Alunos da UniAteneu serão capacitados para a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2021

Neste semestre que ocorrerá o Enade 2021, participarão da avaliação os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Pedagogia e Rede de Computadores da UniAteneu.

O Centro Universitário Ateneu prepara o aluno para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao longo da sua trajetória acadêmica. O Enade avalia o rendimento dos alunos concludentes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de cada curso. As coordenações dos cursos da graduação desde o primeiro ciclo incluem na matriz curricular conteúdos que subsidiam a preparação para o exame, com conteúdo inseridos nas disciplinas, realização de simulados, capacitações com profissionais com expertise no assunto, bem como sensibilizações sobre as temáticas.

Neste semestre que ocorrerá o Enade 2021, os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Pedagogia e Rede de Computadores estão convidados para participar de uma programação que a UniAteneu preparou, com o objetivo de contribuir para a preparação dos alunos, de forma a engajar mais ainda com o aulão de conhecimentos gerais e específicos, como também a resolução de questões comentadas, dicas sobre as últimas edições dos exames e orientações sobre interpretações de texto.

Para a coordenadora geral de cursos da graduação da UniAteneu, profª. Ma. Mirele Cavalcante, a UniAteneu entende a importância do Enade na vida acadêmica e formação profissional do aluno. “Planejamos atividades, provas preparatórias, capacitamos os discentes, investimos em plataformas de simulados e inserimos na Semana de Imersão do Aluno no início do semestre letivo palestras para capacitar e sensibilizar os nossos alunos. Entendemos que o Enade deve ser trabalhado em conjunto. No entanto, é de grande relevância que o aluno entenda a importância e o seu papel no processo, além de ser um grande momento para eles, momento este que o aluno terá para validar o que foi aprendido no decorrer do curso”, ressaltou a coordenadora.

Pensando neste momento decisivo, o prof. Carlos Elmen Gerônimo, coordenador da preparação para o Enade na UniAteneu, vem praticando algumas ações com os coordenadores envolvidos e alunos dos cursos que irão participar do exame no dia 14 de novembro. O coordenador afirma que o Centro Universitário Ateneu está investindo em recursos tecnológicos que possibilitem uma maior interação, dinamismo e práticas com simulados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. “Fecharemos este momento com o ‘Game Enade UniAteneu’, que será uma competição sobre conhecimentos gerais e específicos com os cursos envolvidos no processo. Na ocasião, haverá premiação para a equipe vencedora”, informou o prof. Carlos Elmen.

*O aluno que for realizar o Enade deverá consultar a programação detalhada com o coordenador do seu curso.