Aluno egresso do Curso de Engenharia Civil publica artigo na revista Brazilian Journal of Development

O artigo intitulado “Fatores emocionais na aquisição de imóveis” foi publicado na revista Brazilian Journal of Development, classificada na categoria B2 da Qualis da Capes.

O egresso do Curso de Engenharia Civil formou-se em 2020 e hoje é proprietário de sua construtora, além de pesquisador na área.

O aluno egresso do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu, Roberto dos Santos Oliveira Araújo em parceria com os professores Victor Hugo Fernandes de Almeida Ferreira, Célio Gomes Lima Júnior, José Demontier Vieira de Souza Filho, teve o artigo intitulado “Fatores emocionais na aquisição de imóveis” publicado na revista Brazilian Journal of Development, classificada na categoria B2 da Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O ex-aluno, formado em 2020, é proprietário de sua construtora, mas não deixou a veia de pesquisador, tendo conquistado o feito da publicação em uma revista acadêmica de referência para a pesquisa científica no país.

No ambiente acadêmico, o artigo científico é um espaço onde os pesquisadores apresentam as suas pesquisas e resultados. Com a publicação, o aluno enriquece seu currículo, o que pode ser interessante na hora de buscar um emprego. O Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu tem como um dos seus objetivos formar pesquisadores qualificados para atuar nas diversas áreas da Engenharia. Nesse sentido, os discentes são preparados para desenvolver habilidades de pesquisa e de produção acadêmica através da parceria com as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para escrever o artigo, o aluno Roberto dos Santos revela que observou os corretores próximos que falam da emoção de adquirir um imóvel e a partir disso, foi percebido uma falta de trabalhos acadêmicos que tratavam da temática. “Em conjunto com o prof. Vitor Hugo Fernandes, coordenador do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu, analisamos esses fatores emocionais que influem na compra de imóveis. Quando me deparei com o assunto, fiquei bastante interessado, principalmente, por trabalhar com a interdisciplinaridade, buscando expandir essa linha de pesquisa na Engenharia. Ter essa publicação concretizada na revista é a realização de um sonho”, comemora o pesquisador.

Confira o resumo da pesquisa:

Resumo: A indústria da construção civil tem se utilizado da moderna tendência do marketing que ressalta o conhecimento das necessidades e requisitos dos clientes como uma das fontes para o crescimento das vendas. Este trabalho objetiva apresentar as emoções mais frequentes no ato de consumo de um imóvel, buscando-se os fatores emocionais presentes nesse contexto. Para tanto, a partir das contribuições conceituais dos estudos relacionados à teoria cognitiva das emoções, foi elaborado um survey para coleta de dados envolvendo 462 respondentes da cidade de Fortaleza, identificando seu perfil socioeconômico e sua frequência emocional fundamentado na Escala DES (Differential Emotions Scale) fortemente utilizada nas pesquisas sobre emoções e consumo. Os resultados foram analisados, seguindo-se a metodologia da análise fatorial para redução do número de variáveis, e revelaram a presença de dois fatores chamados de Fatores Positivos (interesse, alegria e surpresa) e negativos (vergonha, raiva, desgosto, culpa, desprezo, tristeza e medo). Dessas emoções, as mais frequentes no ato da compra de imóveis foram interesse, alegria, surpresa e medo.

Link para conferir o artigo na íntegra: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22934/18408