Aluna do Curso de Pedagogia faz seleção pública e passa em 1º lugar para o cargo de assistente da Educação Infantil

A aluna Valderlândia da Silva, do Curso de Pedagogia foi aprovada em 1º lugar na seleção pública para o cargo de assistente da Educação Infantil na cidade de Fortaleza.

Valderlândia da Silva assumiu o cargo no mês de setembro e atualmente está no 8º semestre do curso, se preparando para realizar o sonho de se tornar pedagoga.

Muitos alunos do Centro Universitário Ateneu após concluírem a graduação ou quando ainda estão em fase de finalização do curso tem participado de seleções públicas nas suas respectivas áreas e obtido êxito passando, inclusive, nas primeiras colocações. Isso é motivo de comemoração das coordenações dos cursos, que a cada semestre prepara toda a infraestrutura e o corpo docente para oferecer a melhor formação aos discentes e contribuir para que eles cheguem cada vez mais longe na carreira que escolheram seguir. Um exemplo de sucesso é o da aluna Valderlândia da Silva Lima, do Curso de Pedagogia na unidade acadêmica Harmony – Bezerra de Menezes, que em agosto de 2021 foi aprovada em 1º lugar na seleção pública para o cargo de assistente da Educação Infantil na cidade de Fortaleza, referente ao edital 88/2021.

Ela assumiu o cargo no mês de setembro e atualmente está no 8º semestre do curso, se preparando para realizar o sonho de se tornar pedagoga. Valderlândia da Silva conta que escolheu a graduação em Pedagogia devido às inúmeras áreas de atuação e a pontuação do curso ser nº 4 na qualidade do ensino referendada pelo Ministério da Educação (MEC). Para ela, a trajetória como aluna lhe trouxe satisfação e muito aprendizado, graças à qualificação do corpo de professores. “Ser aluna de mestres e doutores que são os docentes do Curso de Pedagogia da UniAteneu me incentivou a ser uma profissional reflexiva e atualizada para exercer a profissão escolhida”, afirmou a discente.

A grade curricular do Curso de Pedagogia tem estágio em três áreas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Gestão Escolar. Valderlândia da Silva Lima já finalizou os dois primeiros e, atualmente, cumpre a carga horária do estágio em Gestão Escolar na Escola Municipal Joaquim Nogueira. “O primeiro estágio na Educação Infantil foi primordial para o cargo que estou em exercício hoje na Prefeitura de Fortaleza. Tudo o que eu aprendi teoricamente com os professores em sala de aula e no estágio me preparou teoricamente e para a prática”, ressaltou.

Preparação para a seleção pública

Valderlândia da Silva conta que todo conteúdo das disciplinas de Português e específicas são ministrados ao longo do Curso de Pedagogia. “Passei a estudar o conteúdo do edital com o apoio das apostilas da graduação em paralelo com outros materiais extras”, relatou ela. E assim a aluna foi conciliando o tempo dedicado às aulas com o tempo voltado exclusivamente para o estudo das questões da seleção pública. Para a sua alegria, ficou na 1ª colocação para a seleção de professores para atuarem no Distrito 03. “Ao saber da aprovação, foi um momento de gratidão a Deus e de felicidade por colher o primeiro fruto que a Pedagogia me deu. A conquista significou um valioso estímulo para eu continuar na minha trajetória acadêmica, em busca do crescimento profissional”, disse a aluna.

Projeção para a carreira

No cargo que passou a exercer no mês de setembro, ela trabalha com crianças da Educação Infantil para a formação de sujeitos críticos e reflexivos no processo de ensino e aprendizagem. “Estou desenvolvendo atividades que trabalham com os eixos estruturantes da Educação Infantil, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer”, afirmou Valderlândia da Silva. Ela concluirá o curso no final deste ano, mas não perdeu tempo e neste semestre já começou a fazer o Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia na UniAteneu. A aluna, que futuramente pretende fazer um curso de mestrado e doutorado e passar em um concurso público federal, também é coautora do livro “Neuropsicopedagogia: a Neurociência e suas vertentes”.