Alunas do Curso de Especialização em Cosmetologia Estética elaboram projeto de kit de produto de estética íntima

As alunas do Curso de Especialização em Cosmetologia Estética da UniAteneu apresentaram um projeto de kit de produto de estética íntima com o intuito de proporcionar a melhora da autoestima e da confiança dos consumidores.

As discentes que elaboraram o projeto do kit de dermocosméticos para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foram a Lucineide Almeida, Iranisa Couras, Jennifer Benedela e a Carla Suiane Ferreira.

A Pós-Graduação do Centro Universitário Ateneu tem como missão proporcionar aos alunos através do ensino dentro e fora da sala de aula a oportunidade de conhecer e vivenciar as práticas mais atuais do mercado profissional e também experimentar através de projetos inovadores a criação de produtos em benefício da comunidade. No dia 19 de janeiro, na unidade Lagoa de Messejana, alunas do Curso de Especialização em Cosmetologia Estética da UniAteneu, apresentaram um projeto de kit de produto de estética íntima com o intuito de proporcionar a melhora da autoestima e da confiança dos consumidores.

As discentes que elaboraram o projeto do kit de dermocosméticos para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foram a Lucineide Almeida, Iranisa Couras, Jennifer Benedela e Carla Suiane Ferreira. A proposta da atividade realizada na disciplina de “Projeto Aplicado em Cosmetologia Estética” foi de usar ativos naturais pensando na sustentabilidade, assunto abordado em todos os módulos visto ao longo das aulas. Elas escolheram a temática da estética íntima e decidiram fazer um produto para atender um público que prioriza o cuidado e o bem-estar, além de ser uma demanda mercadológica que pode gerar retorno do investimento aplicado.

“As alunas participaram da criação do projeto e os produtos foram elaborados na PharmaVie, farmácia manipulação parceira da UniAteneu. Lá, a farmacêutica responsável analisou as composições, realizou os testes e, após a seleção, elas foram pessoalmente à farmácia para acompanhar a criação do kit. Na apresentação, as discentes relataram a importância do projeto no tocante à relação teórico-prática e a aprendizagem significativa”, explicou a profª. Ma. Carla Christina Pereira da Silva Godinho, docente e coordenadora do Curso de Especialização em Cosmetologia Estética da UniAteneu.

O projeto foi desenvolvido a partir de uma ideia pensada de forma coletiva pelo grupo composto pelas quatro alunas, onde cada integrante teve uma ideia específica que contribuiu para a elaboração do produto. “Nós queríamos inovar e também fazer algo que pudesse ser capaz de melhorar a autoestima de um público definido. Fizemos várias pesquisas acadêmicas na busca de colher informações sobre o tema da estética íntima e pesquisamos sobre ativos que fossem compatíveis com a região intima. Enviamos toda a nossa pesquisa e indicação para a Pharmavie para ver a biocompatibilidade destes ativos. A partir daí, foi elaborado e executado todo o protocolo de fabricação, com segurança”, relatou a aluna Carla Suiane Ferreira.

Segundo Carla Suiane, o objetivo foi melhorar as condições de pessoas que sofrem com hipercromia, flacidez e gordura localizada na região íntima, pois ela conta que diariamente se depara com relatos de pacientes que sofrem com problemas de inestética intima. “Sabemos que no mercado existem vários protocolos que são aplicados para o tratamento da hipercromia, mas deixa de lado outros fatores que causam desconforto e interferem muito na autoestima de várias pessoas. O nosso produto traz um leque de benefícios, porque além de tratar a hipercromia na área intima, também melhora a flacidez, pois promove uma produção de colágeno fantástica, é preenchedor e ainda é compatível com todos fototipos de pele”, ressaltou a discente.

A embalagem pensada para armazenar o produto foi a do tipo airless, que é livre de contaminação e proporciona o uso de 100% da composição. Além disto, a embalagem tem um medidor que permite o consumidor ver se está usando o produto com base no protocolo recomendado, o que dar uma segurança de que o tratamento está sendo realizado da forma correta. A embalagem foi criada, exclusivamente, para o kit de dermocosméticos.

“Na elaboração do projeto, juntamos as temáticas da estética íntima, clareamento, rejuvenescimento facial e produtos naturais e veganos, fizemos uma associação destes temas e criamos o produto”, afirmou a aluna Jennifer Benedela. Ela afirma que a linha de dermocosméticos segue três tendências de relevância no mercado, que são o clean beauty, que abrange produtos naturais, livres de toxinas e substâncias sintéticas; o cruelty free, que são produtos não testados em animais; e a skin minimalism, que visa diminuir o passo a passo em uma rotina de tratamento, ou seja, um produto que vai entregar vários resultados, diminuindo o tempo do procedimento e o consumo de embalagens.