Aluna do Curso de Educação Física é aprovada em seleção pública para profissionais de Saúde na Prefeitura de Fortaleza

A aluna do Curso de Educação Física da UniAteneu, Kariny Silva, aprovada em 6º lugar na seleção pública para a contratação de profissionais na área de Saúde para o cargo de educadora física.

Kariny Silva iniciou a sua trajetória acadêmica no semestre 2018.1, após escolher a UniAteneu e conquistar a bolsa integral pelo Prouni.

O Centro Universitário Ateneu se destaca tanto no ensino ao oferecer uma formação qualificada e de acordo com as exigências atuais do mercado, quanto no corpo discente, onde os alunos também alcançam novos patamares, ao serem contratados por empresas do ramo de suas futuras profissões ou aprovados em seleções públicas em suas respectivas áreas de atuação. É o caso da aluna Kariny Silva de Sousa, do Curso de Educação Física – Bacharelado na unidade acadêmica Lagoa de Messejana da UniAteneu, que foi aprovada em 6º lugar na seleção pública para a contratação por tempo determinado de profissionais de nível superior da área de Saúde para o cargo de educadora física da Prefeitura Municipal de Fortaleza, referente ao edital nº 108/2021.

Kariny Silva iniciou a sua trajetória acadêmica no semestre 2018.1, após escolher a UniAteneu e conquistar a bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Segundo ela, sempre gostou do Curso de Educação Física e da forma como o exercício físico e as práticas corporais são motivantes e prazerosas na vida das pessoas. “A minha trajetória na graduação está sendo uma mistura de sensações. Tenho tido muito esforço, mas também muito prazer em aprender mais e estar me capacitando para o mercado de trabalho. Não está sendo fácil (como nenhuma graduação é), mas está sendo muito gratificante me formar em uma área na qual eu me encontrei dentro do próprio curso”, relata a aluna.

Prática no estágio

Sobre a sua experiência em estágio, ela afirma que atualmente estagia na DG Fit Academia, onde atua no salão de musculação orientando os alunos sobre a supervisão de um profissional formado. Na mesma academia, Kariny também tem experiência em aulas de treinamento funcional individuais e coletivas. Mas a sua experiência enquanto acadêmica não parou por aí. Paralelamente ao estágio e as aulas, a acadêmica afirma que teve um período curto, mas árduo de estudo para se preparar para a seleção pública. “Estudei pelo meu caderno antigo que havia utilizado na disciplina de ‘Fundamentos de Saúde Pública em Educação Física’. Baixei um aplicativo sobre questões de concurso do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a resolução de questões, estudei sobre as portarias do SUS que iam cair na prova e vi a resolução de questões sobre o SUS e a atuação física no YouTube. Às vezes, não tinha tempo e estudava no ônibus”, relata Kariny Silva.

Conquista pelos próprios esforços

O esforço valeu a pena e ela foi aprovada em 6º lugar na seleção de profissionais da área da Saúde, que irão atuar em atividades de prevenção e recuperação da saúde nas unidades básicas de saúde (UBS) de Fortaleza, atuando com prescrição de exercícios para grupos especiais, como diabéticos e hipertensos, e promovendo atividades de prevenção a doenças crônicas. “Chegar em 6º lugar no ranking dos aprovados para educadores físicos foi uma grande alegria. Eu havia gostado da prova e estava me sentindo confiante, mas confesso que ainda não esperava esse resultado”, conta a aluna.

Projeção na carreira

Para Kariny Silva, a aprovação significou uma conquista relevante não só para ela, mas para a classe dos profissionais da Educação Física como um todo. “O espaço do SUS é um local nosso, porque assim como os médicos, fisioterapeutas etc., os profissionais de Educação Física também são profissionais da área da Saúde”, complementou. Agora, ela só pensa em avançar ainda mais na carreira que está apenas no começo. “Meus objetivos profissionais é atuar de maneira exemplar no âmbito da Educação Física e adquirir mais conhecimento”, projetou a aluna.