Alunos do Curso de Enfermagem encerram atividades do semestre com a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)

As pesquisas do Trabalho de CoNclusão de Curso foram orientadas pelos docentes do Curso de Enfermagem e apreciadas por um conjunto de professores divididos em bancas examinadoras.

Alunos do Curso de Enfermagem da UniAteneu apresentaram os TCCs sobre a temática da promoção à saúde.

Entre os dias 29 de novembro a 03 de dezembro, alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu apresentaram os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes. As pesquisas foram orientadas pelos docentes do Curso de Enfermagem e apreciadas por um conjunto de professores divididos em bancas examinadoras. Os TCCs abrangeram todas as áreas da profissão, com enfoque na promoção à saúde, demonstrando a importância do desenvolvimento da pesquisa na formação do enfermeiro.

Nos conteúdos trabalhos, os alunos concludentes abordaram sobre o desenvolvimento de tecnologias educativas e revisões integrativas, de modo a inferir na importância da evolução de pesquisas na área profissional, agregando a prática com as evidências científicas, demonstrando que irão aplicar no mercado de trabalho a questão da importância desta associabilidade.

Em uma das apresentações, estava presente o idealizador e criador do capacete Elmo, o engenheiro David Guabirada Abitbol de Menezes. Ele estava na banca de abertura das defesas, para prestigiar o trabalho intitulado “Capacete Elmo: inovação tecnológica em saúde frente à pandemia de Covid-19”, de autoria dos alunos Anderson Lopes de Sousa, Ana Monick Serra do Nascimento, Joérica da Silva, Rayssa Ferreira Sales e Sandyelly Assunção Pereira, com a orientação da profª. Ma. Juliana Sampaio dos Santos.

Segundo a profª. Ma. Juliana Sampaio, ela foi surpreendida pelo tema sugerido pelos alunos, por ser um tema muito desafiador e pouco conhecido pela literatura. A docente conta ainda que, coincidentemente, as alunas Joérica e Rayssa foram trabalhar como cuidadoras da mãe do criador do capacete Elmo. Quando ele soube do tema do TCC escolhido pelo grupo de alunos que elas fazem parte como coautoras, não mediu esforços para ajudar.

“O encerramento do processo de formação se concretiza com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos com maestria e zelo, associando a pesquisa no ensino prático e nas evidências que embasam a prática profissional”, afirmou o prof. Me. Wanderson Martins, coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu.