equipe colaboradora. Fizemos várias reuniões para ajustar todos os detalhes. Sem essa colaboração, nada disso teria sido possível. Conquistamos somente o primeiro prêmio do Curso de Odontologia na área da pesquisa, de muitos que estão por vir. À dra. Joyce Magalhães, que nos orientou brilhantemente, só tenho a agradecer. Também gostaria de destacar a minha amiga e coautora Ana Paula Caracas, por todo apoio e ajuda na elaboração desse trabalho”, afirmou a aluna Ana Bárbara Maciel.

O trabalho apresentado pelas duas alunas no Cioce foi orientado pela profª. Ma. Joyce Magalhães, docente do Curso de Odontologia e coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu.

“Foi uma experiência muito enriquecedora, pois foi a nossa primeira apresentação em um evento internacional na área da Odontologia. Confesso que o desafio foi grande, porque demandou tempo, dedicação, e foi inevitável momentos de insegurança e dúvidas. Mas acho que o fator primordial foi o apoio da nossa orientadora, a professora Joyce Magalhães, que nos deu todo o suporte e coragem necessários. E apresentar o trabalho com uma amiga e futura colega de profissão tão dedicada, a Ana Bárbara Maciel, tornou esse momento ainda mais leve e especial. Sou muito grata à UniAteneu por todo o preparo e incentivo que asseguram diariamente nós alunos a seguirmos nessa área de pesquisa. Espero que seja o primeiro de muitos!”, relatou a aluna Ana Paula Caracas.

Para a profª. Joyce Magalhães, a participação científica em eventos é essencial para a construção da carreira acadêmica do discente. Ela conta que tenta incentivar ao máximo que seus alunos estejam presentes apresentando trabalhos, produzindo artigos, organizando eventos, pois sabe o quanto aprendem, se dedicam e amadurecem com essas atividades. “A premiação representa o reconhecimento de todo o esforço das alunas que não descansaram até apresentarem excelentes trabalhos. Fico muito orgulhosa, pois sei que serão grandes profissionais! A nossa instituição tem grande papel nisso, pois oferece diversas oportunidades para o aluno trilhar um caminho de contínuo desempenho acadêmico, seja na apresentação de trabalho, iniciação científica, monitoria ou atividades de extensão. É assim que o aluno, para além da graduação, desenvolve habilidades técnicas e comportamentais indispensáveis para uma carreira de sucesso!”, ressaltou a profª. Ma. Joyce Magalhães.

A profª. Drª. Manoela Figueirêdo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu, afirma que a participação da UniAteneu em um evento de tamanha magnitude como foi o Cioce e com premiações concorridas entre alunos de várias instituições de ensino superior (IES) traduz o trabalho árduo, porém, gratificante de toda a IES, do corpo docente e coordenações na formação ética e humanista embasados no aspecto técnico-científico.

“Os alunos estão sendo preparados para um mercado de trabalho competitivo, onde adquirem e praticam o conhecimento para a formação odontológica sólida e que demonstrou fazer toda a diferença na seleção dos casos apresentados. Recebemos essa premiação com muita satisfação e orgulho, o que indica que estamos no caminho certo. Aproveito para relatar a respeito dos elogios que recebemos também no evento a respeito do desempenho dos nossos alunos nos campos de estágios, como dos preceptores do Hospital Infantil Albert Sabin, dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aquiraz e do Centro”, disse a coordenadora.