Aluno pré-concludente do Curso de Design de Moda conquista o 2º lugar no concurso Ceará Moda Contemporânea 2021

O Curso de Design de Moda da UniAteneu proporcionou ao aluno Levi Santos uma melhor preparação para a composição da coleção “Caminhos”, no concurso Ceará Moda Contemporânea.

Levi Santos, acadêmico do Curso de Design de Moda da UniAteneu, ficou em 2º lugar na categoria “Design” no concurso Ceará Moda Contemporânea.

No Centro Universitário Ateneu, os alunos já brilham ainda no processo de formação, com a conquista de prêmios e boas colocações em concursos, como o Levi Santos, acadêmico do Curso de Design de Moda da UniAteneu, que ficou em 2º lugar na categoria “Design” no concurso Ceará Moda Contemporânea realizado no dia 19 de novembro na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com a coleção denominada “Caminhos”. O concurso é um evento que faz parte da agenda da área da Moda cearense que é realizado anualmente pelos sindicatos do setor produtivo de moda que representam a indústria têxtil, de confecção e calçados.

A 11ª edição do Ceará Moda Contemporânea foi idealizada para reconhecer e promover os novos talentos, estudantes e profissionais de moda atuantes na cadeia produtiva têxtil, de confecção e de calçados do estado do Ceará, que abrange as categorias profissionais das áreas do “Design”, “Modelagem”, “Costura” e “Design de calçados”. Neste ano, o tema do concurso foi “A moda de um rapaz latino-americano – Belchior”. Partindo desta temática, o aluno Levi Santos na coleção “Caminhos” contou um pouco da trajetória do cantor cearense. “A coleção conta com vários elementos de frases que remetem a sua própria carreira e a sua trajetória no seu período de vida. Então, trouxe vários elementos que compõem toda a trajetória dele”, afirmou o pré-concludente.

Conforme pedido no edital do concurso, Levi Santos fez seis looks conceituais com um total de 12 peças. “Nos looks, eu quis trazer elementos de textura como franzidos, nervuras, vários elementos regionais como o bordado e fiz parcerias com outros artistas locais para me ajudar na questão da estamparia, que foi feita toda manualmente. A proposta da coleção era trazer algo mais verão, que remetesse ao nosso estado que é bem tropical, e a cartela de cores também foi puxada para os tons de azul, de laranja e tons terrosos, como o croo”, compartilhou o acadêmico. Na jornada até a conquista do 2º lugar do concurso Ceará Moda Contemporânea, ele contou com a parceria de algumas empresas, como a Santana, a Vicunha e a Bena Têxtil, que trabalhou a lavanderia do jeans da coleção e vários outros profissionais que lhe ajudaram durante a composição da coleção.

Para ele, foi gratificante ter chegado no 2º lugar, porque várias pessoas se inscrevem para participar do evento e a primeira conquista dos participantes é ser um dos oito finalistas, já que são oito os selecionados para apresentar o desfile final. “A competição esse ano foi muito acirrada, pois tinha vários talentos incríveis e ter conseguido essa colocação para mim foi um grande reconhecimento do trabalho que eu já venho fazendo. E contar com o apoio de amigos e parceiros durante todo esse processo foi ainda mais grandioso, porque nós conseguimos ter uma rede de contatos muito maior através desse evento, que é conhecido em nível nacional”, compartilhou Levi Santos.

O pré-concludente afirma que o Curso de Design de Moda lhe ajudou consideravelmente no processo de preparação para participar do concurso, cedendo o espaço do laboratório para fazer a confecção de algumas peças, como as próprias grades curriculares do curso a partir dos projetos de extensão, que todo semestre oportuniza aos alunos apresentar um artigo junto com a coleção. “Ter essa segurança de ter apresentado vários projetos interdisciplinares (PIs) durante a minha trajetória acadêmica me ajudou muito a ter mais segurança na hora de apresentar a minha coleção durante o desfile”, ressaltou. Além de Levi Santos, a egressa Rita Viana também conquistou o 2º lugar na categoria “Modelagem” no concurso.